TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Subsidios Da Intervencao Do Serviço Cosial Na Escoal

Ensaios: Resumo Subsidios Da Intervencao Do Serviço Cosial Na Escoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  1.342 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo: SUBSIDIOS PARA ATUAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA POLITICA DE EDUCAÇÃO

O Subsidio é fruto do trabalho CFESS-CRESS e tem por objetivo que a atuação do Assistente social na área da educação seja coerente com o projeto ético-politico da profissão. Garantindo uma educação laica, gratuita e de qualidade.

A politica de educação é composta por vários níveis e modalidades, por este motivo que é difícil estabelecer “um parâmetro”, para a atuação do assistente social, pois assim estaria desconsiderando a diversidade desta politica.

A importância deste documento com parâmetros se faz importante pelas constantes duvidas do que faz o assistente social na educação e o que pode fazer.

A relação do serviço social e a educação tem sido pensada e estudada a um bom tempo, visto que a educação desde o começo já fazia parte dos campos de atuação do serviço social, porem fomos perdendo este espaço que já vem sendo retomado, com muito esforço e dedicação. As demandas postas para o assistente social não se restringe aos estabelecimentos educacionais tradicionais.

O assistente social enxerga a educação como reprodução do ser social, escola como um lugar de socialização de conhecimentos, a função do serviço social é marcada pelas contradições sociais e lutas.

Uma das maiores dificuldades encontradas pelo serviço social é lidar com esta educação que não é nenhum pouco libertadora e sim que se reveste de inversões necessárias para a reprodução do capital.

As atribuições e competências do assistente social em todos os campos de atuação estão no código de ética de 93, e na lei de regulamentação da profissão. Lei 8.662/93. Tudo que nos compete deve ser respeitado pelo profissional e pelo empregador.

Cabe ao Assistente social entender e compreender como a questão social está posta em sua realidade, O enfrentamento da questão social envolve a luta pela construção, materialização, consolidação dos direitos sociais, como uma mediação para a construção de uma outra sociabilidade. Uma das formas de acessar e garantir esses direitos é por meio das políticas sociais.

O profissional deve ter a garantia de condições técnicas e éticas de trabalho, previstas na Resolução CFESS 493/2006, para que possa cumprir com responsabilidade e compromisso as atribuições, as competências, o que exige autonomia técnica e garantia do sigilo profissional no atendimento à população usuária.

No tocante os espaços ocupacionais nos quais se insere o/a assistente social encontram-se, atualmente bastante precarizados no que diz respeito à infraestrutura, a recursos humanos e a condições objetivas para materializar as políticas sociais a que estão vinculados.

As competências e atribuições profissionais não se dissociam de uma direção ético-política e sua tradução em procedimentos técnicos no cotidiano dos estabelecimentos educacionais implica, necessariamente, no reconhecimento das condições objetivas a partir das quais se desenvolve o trabalho profissional. Para tanto, é fundamental a apreensão dos processos que hoje mediatizam a inserção e as formas de atuação de assistentes sociais na Política de Educação e os embates presentes neste campo sócio ocupacional.

A inserção de assistentes sociais na Política de Educação, ao longo das últimas duas décadas, responde sobretudo às requisições socioinstitucionais de ampliação das condições de acesso e de permanência da população nos diferentes níveis e modalidades de educação, a partir da mediação de programas governamentais instituídos mediante as pressões de sujeitos políticos que atuam no âmbito da sociedade civil. Desse modo, se por um lado resulta da histórica pauta de luta dos movimentos sociais em defesa da universalização da educação pública, por outro se subordina à agenda e aos diagnósticos dos organismos multilaterais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com