TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rhodia Farma

Monografias: Rhodia Farma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2012  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 2

RHODIA FARMA

1) Com relação ao caso “Rhodia Farma”, como foram conduzidas as mudanças? Quais as forças negativas e positivas, em sua opinião, envolvidas nos processos de mudanças? Houve, nesse caso, dois processos de mudanças?

Rodhia Farma antes: autoritária, departamentalização excessiva.

1ª mudança: processo de fusão, problemático.

2ª mudança: mudança de cultura organizacional, exitoso.

Rodhia Farma depois: participativa, focando o trabalho em equipe.

Na Rodhia Farma ocorreram duas mudanças, a primeira foi a compra da Upjonh, promovendo uma fusão administrativa e industrial, visando ganhos de escala e sinergia. Este processo, no entanto, foi extremamente mal conduzido e acarretou um segundo processo de mudança, no caso, a reformulação organizacional da empresa. Havia pedidos não atendidos, estoque alto, prejuízos, conflitos, o que culminou com o recall e o colapso industrial de 1991 (impactos na imagem da empresa).

Setor sofre forte concorrência, regulamentação. Phrox – Programa Rhodia Farma de Excelência Operacional: crença na capacidade e operação de processos planejados de mudança.

Como a mudança foi incorporada: Criar uma cultura; Reduzir a departamentalização; Reorganização geral, dispensa da consultoria; Definição de objetivos; Implantação de programa de qualidade; Mudança estratégica, Workshorp; Necessidade de dotar a organização de maior flexibilidade.

2) Os resultados obtidos com as mudanças, em sua opinião, foram positivos ou negativos?

Toda mudança tem como objetivo ser positiva, porém no caso da Rhodia Farma, sua primeira mudança não foi tão positiva, portanto é muito importante, em todo o processo de mudanças, verificar se os objetivos foram atingidos, se não foram, procurar melhorar, as experiências, são sim, positivas. Em alguns casos, quando negativas podem levar a organização a falência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com