TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotinas Trabalhista

Artigo: Rotinas Trabalhista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  4.619 Palavras (19 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 19

2 Rotinas Trabalhista:

Para ocorrer à admissão de um empregado deve passar por uma rotina trabalhista, ou seja, essa rotina visa atender as normas legais existentes, bem como as normas internas da empresa. E quando a rotina é mal realizada ou não cumprida, coloca o empregador e o empregado em situação de risco, podendo gerar multas ou ainda anulação de atos, dessa forma é importante criar um roteiro dos deveres a serem cumpridos, e também os documentos a serem preenchidos e das obrigações legais a serem realizadas.

Os documentos necessários para admissão são:

● 1 foto 3x4: solicita-se para colar no livro ou ficha de registro de empregado;

● Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS): é o documento utilizado pelo trabalhador para ser registrado pelo empregador. Deve constar os dados de identificação do empregador e as informações básicas da contratação como: cargo, admissão, registro e remuneração. A entrega deve ser feita contra recibo e o registro num prazo de 48 horas. Além do momento da admissão deve ser a CTPS atualizada nas férias, data base, rescisão contratual ou quando solicitado pelo empregado. É imprescindível a apresentação da CTPS no momento do inicio da atividade;

● Exame Admissional: é um exame simples e obrigatório solicitado pelas empresas antes de firmar a contratação de um funcionário com carteira assinada. O exame médico admissional está previsto no artigo 168 da CLT;

● Titulo de Eleitor: para maiores de 18 anos;

● Certificado de Reservista ou de alistamento Militar: prova de quitação com o serviço militar (para empregados brasileiros com idade entre 18 e 45 anos);

● Certidão de nascimento ou casamento: objetiva a verificação de dados, concessão do salário-família e abatimento dos dependentes para efeitos do imposto de renda, sendo fotocópia do documento;

● Carteira de Identidade Civil (RG): fotocópia do documento;

● Comprovante de Inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF): fotocópia do documento;

● Documento de Inscrição do PIS/PASEP (DISPIS): fotocópia do documento;

● Cópia de certidão de Nascimento de filhos menores de 14 anos: para fins de recebimento de salário-família;

● Registro do empregado: é um dos meios utilizados para comprovação de tempo de serviços perante a Previdência Social, servindo também para provar a vinculação entre empregado e empregador. Atualmente, o registro pode ser feito em livro ou ficha, bem como através de sistema informatizado;

● Contratos de Trabalhos: uma modalidade do contrato por prazo determinado, cuja finalidade é a de verificar se o empregado tem aptidão para exercer a função para a qual foi contratado.

Esses documentos são importantes para contratação de um empregado, cabe a empresa solicitar toda a documentação e fazer o registro do empregador. Assim o empregado desempenha suas obrigações perante o Ministério do Trabalho e Empregado, sendo que ambos não fiquem prejudicados perante a lei.

3 Diferenças Individuais:

As empresas enfrentam muitas diferencias individuas que afetam o desempenho do crescimento organizacional, ou seja, para evitar conflitos na empresa é preciso que o empregador busque conhecimento entre liderança e motivação, são itens essenciais para uma boa organização no ambiente de trabalho, sendo assim evitara as indiferenças que surgirem.

Para entender o que é liderança e motivação, precisamos saber o que ambos significam.

Liderar é mais que atribuir tarefas, é ser um profissional com qualidades ímpares. Por isso reconhecer a mudança e o rumo de suas atitudes e estratégias de convívio é o que o difere na hora de ser mais que um profissional capacitado.

É preciso dar liberdade criativa aos funcionários e ainda estar disponível para aconselhá-los; e mais: estique as atribuições, pois isso não só o desenvolverá como profissional, mas o capacitará a auxiliá-los quando você não estiver presente.

Pois liderar é mais que atribuir e comandar é saber onde e quando. No entanto, é a execução, que é tão difícil.

Já a motivação é um processo que acontece de dentro para fora. Ou seja, depende do que cada indivíduo deseja, do que o motiva a comprar, a trabalhar melhor, a vender etc. É uma forma de mudar a atitude de um individuo através de um estímulo. Para mudar uma pessoa, você precisa conhecer quais são seus ideais, planos de vida etc.

Motivação é um impulso, um sentimento que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos, e é um termo oriundo do latim. Motivação é o que faz com que os indivíduos dêem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam, e muitas vezes, alguns, acabam até mesmo “passando por cima” de outras pessoas.

Para Maslow entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Esta teoria nos dá idéia de um ciclo, o Ciclo Motivacional.

Quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevém a frustração do indivíduo que poderá assumir várias atitudes:

● Comportamento ilógico ou sem normalidade;

● Agressividade por não poder dar vazão à insatisfação contida;

● Nervosismo, insônia, distúrbios circulatórios / digestivos;

● Falta de interesse pelas tarefas ou objetivos;

● Passividade, moral baixo, má vontade, pessimismo, resistência às modificações, inseguranças, não colaboração, etc.

O que podemos entender que Maslow destacava que as pessoas possuem diferentes necessidades de motivação. Segundo ele, alguns empregados não buscam a auto-realização no ambiente de trabalho, preferem faze-lo em outro espaço social.

Com as Teorias dos dois fatores de Frederick Herzberg, que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas.

Nesta teoria Herzberg afirmava que, a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo, são os chamados “fatores motivadores”. A insatisfação no cargo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com