TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão Do Conteúdo

Artigo: Revisão Do Conteúdo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – Licenciatura e Bacharelado

LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO - Prof.ª Marli Hatje

REVISÃO DE CONTEÚDO

1) A disciplina de Educação Física nos currículos de Educação Básica é obrigatória. A Lei nº 10.793/2003 traz cinco situações em que é facultada a participação do aluno às aulas práticas de Educação Física. A presença e as avaliações são obrigatórias. Alunos com jornada de trabalho igual ou superior a oito horas diárias. Alunos que têm prole. Alunos que apresentam atestado médico. Alunos com idade igual ou superior a 40 anos. Alunos que estejam em serviço militar.

As informações acima estão:

a) totalmente corretas b) parcialmente corretas c) totalmente incorretas

2) Em relação as características da qualidade da linguagem:

a) Monossemia - Não admite outras interpretações. Difere-se da polissemia que atribui múltiplos sentidos a um texto.

b) Coesão – Relaciona-se a qualidade do texto. Todas as partes devem estar voltadas para o mesmo assunto. O texto com unidade está sempre preso e conectado pela ideia original.

c) Coerência – É a estruturação linguística do texto. Há ideias expressas de forma clara. É a tematização, a manutenção do tema. Ligação correta entre os termos, encadeamento sintático lógico.

d) Unidade – Exige ordem na colocação de ideias, destaque para a essência. Harmonia da linguagem e interligação lógica e compreensível das ideias.

Assinale a alternativa correta:

a) “a”, “b”, “c”, ”d” estão corretas

b) “b”, ”c”, ”d” estão corretas e “a” letra a incorreta

c) “a”, ”b”, ”c”, “d” estão incorretas

d) “a”, “c”, “d” estão corretas e “b” letra a incorreta

e) “a” está correta

3) De acordo com as formas de linguagem escrita:

a) Descrição – Relata fatos, movimento e ocorrências. Ressalta aspectos significativos com fidelidade ao ocorrido. Mantém aceso o interesse do leitor. Deve-se dizer o que é significativo- relevante para evitar a polissemia.

b) Dissertação - Levanta e detalha características de um objeto. Transmite aspectos de uma situação, um objeto com fidelidade e precisão. Evidencia minúcias. Quanto maior rigor na descrição, mais eficácia tem o texto.

c) Narração – Apresenta e discute ideias. Faz análise, argumenta, explica e explana. Expões pontos de vista baseados em argumentos (causa/efeito).

Assinale a alternativa correta:

a) “a”, “b”, “c” estão corretas

b) “a”, “b”, “c” estão incorretas

c) “a”, “c” estão corretas

d) “b”, “c” estão incorretas

4) A Regulamentação da Profissão de Educação Física foi publicada no Diário Oficial da União em 1º de setembro de 1998. A Lei que regulamenta a profissão é a de nº 9696/98. Segundo a Lei, quem deve se registrar no conselho?

a) Os possuidores de diploma obtido em curso de Educação Física, oficialmente autorizado ou reconhecido;

b) Os possuidores de diploma de Educação Física expedido por instituição de ensino superior estrangeira, revalidado na forma da legislação em vigor;

c) Os que até a data do início da vigência desta Lei, tenham comprovadamente exercido atividades próprias dos profissionais de Educação Física, nos termos estabelecidos pelo CONFEF. Estes são os denominados profissionais provisionados, conforme preconiza a Constituição Federal.

Assinale apenas a alternativa correta:

a) Todas estão corretas

b) Todas estão incorretas

c) As letras “a” e “b” estão corretas

d) As letras “b” e “c” estão corretas

5) Em relação as Resoluções dos Cursos de Educação Física oferecidos hoje nas instituições de Ensino Superior Brasileiras:

As Resoluções que tratam das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação Plena e da respectiva carga horária e tempo de duração, são respectivamente:

a) Resolução nº 1, de 18 de fevereiro de 2002; b) Resolução nº 2, de 19 de fev/2002

A Resolução que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena, e que dispõe sobre a carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação em Biomedicina (...), Fisioterapia, Educação Física (...), bacharelados, na modalidade presencial são respectivamente:

c) Resolução nº 7, de 31 de março de 2004; d) Resolução nº 4 de 6 de 2009

As informações acima estão:

a) “a”, “b”, “c”, “d” estão corretas

b) “a”, “b” estão corretas

c) “c”, “d” estão corretas

d) “a”, “b”, “c”, “d” estão incorretas

e) “c” está correta

6) Em relação aos textos acadêmico-científicos:

____ - Informação apresentada em eventos científicos e acadêmicos, como seminários, congressos e semanas acadêmicas, onde são expostos os resultados de uma pesquisa. Não objetiva a profundidade da análise, mas tornar público os resultados de um trabalho de pesquisa.

____ - É o trabalho final do Curso de Pós-Graduação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com