TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSPORTE AEREO DE CARGAS

Artigo: TRANSPORTE AEREO DE CARGAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.648 Palavras (7 Páginas)  •  1.090 Visualizações

Página 1 de 7

Transporte Aéreo - Logística

TRANSPORTE AÉREO

O transporte aéreo é uma modalidade ágil e recomendada para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes e encomendas urgentes. É o transporte que mais contribui para a redução da distância-tempo.

A maior parte do tráfego de produtos de alta tecnologia é feita por via aérea. Por isso muitas indústrias instalam-se cada vez mais próximas dos aeroportos internacionais.

Todos os tipos de carga podem ser transportados por esta modalidade, mas não podem oferecer risco à aeronave, passageiros, aos operadores, a quaisquer outros envolvidos e às outras cargas transportadas.

VANTAGENS

* Considerado o ideal para transporte de mercadorias com urgência na entrega;

* O documento de transporte é obtido com maior rapidez;

* Os aeroportos, normalmente estão localizados próximos dos centros de produção, industrial ou agrícola, já que encontram-se em grandes números e distribuídos praticamente por todas as cidades importantes do mundo ou por seus arredores;

* Os fretes internos, para colocação de mercadorias nos aeroportos, são menores, e o tempo mais curto, em face da localização dos mesmos;

* Possibilidade de redução ou eliminação de estoques;

* Redução dos custos de capital de giro pelo embarque contínuo;

* Aplicando o Just in time, é possível a racionalização das compras pelos importadores, já que não terão a necessidade de manter estoques pela possibilidade de recebimento diário das mercadorias que necessitam;

* Possibilidade de utilização das mercadorias mais rapidamente em relação á produção, principalmente em se tratando de produtos perecíveis, de validade mais curta, de moda, etc.

* Redução de custo de embalagem;

DESVANTAGENS

* Poluição da atmosfera, devido á emissão de dióxido de carbono e também a poluição sonora nos locais próximos ao aeroporto;

* Elevados investimentos em manutenção e infra-estrutura, precisa de um forte espaço para a construção de aeroportos , pistas de aterragem etc;...

Transporte Aéreo - Cargas que podem ser transportadas e suas restrições

Todos os tipos de carga podem ser transportados por este modal, porém não devem oferecer risco à aeronave, aos passageiros, aos operadores, a quaisquer outros envolvidos e às outras cargas transportadas.

Assim, podem ser transportados animais vivos, cargas comuns secas, cargas congeladas, armamentos, enfim, qualquer carga, porém as restrições às cargas perigosas são muito intensas.

Cargas Perigosas

As mercadorias perigosas deverão ser autorizadas pela própria empresa aérea e terão de ser correta e totalmente identificadas, de modo que, quem as manipule possa ter o devido cuidado. É aconselhável contatar-se um agente de carga para orientação de como efetuar o embarque.

A documentação deverá conter uma ficha de emergência, que deverá conter todas as informações sobre o produto para o correto manuseio e para algum atendimento na eventualidade de algum problema.

As suas embalagens e condições de transporte são devidamente regulamentadas pela IATA, através do Dangerous Goods Regulation.

Algumas mercadorias são muito perigosas para serem transportadas em aviões, enquanto algumas delas poderão ser embarcadas em aviões mistos, e outras somente podem ser transportadas em aviões cargueiros.

As mercadorias perigosas são classificadas pela ONU - Organização das Nações Unidas, nas seguintes classes de riscos:

- Classe 1 - explosivos;

- Classe 2 - gases;

- Classe 3 - líquidos inflamáveis;

- Classe 4 - sólidos inflamáveis;

- Classe 5 - substâncias combustíveis e materiais oxidantes;

- Classe 6 - substâncias tóxicas (venenosas) e infecciosas;

- Classe 7 - materiais radioativos;

- Classe 8 - corrosivos;

- Classe 9 - mercadorias perigosas diversas.

Há três grupos de embalagens para mercadorias perigosas, que são:

- grupo I: que indica um alto grau de risco da carga;

- grupo II: indica um grau médio de risco; e

- grupo III: indica um grau menor de risco.

O expedidor deve fazer uma declaração de mercadorias perigosas (shipper's declaration for dangerous goods), em 2 vias e assinadas, sendo que uma segue com a carga e uma permanece com o transportador.

Os seguintes documentos devem acompanhar o conhecimento de embarque:

- declaração do embarcador;

- cópia do APAA - Atestado de Produto Aeronáutico Aprovado, emitido pelo Centro Aeroespacial para Embalagem; e

- certificado de conformidade da empresa produtora da embalagem.

No embarque de produtos perigosos deve ser considerado uma quantidade máxima por embalagem, bem como mercadorias incompatíveis, que coloquem o vôo em risco.

As mercadorias devem ser embaladas segundo sua classificação, com menção das suas características como o ponto de fulgor e periculosidade, o ano de fabricação e país de origem, entre outros.

Há outras mercadorias, que embora não estejam classificadas como perigosas, também sofrem restrições e seus embarques devem ser consultados antecipadamente, como por exemplo:

- animais ferozes e de grande porte;

- material orgânico sujeito a contaminação de qualquer natureza, ou em pré-estado de decomposição, etc.

Há muitas mercadorias de aparência inocente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com