TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PEDAGOGIA EaD FABÍULA BATISTA SILVA RESUMO DESCRITIVO

Por:   •  18/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

FaE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO

PEDAGOGIA EaD

FABÍULA BATISTA SILVA

RESUMO DESCRITIVO

[pic 5]

TAIOBEIRAS

2017

FABÍULA BATISTA SILVA

RESUMO DESCRITIVO

Trabalho apresentado ao Curso superior de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais, na modalidade EaD,  para a disciplina de Pedagogia e diversidade, sob orientação da Professor Marcos Matozinhos Munhos.

TAIOBEIRAS

2017

A Questão Didática e a Perspectiva Multicultural: uma articulação necessária.

Um conjunto de questões envolvendo as relações e diversidade de culturas nas escolas foi à problemática que motivou uma pesquisa para refletir como os professores lidam com este vinculo no ambiente escolar no dia a dia, tornou-se evidente e conveniente reconhecer o caráter polissêmico da educação escolar, apontar os caminhos que esta sendo percorridos para promover uma educação multi/intercultural.

Nos últimos anos vem crescendo cada vez mais questionamentos acerca da democracia racial, uma nova visão das diferentes culturas existentes no Brasil, têm multiplicado as reivindicações por parte dos diversos movimentos sociais para um melhor reconhecimento e valorização das identidades culturais, seus costumes e contribuições específicas a construção social, portanto compreender que a atual cultura escolar que ainda domina os sistemas de ensino precisa ser revisada urgentemente, buscar novos meios de agregar positivamente as diferentes culturas no ambiente escolar. Nesse sentido os Parâmetros Curriculares Nacionais (96), dispõem como um dos temas transversais a pluralidade cultural, justificando a inclusão:

Para caminhar na direção de uma sociedade democrática e necessária tratar a diversidade cultural, reconhecendo-a e valorizando-a para superar os atos discriminatórios existentes, atuar sobre uns dos mecanismos de exclusão, tarefa necessária para a plenitude da cidadania.

A diversidade cultural e o meio escolar e as relações envolvendo-as apresenta uma series de problemas quanto na didática, quanto na parte pedagógica em geral, sendo assim sistematiza um tema importante para a construção de uma escola totalmente democrática. Através de estudos realizados, identificou um movimento que se preocupa em trabalhar com a dinâmica escolar e a dimensão cultural, trata-se do PVNC, “pré vestibular para negros e carentes”, que se presta ser um instrumento de conscientização, articulação e apoio a negro e alavancar o processo de combate ao racismo e a discriminação do acesso da população pobre a universidade, tem como finalidade garantir a democratização do acesso a universidade, principalmente os carentes que vivencia a discriminação e desigualdades sociais, garantir a cidadania.

Ainda que tenham surgido muitas sugestões para o desenvolvimento multicultural enfatizando os aspectos filosóficos, ideológico e político social, as questões envolvendo a pratica pedagógica nas salas de aulas, a didática, tem sido pouco refletida.

Para Banks (99:2) a educação multicultural e um movimento reformador destinado a realizar grandes mudanças no sistema educacional, e a principal finalidade e favorecer que todos os alunos desenvolvam habilidades, atitudes e conhecimentos necessários para atuar no contexto de sua própria cultura étnica, no da cultura dominante, assim como para interagir com outras culturas, situar-se em contextos diferentes do seu de origem.

A educação multicultural, mobilizadora de mudança social envolvendo o próprio ambiente educacional, visa oportunidades iguais para raças, etnias, gênero e classes sociais diferentes, avaliam de forma justa de que todos possam aprender, buscando envolver a participação de todos, obtendo uma pratica democrática. O movimento PVNC, incorpora em sua totalidade a redução do preconceito, trabalha em cima da pedagogia d equidade, buscando não somente favorecer o acesso a universidade pela população de baixa renda, mas também desenvolver capacidade na perspectiva de uma cidadania plena.

De acordo Banks (1999) sobre os aspectos de educação multicultural, uma pedagogia de equidade existe quando os professores usam técnicas e métodos de ensino que facilitam o desempenho acadêmico de estudantes de diferentes grupos raciais, étnicos e de classes sociais.

Certamente a introdução da perspectiva multi/intercultural no dia a dia das escolas e da sala de aula, provoca muitas questões para a didática relacionadas com a seleção dos conteúdos escolares, as estratégias de ensino, o relacionamento professor-aluno e aluno- alunos, o sistema de avaliação, o papel do professor, a organização da sala de aula, as atividades extraclasse, a relação escola-comunidade, entre outras. Trata-se de temas sem dúvida “clássicos” no campo da didática, que necessitam ser revisitados e ressignificados a partir deste novo olhar.

Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas.

Por uma educação totalmente cidadã torna-se necessário trabalhar com as questões que envolvem a diversidade cultural brasileira, e esses conceitos tem tornado-se um desafio quando se trata de articular esses a formação continuada de professores. E essa formação, seja ela inicial ou continuada e de relevante importância para refletir, discutir a criação e a implementação de possibilidades de novos caminhos em relação a diversidade cultural nas escolas.

Porem para que essa visão democrática esteja presente na educação há muitas barreiras a serem vencidas, preconceitos raciais, de gênero, de orientação sexual, de religião, um longo caminho a ser seguido para que o diálogo entre culturas aconteça e a diversidade cultural seja realmente respeitada.

Nos últimos tempos o multiculturalismo vem crescendo entre diversos setores da sociedade, esse sendo compreendido como um campo teórico que busca respostas a diversidade cultural, valorizar a pluralidade no ambiente escolar, tornou-se indispensável quando se trata do desenvolvimento de analise das relações sociais e seus determinantes buscam um novo olhar na formação das identidades principalmente a docente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (556.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com