TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre a evolução da EAD

Por:   •  26/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo sobre a evolução da EAD

A Educação a Distância se faz muito necessária e presente nos dias de hoje. Sua evolução é notória e constante, visto que o sistema começou através das chamadas Tecnologias Independentes –que não dependem de recursos elétricos ou eletrônicos para sua utilização e/ou produção. No decorrer do texto serão apresentadas as gerações da EAD, bem como as principais dificuldades que um aluno EAD enfrenta.

A Primeira geração se trata das Tecnologias Independentes onde o curso era feito por meio de correspondências e utilizava-se apenas textos enviados pelos correios. Neste método a interação era pouquíssima ou nenhuma. Esta geração beneficiava principalmente aos alunos socialmente desfavorecidos e às mulheres. No Brasil, o primeiro curso por correspondência surgiu em 1904.

A Segunda geração surgiu quando o rádio e a TV tiveram maior popularidade, seu marco primordial foi a criação da Radio Sorbonne em Paris em 1937. Nesta geração foram introduzidas as Tecnologias Dependentes –dependem de eletricidade ou recursos eletrônicos para serem produzidos ou utilizados–, como: vídeos, chat, fórum, radio TV. Além do rádio e da TV foram introduzidos também alguns recursos didáticos, como: caderno didático, apostilas, fita K-7 por isso é também conhecida como de geração multimídia por utilizar material impresso e recursos de áudio e vídeo. Mas a interação ainda era pouca e rara.

A Terceira geração, também conhecida como geração das universidades abertas, surgiu em 1969 com a British Open University na Inglaterra. Esta geração oferecia ensino de qualidade e baixo custo, utilizando-se de orientação por correspondência, transmissão de rádio e TV, conferências por telefone, kits para experiências em casa, biblioteca e laboratório disponíveis para desenvolvimento do aluno, além de alguns encontros presenciais.

A Quarta geração –geração das teleconferências por áudio, vídeo e computador ou geração da inteligência flexível. Baseada no uso de computador e internet, esta geração foi focada no aprendizado em casa, com tutores/professores a distância. Começou a ser feito o atendimento síncrono e assíncrono. Este sem que fosse necessário que professor e aluno estivessem conectados ao mesmo tempo, aquele, sendo necessário uma interação direta entre professor e aluno, onde os dois estivessem online ao mesmo tempo.

A Quinta e última geração –a atual, também chamada de geração da internet web ou ainda inteligência da aprendizagem flexível– utiliza os recursos da internet, onde o aluno pode fazer seu próprio horário de estudo da forma que for mais conveniente, tendo disponível as aulas e os materiais na plataforma de sua instituição, como também as aulas presenciais com professores e tutores que auxiliam nesse processo de aprendizagem.

Pode-se perceber que houve uma evolução entre as gerações, mas que algumas características das anteriores ficaram em cada “atualização”. Cada geração apresentava um certo tipo de dificuldade tanto para os alunos quanto para os professores, porém, se estudadas com cuidado e atenção podem ser resolvidas para que o aluno venha a ter maior interesse em aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com