TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rh Pim 2013

Pesquisas Acadêmicas: Rh Pim 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 5

de Paulista

Curso superior de tecnologia

Projeto integrado

Multidisciplinar lll e lV

Recursos humanos

Eduardo Araujo de Souza

Fortaleza/2013

Resumo

A empresa T.S Farmacêutico LTDA, que tem seu nome fantasia Farmácia Avenida localizada na rua: Estélio Maroja, n-1333, bairro do Telegráfo tem orgulho de ser uma empresa cearence, que busca a excelência nas suas atividades.

A excelência empresarial das lojas Farmácia Avenida começou quando Jacirene Alves Ribeiro e seu esposo Eli Jorge S. Paiva tiveram em 2009 a idéia de fundar uma loja que atingisse um público com necessidades de medicamentos com preços flexiveis, que gostasse de estar atualizado nos últimas medicamentos eficazes. .

Podemos verificar que as lojas Farmácia Avenida tem todo um aparato legal e sofisticado para atender bem seus clientes, uma empresa que tem qualidade e excelente custo/beneficio.

Introdução

Apresentaremos um plano de negócio de uma empresa, a Farmácia Avenida , através da elaboração do Plano de Negócio. Através deste conheceremos os pontos principais do projeto, assim como, as previsões e estimativas realizadas através de estudos, apresentando a viabilidade deste projeto com segurança, e todas as variáveis fundamentais para o alcance dos objetivos. Veremos após a iniciação das atividades o acompanhamento e desempenho da empresa, o alcance das metas dentro do cronograma estabelecido inicialmente. Com tudo isso realizado poderemos efetivamente concretizar a abertura da Farmácia Avenida no mercado.

1.1 Suprimento de mão de obra

O objetivo do presente tópico será o de explicitar,em linhas gerais, o processo de suprimento de mão de obra,enquanto subsistema da área de recursos humanos, daremos início a

discussões científicas sobre um dos principais subsistemas da área de recursos humanos: a provisão de pessoas.

É basicamente um sistema de informação, por meio do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego que pretende preencher.O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos recursos humanos de uma organização.O recrutamento constitui o elo entre a empresa e o mercado de trabalho.

Vale ressaltar que, infelizmente, muitas empresas não lhe atribuem sua devida importância amargurando perdas.

Os principais objetivos do recrutamento são: suprir a seleção de candidatos; atrair candidatos que serão selecionados para serem os futuros trabalhadores da empresa;identificar os meios de comunicação para atender às pessoas que se identifiquem com o perfil do cargo e com a

atividade de trabalho, bem como com os valores e a cultura da organização.

A seleção de pessoal é um processo em que são escolhidas pessoas para uma determinada tarefa ou esquema operacional, objetivando a entrada de recursos humanos na

organização. O principal objetivo da seleção pode ser definido como um posicionamento estratégico que atua de forma direta na cultura da organização, visando à saúde organizacional. Tem, como principal tarefa, a escolha, entre os candidatos recrutados, daqueles que tenham maiores probabilidades de se ajustar ao cargo vago.descrição e análise do cargo: conforme já abordamos anteriormente, na descrição do cargo, são analisados o que o ocupante faz, quando, como e por que faz e, na análise do cargo, são analisados os requisitos mentais e

físicos, as responsabilidades envolvidas e as condições de trabalho exigidos pelo cargo;

• técnicas de seleção: entrevista, testes de conhecimentos ou de capacidades, teste psicométricos, testes de personalidade, dinâmicas de grupo e/ou técnicas de simulação, grafologia, seleção 360º, programa de perfil de pessoal;

• avaliação e pareceres finais: parecer final, processo de decisão;

• controle da seleção: adaptação do novo trabalhador à empresa e vice-versa; acompanhamento e avaliação do período probatório.

Recrutamento externo e recrutamento interno, concomitantemente:

Mesmo oferecendo oportunidades para seus próprios colaboradores, a empresa Farmáca Avenida não apresenta visão fechada, desejando transformação também. Sendo assim, abre-se ao mesmo tempo, oportunidades para o recrutamento de candidatos que não fazem parte de seu quadro de funcionários, desde que de enquadrem no perfil exigido pela vaga em aberto.

Experiência

1ª etapa:

Após a captação dos currículos dos candidatos foi feita a primeira triagem de acordo com o perfil almejado pela empresa, ou seja, foi feita a avaliação dos requisitos básicos inerentes a vaga, sendo chamados 10 candidatos para a 2ª etapa do processo seletivo.

2ª etapa:

Foi realizada uma entrevista com os dez candidatos para, de forma coletiva, conhecer um pouco mais do candidato, de sua vida, suas expectativas e entender suas aspirações.

Foi aplicada uma dinâmica de grupo

Essa entrevista foi realizada pela psicóloga da empresa.

Essa etapa eliminou 05 candidatos.

3ª etapa:

Foi aplicada uma prova de conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com