TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotina Trabalhistas

Dissertações: Rotina Trabalhistas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  5.345 Palavras (22 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ROTINAS TRABALHISTAS 5

2.2 DIFERENÇAS INDIVIDUAIS 5

2.3 PROCESSO CONTABIL 8

2.4 DESCONTOS SIMPLES 11

2.5 ANALISE MERCADOLOGICA.............................................................................12

3 CONCLUSÃO 16

4 REFERÊNCIAS 17

5 APÊNDICES 17

1 INTRODUÇÃO

O objetivo maior deste trabalho é obter mais informações detalhadas sobre o tema abordado “Rotinas Trabalhistas e Contabilização” inseridos nas matérias curriculares do 2º semestre do ano de 2012 do Curso de Graduação em Ciências Contábeis.

E como base serão abordados os seguintes temas: 1 - Rotinas Trabalhistas: CTPS, Exame Admissional, Registro de Empregado, Contratos de Trabalho e a importância da apresentação dos documentos para admissão. 2 -Diferenças Individuais: O que é Liderança? O que é Motivação?, Teoria das necessidades de Maslow, Teoria dos dois Fatores de Herzberg e Qual a diferença entre Grupos. 3 – Processo Contábil: Processos de Abertura de uma Empresa de Prestação de Serviço, Modelo de Contrato Social e os Procedimentos necessários para abertura de uma empresa perante a Junta Comercial. 4 – Desconto Simples: Tipos de descontos, Quais são os principais Títulos e exemplo de desconto de um titulo e respectivo cálculo. 5 – Analise Mercadológica Regional: Analise regional como abrir uma empresa da Construção Civil, Programa Minha Casa Minha Vida, o que é analise de mercado, Conceitos de Demanda, Oferta e equilíbrio de mercado e Estudos sobre as Estruturas de Mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

No inicio do Século XX, o trabalho era totalmente informal com raras exceções de empregadores que cumpriam as leis do trabalho na época. Após 1930 com a implantação das Leis Trabalhistas por Getulio Vargas é que o trabalhador brasileiro veio conquistar seus direitos, que até hoje, sempre haverá discussão sobre este tema e as Rotinas trabalhistas é um tema abordado dentro da Contabilidade contemporânea:

2.1 ROTINAS TRABALHISTAS

Entretanto, para que se faça uma contratação de um empregado, uma empresa tem que seguir uma simetria no tocante a documentação do futuro funcionário que aqui destacamos: O mais importante C.T.P.S, Carteira do Trabalho e Previdência Social que é um documento obrigatório para todos os trabalhadores brasileiros, aonde serão feita toda as anotações do registro do emprego, tais como data de admissão, salários, anotações de férias, contribuições sindical, demissão etc, foi instituída pelo decreto nº21.175 de 21 de março de 1932, e regulamentada pelo decreto nº 22.035 de 29 de outubro de 1932, este documento garante direitos trabalhistas tais como: Seguro desemprego, PIS,FGTS e benefícios previdenciários.

Em 1934 o Presidente Getulio Vargas torna a obrigatoriedade da CTPS, para fins de consolidação dos direitos trabalhistas, os órgãos responsáveis para emissão da CTPS é o MTE, Delegacias Regionais do Trabalho, PAT, prefeituras e sindicatos.

Para Admissão de um funcionário é necessário os seguintes documentos e procedimentos: Exame Admissional ou Atestado de Saúde (ASO), (CLT, art.168),Titulo de Eleitor, RG, C.P.F, Carteira de Reservista, Certidão de Casamento ou Nascimento, nº PIS/PASEP, Certidão de Nascimento dos filhos menores de 14 anos para recebimento salário família, Cartão da Criança, CNH, cartas de referencia, atestado de escolaridade entre outros.

Para registro do empregado, conforme o art.2º da portaria nº41 de 28 de março de 2007 e art.41 da CLT será feito em livro próprio e conterá as seguintes informações: Identificação do empregado ( nome, data de nascimento, filiação, nacionalidade, naturalidade); nº da CTPS e serie; data de admissão; cargo ou função; remuneração e forma de pagamento; local e horário de trabalho; anotações de férias; nº PIS e acidente de trabalho e doença profissional, se por ventura ocorrerem.

Contratos de Trabalho, existe vários tipos de contratos de trabalho no Brasil sendo os mais comuns os Contratos por Tempo ou Prazo Indeterminado: Contrato típico, trabalho a tempo parcial, consorcio de trabalhadores, trabalho domestico. È determinado data do inicio das atividades laborais como dia, o mês e ano, e o seu termino ocorrerá de acordo com a vontade das partes. Contratos por Prazo Determinado: por obra certa, contrato de safra, acréscimo de empregados, contrato de experiência. Nesta modalidade é possível de forma aproximada (obra certa, contrato de safra) ou extra (acréscimo de empregados, contrato de experiência) estabelecer a data de inicio e do termino da relação de trabalho. Os Contratos de trabalho por tempo determinado são aqueles que cuja a vivencia depende do termo prefixado ou da execução de serviços especificados ou, ainda da realização de certo acontecimento suscetível de previsão aproximada, ou seja o tempo final pode ser estabelecido da seguinte forma: cronológica, serviço especifico, termino da colheita etc., com duração legal limitada de 2 anos podendo ser prorrogável uma única vez pelo mesmo período, exceto contrato de experiência e devem serem cumpridas conforme as normas e leis, para renovação de um novo contrato por tempo determinado com o mesmo empregado deve ser respeitado o prazo legal de no mínimo de 6 meses, caso contrario pode se tornar contrato por tempo indeterminado.

Contrato de Trabalho sem vinculo empregatício são tipos de contratos que não há relação de emprego, os trabalhadores que se enquadram neste tipo de contrato são: trabalhador avulso, eventual e o autônomo.

A importância dos documentos para admissão: Os documentos para admissão de empregados têm as seguintes finalidades: formalizar a admissão; identificar o empregado, tanto como pessoa física; como profissional qualificado para o desempenho das suas funções; cadastrar o mesmo nos órgãos competentes para garantir seus direitos trabalhistas e cumprir aas obrigações trabalhistas da empresa frente ao Ministério do trabalho e Emprego.

2.2 DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

A liderança o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com