TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rodotrem canavieiro: aumento da carga e facilidade de transporte

Artigo: Rodotrem canavieiro: aumento da carga e facilidade de transporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  Artigo  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

mais a produtividade com as soluções Alcoa

Rodotrem canavieiro: aumento de carga e leveza no transporte

Transportar mais, com menos peso tornou-se realidade com o emprego das tecnologias existentes no mercado brasileiro. Comercializadas há mais de uma década no País, as rodas forjadas de alumínio e as carrocerias de alumínio Alcoa têm beneficiado diversas empresas que operam o transporte pesado, garantindo o aumento da produtividade e a segurança da frota. É isso que vem ocorrendo também na Usina da Pedra.

Pertencente ao grupo Irmãos Biagi Açúcar e Álcool, a empresa atua há 75 anos no Estado de São Paulo e é uma das maiores processadoras de cana-de-açúcar, produzindo álcool e açúcar na região de Serrana (SP).

José Paulo Voi: “Não tivemos nenhuma troca de peças desde que passamos a utilizar as rodas forjadas de alumínio Alcoa”

Empenhada em investir continuamente na manutenção de sua frota, a Usina da Pedra buscava uma solução que evitasse as paradas para manutenção de seus veículos. “Com a Alcoa, encontramos produtos de qualidade que dispensam manutenção. Isto traz ainda mais rentabilidade para a empresa”, conta José Paulo Voi, supervisor de manutenção da Usina da Pedra.

Solução que funciona

Há dez anos utilizando as rodas de alumínio Alcoa, José Paulo explica a razão fundamental pela qual a usina optou por esta solução: “O alumínio é 45% mais leve em relação ao aço-carbono empregado nas rodas convencionais”, diz. “E a leveza destas peças é sinônimo de mais carga no caminhão”, afirma o supervisor.

Segundo José Paulo, a empresa possui 29 conjuntos, equipados com 34 rodas cada (contando 10 rodas do caminhão). “Cerca de 1.000 dos nossos pneus já rodam com a tecnologia Alcoa”, explica ele. “Isto representa 1.122 kg a menos de peso, em cada conjunto, na hora de transportar”, diz.

José Paulo reconhece que, além de serem mais leves, as rodas forjadas de alumínio Alcoa são duráveis e bastante resistentes. “Trafegamos em estradas sem pavimentação, onde há muita terra e pedregulhos. Por isso, a resistência das rodas é um fator essencial”, ressalta ele. “A Alcoa também nos correspondeu neste sentido”, complementa.

Visando otimizar ainda mais os seus investimentos, o profissional da usina conta que cerca de 30% de seus conjuntos possuem carrocerias modulares do tipo contêiner de alumínio, também fornecidos pela Alcoa. “Somando o ganho de peso que já obtivemos nas rodas, este número, com as carrocerias de alumínio, sobe para 4.600 kg em cada veículo (rodas + perfis extrudados)”, diz ele. “Este é o peso total que sobra para transportarmos mais”, explica. Para José Paulo, a leveza das carrocerias gera lucro principalmente na hora de conferir o peso exigido pela legislação de transporte, a chamada Lei da Balança.

Manutenção zero

Segundo o supervisor de manutenção, os cuidado com as rodas e com as carrocerias dos veículos da usina praticamente desapareceram. Somente o processo de forjamento pode assegurar à produção de rodas mais resistência e leveza, proporcionando assim segurança e durabilidade no seu uso. “Desde que passamos a utilizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com