TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Técnica De Redação: O Texto Nos Meios De Informação

Exames: Resumo Técnica De Redação: O Texto Nos Meios De Informação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  568 Visualizações

O autor destaca a o papel da impressa (mass media) como o modelo mais democrático de contato da população (principalmente da de baixa renda) no contato e referência a linguagem escrita (redação). Entretanto, com a industrialização dos meios, estes estão vinculados a um projeto de objetividade, clareza e simplicidade do texto.

Ou seja, hoje, a comunicação dos meios de comunicação assume uma função denotativa/referencial na lingüística: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliação. Geralmente, o texto apresenta-se na terceira pessoa do singular ou plural, pois transmite impessoalidade. A linguagem é denotativa, ou seja, não há possibilidades de outra interpretação além da que está exposta. O discurso informativo, com uma semântica fundamentalmente denotativa e um projeto de comunicação imediata, desloca o peso da relação para o receptor.

Notícia é todo fato social destacado em função de sua atualidade, interesse e comunicabilidade. Deve ser comunicada de forma direta, concreta, objetiva, de modo adequado às possibilidades práticas do veículo comunicador.

O texto informativo deve apresentar as seguintes características: clareza; concisão (exatidão); densidade; simplicidade; exatidão; precisão; naturalidade; ; variedade; ritmo e brevidade.

Temos como fator importante na determinação dos meios de comunicação a intencionalidade do emissor. Com a identificação e a adequação dos vocábulos e expressões a quem se destina o discurso (meio lexical=grau de proximidade com os leitores).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com