TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Industrial

Exames: Revolução Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

Revolução Industrial. Esse termo remete-nos às profundas transformações na produção material verificadas a partir do século XVIII. Inicialmente surgida na Inglaterra, após mudanças na organização do trabalho manufatureiro e na utilização de máquinas, a Revolução Industrial possibilitou ao capitalismo expandir-se para todos os continentes do mundo, desintegrando as demais formações econômico-sociais existentes nesses locais.

Com a Revolução Industrial, houve um grande aumento da produtividade dos trabalhadores e ampliação de escala na acumulação de capital. As relações sociais entre os homens alteraram-se, bem como sua relação com a natureza. Novas matérias-primas passaram a ser utilizadas e uma grande quantidade de produtos passou a ser fabricada. O estímulo ao consumo das pessoas intensificou-se. A sociedade urbana ganhou um impulso ainda maior em seu desenvolvimento.

Entretanto, a exploração do trabalho, realizada por uma pequena minoria sobre a grande maioria da população, também se fez sentir. Milhões de operários conheceram a miséria, enquanto uma pequena parcela de capitalistas enriquecia-se. Estados foram edificados para garantir a existência de condições gerais de produção industrial.

Os avanços tecnológicos verificados a partir do século XVIII foram grandes, conhecendo ainda etapas em que houve saltos no desenvolvimento de novas tecnologias. Tais saltos foram utilizados como marcos de divisão da Revolução Industrial: a Primeira Revolução Industrial, iniciada no século XVIII; a Segunda Revolução Industrial, a partir da metade do século XIX; e a Terceira Revolução Industrial, que muitos historiados apontam como tendo início na década de 1970 do século XX.

É em virtude da importância desse fenômeno histórico que o site Brasil Escola dedica um canal especial de textos sobre o assunto dentro da disciplina de História Geral. Com esses textos, será possível ao leitor conhecer mais sobre esse tema que está na origem da sociedade contemporânea.

Boa Leitura!

Por Me. Tales Pinto

Artigos de "Revolução Industrial"

A concentração do capital industrial

A práticas que deram origem aos monopólios e oligopólios econômicos.

Alienação e Revolução Industrial

O significado do conceito que pensou as relações de trabalho na era industrial.

Cartismo

Movimento operário, Revolução Industrial, Capitalismo, Movimento Cartista, as condições dos primeiros operários, revoltas populares, Feargus O’Connor, William Lovett, Carta do Povo, Parlamento Inglês, movimentos sociais pela Europa.

Cercamentos e Revolução Industrial Inglesa

Saiba mais sobre o papel desempenhado pela Lei de Cercamentos no desenvolvimento do capitalismo inglês.

Fordismo e Taylorismo

Os métodos que transformaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com