TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Industrial

Pesquisas Acadêmicas: Revolução Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

O crescimento acelerado e desorganizado das empresas gerou uma gradativa complexidade em sua administração e exigiu uma abordagem científica e mais apurada que substituísse o empirismo e a improvisação até então dominantes. O aumento do tamanho das empresas leva à substituição das teorias de caráter totalizante e global.

A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, no sentido de se obter o melhor rendimento possível dos recursos e fazer face à concorrência e à competição que se avolumavam entre as empresas. Com a substituição do capitalismo liberal pelos monopólios, instala-se nos Estados Unidos, entre 1880 e 1890, a produção em massa, aumentando o número de assalariados nas indústrias.

Torna-se necessário evitar o desperdício e economizar mão-de-obra. Surge a divisão de trabalho entre aqueles que pensam (gerentes) e os que executam (trabalhadores). Os primeiros fixam os padrões de produção, descrevem os cargos, determinam funções, estudam métodos de Administração e normas de trabalho, criando as condições econômicas e técnicas para o surgimento do “Taylorismo” e do “Fordismo”

nos Estados Unidos e do “Fayolismo” na Europa.

Conclusão: O empirismo e a improvisação predominavam nas indústrias por que os operários não tinham conhecimentos técnicos e nem orientação de seus gestores, os operários trabalhavam conforme as ferramentas que eram lhes dados, e utilizavam da intuição e experiência para realizar o trabalho da maneira que eles achavam melhor.

Gerando com isso trabalhos “extras”, ou seja, perda de tempo para executar um movimento que poderia ser melhor realizado com o estudo e a ciência,

que resultaria em um mesmo resultado, muito mais organizado e sem perdas de tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com