TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OSM - Caso Farma

Por:   •  6/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.755 Palavras (8 Páginas)  •  3.099 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Organização Sistemas e Métodos

Resolução de caso: Caso Farma S/A

                                                               

André Esperidião - 128814-8 - ADM - 5 sem.

Ingrid Caires Martins – 145314-9 – ADM – 6 sem.

Ismael Marques de Albuquerque – 123393-9 – ADM – 6 sem.

Larissa Rissi Koyama - 120247-2 - ADM - 6 sem.

Ketllyn dos Santos Oliveira 127845-1 – ADM – 5sem.

Nathália Esteves dos Santos - 127607-7 - ADM - 6 sem.

Natanael Garcia de Sousa Junior - 123521-4 - ADM - 6 sem.

Professor João Luis de Souza Lima

Campus São Miguel – Período Matutino

Setembro - 2014

Sumário

Resolução: CASO FARMA S/A        

Conclusão        

Anexo Proposta de Organograma Organizacional...................................................................................8


Resolução: CASO FARMA S/A

  • FATO/PROBLEMA: escolha dos distribuidores com concessão de créditos.
    ELEMENTO DE SISTEMA: processo de transformação
    ÁREA FUNCIONAL: comercial
    SOLUÇÃO PROPOSTA: fazer uma pesquisa para escolher os distribuidores baseado no tempo de relacionamento, saúde financeira, correto pagamento de todas as   ao distribuidor 5 outros fornecedores para verificação de pagamentos.

  • FATO/PROBLEMA: dilatação das condições de pagamento.
    ELEMENTO DE SISTEMA: retroalimentação
    ÁREA FUNCIONAL
    : comercial
    SOLUÇÃO PROPOSTA: O fluxo de caixa é o que apresenta a maior realidade financeira da empresa, é o instrumento que permite ao administrador financeiro planejar, organizar, coordenar, dirigir, alocar e controlar os recursos financeiros de uma empresa por um determinado período. O fluxo de caixa possibilita ao gestor programar e acompanhar as entradas (recebimentos) e as saídas (pagamentos) de recursos financeiros; de forma que a empresa possa operar de acordo com os objetivos e as metas determinadas:  a curto, a médio e a longo prazo. No curto prazo o objetivo é o de gerenciar o capital de giro, e no médio e longo prazo os objetivos são para fins de investimentos. Assim será preciso um melhor planejamento de controle de credito e limites de fornecimento a clientes, a fim de melhorar a situação financeira e orçamentaria, trabalhar com prazos de acordo com os prazos concedidos para a operacionalidade do capital de giro, visando folga financeira. Iniciar com concessão de melhores preços para pagamento em menor prazo.
  • FATO/PROBLEMA: aumento das comissões dos vendedores, da quantidade de vendedores e de seus veículos baseando-se na previsão de vendas.
    ELEMENTO DE SISTEMA: entrada 
    ÁREA FUNCIONAL:
    comercial 
    SOLUÇÃO PROPOSTA:
    quando se aumenta a comissão do quadro de vendedores de sua empresa, você tem que se basear nas vendas ocorridas, o que nessa caso as vendas da empresa não estavam ocorrendo. As contratações só são necessárias quando seus vendedores atuais não dão conta de seus clientes que nesse caso se não se há a venda, os seus vendedores antigos eles conseguiriam dar conta. E em última situação, a aquisição de um veículo em uma empresa é questão de se estudar, pois tem que verificar se é realmente necessário adquirir mais uma despesa (estacionamento, gasolina, seguro, imprevistos com mecânica) e verificar em há disponibilidade de dinheiro em caixa.
  • FATO/PROBLEMA: campanha de promoção e propaganda insuficiente e ineficiente.
    ELEMENTO DE SISTEMA: saídas
    ÁREA FUNCIONAL:
    marketing
    SOLUÇÃO PROPOSTA: Um dos primeiros passos seria procurar novos clientes, para fracionar o maior número de vendas dos produtos. Outra solução seria voltar a vender em pequenas redes de farmácia, pois apesar de ser em menores quantidades diminuiria o estoque dos produtos. Uma das últimas alternativas a ser tomada seria oferecer descontos e valores promocionais aos seus clientes finais. Seria necessário constatar a equipe de marketing da organização para obter uma maior venda dos produtos, ou seja, uma ação preventiva para uma saída alta da demanda do produto. A área comercial da organização é uma das áreas mais importantes para divulgação e ação de venda de produtos.
  • FATO/PROBLEMA: problemas com compras e fornecedores.

ELEMENTO DE SISTEMA: retroalimentação

ÁREA FUNCIONAL: comercial

SOLUÇÃO PROPOSTA: quanto a abundância de matéria prima atual a empresa poderia fazer um acordo com o fornecedor para devolução de mercadoria ou um acordo com alguma outra indústria farmacêutica. Para futuros negócios associar-se a uma indústria química para diminuir o preço de compra e aumentar o poder de barganha. Para que essa situação não ocorra novamente (estoques demasiados) criar um fluxograma para área de compras, integrado a um sistema que controle e avise o quanto de matéria prima é gasto e, o quanto e quando necessita ser comprado para repor os estoques.

  • FATO/PROBLEMA: antecipação de receita, contratação de empréstimos, perda de crédito no mercado.

ELEMENTO DE SISTEMA:         controle a avaliação

ÁREA FUNCIONAL: financeiro

SOLUÇÃO PROPOSTA: Rever os limites de crédito e de tempo fornecido para pagar as duplicatas, pois é necessária uma confiança (ganha com o tempo) entre produtor e distribuidor para melhorar as condições de pagamento.

Pagar as duplicatas mais importantes.

Bloquear a entrada de novos distribuidores.

Colocar os distribuidores em protesto.

  • FATO/PROBLEMA: aumento descontrolado das despesas operacionais e administrativas.

ELEMENTO DE SISTEMA: feedback

ÁREA FUNCIONAL: financeiro/um bom retorno contabilidade

SOLUÇÃO PROPOSTA: nesse caso para não tem um aumento descontrola das despesas operacionais eles deveriam ter um bom retorno de vendas para que querer dar comissão aos funcionários pois está tendo muita entrada para pouca saída ou também diminuir os seus vendedores e procurar fornecedores que tenha um preço mais acessível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (235.1 Kb)   docx (61.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com