TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Risco E Retorno

Ensaios: Risco E Retorno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  4.837 Palavras (20 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 20

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo de mostrar os fundamentos da relação risco e retorno e sua avaliação para desenvolver uma reflexão acerca do tema sobre as empresas, através de demonstrativo que agregue um número compreensivo de informações da organização, bem como a sua relação com o ambiente, as decisões do gestor em relação ao mercado atual e os recursos que são disponibilizados através de informações que mostram como o valor do investimento irá proporcionar ou trazer benefícios a instituição por intermedio de uma Estratégia Empresarial. Trazendo um o modelo de CAPM apresentando uma ferramenta de avaliação envolvendo todos os tipos de transações financeiras.

Palavras-chave: Risco. Retorno. Estratégia Empresarial. Maximização. Decisões

1. INTRODUÇÃO

O aumento de concorrentes, tem levados muitos gestores a a repensarem nas constantes mudanças que em surgindo no mundo contemporâneo que tem levado muitos empresários, independente do segmento em que atuam, a se adaptarem às modificações impostas por um mercado cada vez mais competitivo no intuito de manter-se competitivos em um mercado crescente e com isto o aumento do número de concorrentes, que consequentemente, tem produtos semelhantes ou similares, bem como consumidores cada vez mais exigentes e, em busca de variedade de ofertas, serviços e preços.

Portanto, esses empresários para maximizar o preço da ação, precisa saber avaliar quais são principais determinantes para a empresa, que são os riscos e retorno. Pois, cada decisão apresenta determinadas características de risco e retorno bem como a combinação das características que afetam o preço desta ação.

Entretanto, o surgimento da tecnologia e da economia no país, intensificou a importância das necessidade das organizações fazer uma reenzenharia a cerca dos procedimentos no que diz respeito a sua gestão empresarial priorizando a harmonia no que diz respeito aos padrões que são utilizadas pela organização que buscam qualidade e produtividade da sua empresa. Feito isto, a conduta da empresa, pode ser re-afirmada por Porter (1999), que diz: “onde informa que a competição se intensificou de forma drástica ao longo das duas últimas décadas, poucos são os setores remanescentes em que a competição ainda não interferiu na estabilidade e dominação dos mercados.”.

Para GATES (2000), as empresas devem possuir um mecanismo de resposta rápida às mudanças. Sendo assim, as empresas necessitam cada vez mais elaborar planejamentos estratégicos mesmo que estes sejam de curto, médio ou longo prazo, visando à continuidade de suas atividades face a um mercado competitivo, com efeitos adversos que resultantes de como a empresa atua, sem deixar de almejar o retorno financeiro para sua empresa.

Porém, apenas responder de forma rápida a um estímulo ou risco não atende mais a todas as necessidades do mercado; é preciso ser proativo. Estamos na era da pro atividade, onde se torna muito claro que aquele que consegue se antecipar às mudanças e aos riscos, obtém vantagem competitiva. Uma coisa com que tanto o investidor como os especuladores tem de lidar constantemente é a necessidade de equilibrar o risco e o retorno. Como regra geral, quanto maior o risco associado a um investimento, maior será o retorno que se pode conseguir.

2. FUNDAMENTOS DO RISCO

2.1 – Conceito e Definições

A palavra Estratégia é bastante utilizada no mundo atual. Para GROPPELLI p. 67, o risco é uma medida da volatilidade ou incerteza dos retornos. Onde, o globalizado torna-se necessário a todo e qualquer empreendedor, é imprescindível além conhecimento teórico, este, deve contar a habilidade na formação de um planejamento estratégico no intuito de garantir a organização sua permanência diante do mercado competitivo em relação às demais, visando bons resultados. Então, o gestor, ao decidir ou não por determinada estratégia, ele e a empresa irão se deparar com fatores que podem elevar o seu crescimento.

Observa-se no parágrafo acim,a que com o surgimento da tecnologia e economia no país,a liquidez possui duas dimensões: facilidade de conversão versus perda de valor. Com isso, as organizações em instimulando a necessidade dessas organizações realizaram um reengenharia no processo de gestão empresarial, com a finalidade de adequar os valores da organização buscando qualidade e produtividade na organização.

Ainda a cerca da definição e conceito, destaca-se que em sua a mais simples é a chance de perda financeira. Ativos que apresentam maior chance de perda são considerados mais arriscados do que os que trazem uma chance menor. em termos mais formais, risco é usado de forma intercambiável com incerteza em referência à variabilidade dos retornos associados a um determinado ativo.

Entretanto, o risco é o perigo de uma aplicação ou investimento vir a perder-se, total ou parcial. Alguns riscos afetam diretamente os administradores financeiros, assim como os acionistas. Entretanto, é indipensável que o gestor maximize todos as despesas da empresa para que haja uma satisfação empresarial, mantendo-se frente a um mercado competidor.

Acredita-se que toda e qualquer empresa ao se deparar com alguma situação que seja desfavoraveis ao seu objetivo, busque maximizar o lucro na empresa. De acordo com Nuno Nogueira; criador do projeto portal-gestao.com ”Qualquer tipo de investimento, existem diferentes tipos de risco que vai ter de compreender para decidir se determinado investimento se adequa a si. Alguns destes riscos que se encontram sempre incluem:

Risco operacional - a possibilidade de que a empresa não seja capaz de cobrir seus custos operacionais. Seu nível é determinado pela estabilidade das receitas da empresa e pela estrutura de seus custos operacionais( fixo e variáveis).

Risco financeiro - a possibilidade de que a empresa não seja capaz de fazer frente a suas obrigações financeiras. Seu nível é determinado ela previsibilidade dos fluxos de caixa operacionais da empresa e por suas obrigações financeiras de custo fixo.

Risco de taxa de juros - a possiblidade de que as mudanças nas taxas de juros afetem negativamente o valor de um investimento. A maioria dos investidores perde valor quando a taxa de juros aumenta e ganha valor quando a taxa de juros cai.

Risco liquidez- a possiblidade de que um investimento não possa ser facilmente liquidado a um preço razoável. A liquidez é afetada de modo significativo pela extensão e profundidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com