TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo – Tema Aborto de Feto Anencéfalo

Por:   •  15/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo – Tema Aborto de Feto Anencéfalo

O tema aborto anencefálico é amplamente controverso em seus aspectos éticos e jurídicos, para que a solicitação de antecipação do parto de feto anencefálico, não seja caracterizada como um aborto.

Muitos desejam a atualização do Código Penal Brasileiro, de 1940, na busca acrescentar ao artigo 128 o inciso III, prevendo uma nova hipótese de exclusão de antijuridicidade do crime de aborto.  Ao mesmo tempo outros defendem a tese que determina que a antecipação do parto de feto anencefálico deve ser analisada de modo constitucional.

Ambos usam como justificativa a evolução dos usos, dos costumes, da ciência e da tecnologia. Fica em xeque a posição do Estado frente ao progresso de nossa sociedade e também o fato de que o magistrado não deve investigar a vontade da lei somente em relação à época em que o preceito foi instituído, devendo levar em conta, no momento de sua aplicação, os acontecimentos reais e atuais. Princípios constitucionais como o da dignidade humana, legalidade, liberdade e autonomia de vontade da gestante também são requisitos essenciais utilizados para demonstrar que a antecipação do feto anencefálico não constitui crime.

Para melhor entendimento do tema proposto, é importante saber os conceitos de aborto, anencefalia, tipicidade e atipicidade.

Aborto é a interrupção da gravidez com a destruição do produto da concepção. É a morte do ovo (até três semanas de gestação), embrião (de três semanas a três meses) ou feto (após três meses), não implicando necessariamente sua expulsão. O produto da concepção pode ser dissolvido, reabsorvido pelo organismo da mulher ou até mumificado, ou pode a gestante morrer antes da sua expulsão. Não deixará de haver, no caso, o aborto.

Anencefalia é um defeito congênito que começa a se desenvolver bem no início da vida intra-uterina, sendo seu agente causador ainda desconhecido, sendo a anencefalia é uma anomalia do sistema nervoso central que se caracteriza pela ausência da abobada craniana, massa encefálica reduzida a vestígios da substância cerebral. O principal método empregado para diagnosticar anencefalia é a ultrassonografia de alta resolução, que de acordo com os especialistas deve ser realizada após a 10º semana de gestação para obtenção de um resultado mais preciso.  Podem e devem ser realizados também outros exames complementares.

Tipicidade é a correspondência exata entre a conduta praticada pelo agente e a descrição contida na lei. Por obediência ao principio da legalidade, só os fatos tipificados na lei penal como delito podem ser considerados como tal.  

A Atipicidade ocorre quando a conduta do agente não preenche todas as características de um tipo previsto em lei. Com o reconhecimento da atipicidade não há crime.  

Não está em jogo a vida de outro ser, não podendo o produto da concepção atingir normalmente vida própria, de modo que as conseqüências dos atos praticados se resolvem unicamente contra a mulher.  O feto expulso, para que haja caracterização do aborto deve ser um produto fisiológico, e não patológico, como um processo verdadeiramente mórbido, de modo a não permitir sequer uma intervenção cirúrgica que pudesse salvar a vida do feto, não há falar-se em aborto, para cuja existência é necessária a presumida possibilidade de continuação da vida

do feto.

 

Quanto aos Direitos Fundamentais, no caso de feto anencéfalo, há certeza científica de que o feto não tem potencialidade de vida extra-uterina. Diante disso, o foco volta-se para o estado da gestante, sendo que seus direitos fundamentais devem ser respeitados, quais são: dignidade da pessoa humana, legalidade, liberdade, autonomia da vontade e direito à saúde. A gestante portadora de feto anencéfalo que opte pela antecipação terapêutica do parto está protegida por direitos constitucionais que imunizam sua conduta da incidência da legislação ordinária repressiva.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com