TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revoluçao Industrial - Tempos Modernos

Artigos Científicos: Revoluçao Industrial - Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

Cultura Brasil <http://www.culturabrasil.org/revolucaoindustrial.htm>

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/pemp05.htm

Comparando o filme tempos modernos aos dias de hoje,podemos dizer que naquela época as maquinas,o ambiente de trabalho e a forma com que os donos da empresa lidavam com os funcionarios não era o adequado. No filme começava-se a trabalhar em uma empresa sem o devido treinamento, o aprendizando era apenas por ver os demais realizando seus respectivos trabalhos, e era cobrado como se já tivesse experiência. Nos tempos atuais, passa-se por um processo seletivo com varias provas e entrevistas,recebe-se um treimento e é apresentado a funções que ira exercer.O que vimos no filme é um funcionario sujeito a tudo, trabalhando a uma mesa de produçao sem a segurança adequada e pessoas preparadas para resolver um problema( gerente, líder de produção,etc.) Já nos tempos atuais tudo foi subistituido por mais segurança e tecnologia. O mundo evoluiu, abrindo mais oportunidades para os jovens, porém ha mais exigencias (cursos, graduações,etc), e se eles não tiverem garra e correrem atrás perdem o comboio da inovação e cresscimento profissional, o mundo do trabalho hoje nada tem a ver com á 20 ou 15 anos atrás, hoje é obrigatório crescer nos conhecimentos todos dias para acompanhar, o ritmo de evoluçao é muito rápido, hoje já ninguem tem um emprego para a vida inteira como no tempo de nossos pais, hoje temos que nos adaptar sempre a novos desafios. Grande parte dos jovens de hoje entra nas empresas já com sede de aprender, opinar e contribuir. O próprio domínio tecnológico que possuem dá força a esse comportamento, que se torna cada vez mais evidente e muitas vezes, inclusive, assusta aos gestores.

Como visto no filme o funcionario sofria com a pressão e cobranças que seus chefes fazia,oque o levou ao estresse.No mundo de hoje cada vez mais se observa o sofrimento psíquico dos trabalhadores. Tal fato parece estar relacionado a uma carga excessiva de trabalho mental e de tarefas solicitadas ao profissional nas diversas áreas. Ao longo da história do mundo do trabalho observam-se mudanças significativas, que se acentuaram no século XX, principalmente com as discussões, pesquisas, avanço de novas tecnologias, solicitando e exigindo dos trabalhadores uma adaptação e desempenho seu sempre compatível com as suas possibilidades.Hoje, é possível observar que as cobranças sobre o trabalhador estão crescendo cada vez mais, exigindo-lhe a máxima competência. No entanto, não há reconhecimento nem valorização de seu trabalho.

Devido a toda essa cobrança e pressão podemos dizer que o funcionário(Charlie Chaplin)sofreu um surto psíquico.O sofrimento psíquico é gerado no trabalhador devido à pressão que é submetido diariamente em busca de lucros, competição, eficácia e da manutenção do emprego. O trabalhador se sente apavorado por não conseguir manter sua energia física e mental adequada para seu desempenho no trabalho, e esse pavor é uma forma em que se manifesta o sofrimento psíquico.O sofrimento psíquico do profissional é percebido com uma certa clareza, quando o trabalho deixa de ser motivo de prazer, bem estar, satisfação, sentir-se útil, passando a ser lugar de dor, sofrimento e cansaço.

A carga psíquica aumenta quando o trabalhador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com