TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo das aulas de Libras

Por:   •  14/5/2013  •  Tese  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo das aulas de Libras 02 á 07

Aula 02

Nessa aula explica como é uma Política de Educação Inclusiva e Educação Especial, sobre o ensino AEE e também sobre o decreto Decreto 5626/05 e a Lei nº 10.436/02, que é a educação para pessoas surdas e a libras, onde a escola tem que ser uma escola inclusiva, que tem como proposta não diferenciar estudantes em nenhuma situação de ensino, que acaba tornando a escola um lugar aberto para as diferenças e preconceitos, Sabemos que existem inúmeros desafios em relação a Educação Inclusiva mais precisamos supera-los com urgência, onde os professores deve construir um ambiente de educação de qualidade para todos, inovando, ousando e atendendo a necessidade de cada aluno, algo que é preciso entender é que na escola não é trabalhado com um aluno mais sim com alunos, onde é preciso recriar, mudar sua prática e reconhecer e valorizar cada aluno de acordo com suas limitações. Vale a pena lembrar que a escola contribuir para a formação de cidadãos, onde a criança tem que aprender a valorizar e conviver com as diferenças para se tornar adultos sem preconceitos.

Conceitos fundamentais que obteve na aula: Altas habilidades/ superdotação, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Democracia, Deficiência, Diferença, Diversidade, Educação Especial, Educação Inclusiva, Ensino regular, Equidade, Especializado, Excludente, Homogêneo, Identidade, Igualdade, Interatividade, MEC, Peculiaridade, Pessoa portadora de deficiência, Preconceito, Secretaria de Educação Especial (SEESP), Transitória, Transtornos globais do desenvolvimento.

Aula 3

Essa aula é sobre a linguagem de sinal Libras como é a conversação. A língua Portuguesa é bem diferente das Libras a criança que está aprendendo a escrever ela terá uma certa dificuldade para estruturar uma frase com artigos e gêneros feminino e masculino tem também a ausência dos conectivos, verbos comunicativos é uma tarefa nada fácil alfabetizar uma criança surda ou muda, pois tem suas diferenças na libra para a escrita da Língua Portuguesa.

Conceitos fundamentais: Estratégia, Flexão, Grupo semântico, Oportunizar, Repertório, Sintático-semântico, Vocábulo.

Aula 4

Essa aula fala sobre as diferenças e a identidade na escola, onde identidade e diferença estão numa relação de estreita dependência e são, portanto inseparáveis são ativamente produzidas ela está relacionada também no ensino inclusivo onde é preciso reconhecer que a diferença será modificada de acordo com a medida que falamos sobre ela logo ela não será mais a mesma, conforme fomos lidando com a diferença e as identidades de cada um a escola vai se transformando em um ambiente que prioriza o respeito indepentende de como seja a situação atual.

Conceitos Fundamentais: Alteridade, Ambiguidade, Comunidade, Fronteira, Hibridismo, Hierarquia, Identidade e diferença, Indagação, Irredutível.

Aula 05

Essa aula ensina coisas básicas da conversação em libras, explica como é o desenvolvimento da comunicação dos sinais e da interação social do surdo e mudo.

Conceitos Fundamentais

Comunicação – Ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta.

Conversação – Arte de conversar.

Cotidiano – Que acontece diariamente; que é comum a todos os dias; diário.

Discurso – Raciocínio que se realiza pela sequência que vai de uma formulação conceitual a outra, segundo encadeamento lógico, ordenado.

Fala – Ato ou efeito de falar. Faculdade que o homem tem de se expressar, de se comunicar por meio de palavras/sinais.

Gesto – Movimento do corpo, das mãos, braços e cabeça, voluntário ou involuntário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com