TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Riscos no trabalho com carvão

Resenha: Riscos no trabalho com carvão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Resenha  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 2

Riscos no trabalho em carvoaria

Segundo matéria publicada no dia 16 de Setembro de 2014 Operação flagra trabalho escravo em carvoaria de Pintópolis, Minas Gerais. Quatro pessoas foram encontradas em situação de trabalho escravo, sem nenhum direito garantido aos trabalhadores, nem ao menos equipamentos de segurança, já que essas pessoas trabalhavam praticamente dia e noite numa carvoaria, nada estava sendo garantido a eles, nem se quer o alimento. Estas quatro pessoas tinham apenas 5 horas de descanso por dia, ou seja trabalhavam 19 horas diárias.

Estas pessoas estavão expostas a inúmeros perigos, a comida (carnes) eram armazenadas em baldes, a água que bebiam não se sabe ao certo de onde vinham, dormiam em camas improvisadas, o banheiro era o mato.

Na parte do trabalho, da segurança, nuca existiu nenhuma forma de evitar e controlar algo, esses trabalhadores não recebiam equipamento nenhum. Pés quase descalços, mãos com feridas, esses são algum dos problemas visíveis, mais a saude dessas pessoas não se sabia como estava, pois eles eram expostos a poeira do carvão que o organismo não consegue combater com seus mecanismos de defesa imunológica. A “doença negra” ou pulmão negro ou ainda pneumoconiose dos carvoeiros é uma doença pulmonar causada pela acumulação de pó de carvão nos pulmões, quanto maior a intensidade e a duração da exposição, maior as chances de desenvolver a doença. O trabalhador já sofre com tosse crônica e dispneia incapacitante (falta de ar). A prevenção é fundamental pois não há cura para o pulmão negro.

Mas nas condições de trabalho que essas pessoas estavam, tinha como prevenir? Não! Pois tudo era no improviso, feito por eles mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com