TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotinas Trabalhistas

Monografias: Rotinas Trabalhistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  3.317 Palavras (14 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

robs

ROTINAS TRABALHISTA

Xinguara

2012

robs

rOTINAS TRABALHISTAS

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, produção textual Interdisciplinar em Grupo.

Xinguara

2012

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO ...............................................................................................................3

2 FOLHA DE PAGAMENTO 4

2.1 FOLHA DE PAGAMENTO DA CONSTROI & NÃO CAI LTDA 6

3 LANÇAMENTO NO LIVRO DIÁRIO 11

4 LANÇAMENTOS NO LIVRO RAZÃO 13

5 BALANCETE DE VERIFICAÇÃO 14

6 CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA 15

7 GESTÃO DE CONFLITOS 17

8 REGIONALISANDO 18

9 CONCLUSÃO 20

REFERÊNCIAS 21

1 INTRODUÇÃO

A empresa precisa preparar a folha de pagamento de seus empregados, pois é um documento obrigatório para efeito de fiscalização trabalhista e previdenciária.

Para elaborá-la, não existe modelo oficial, podem ser adotados critérios que melhor atendam às necessidades de cada empresa. No mínimo, a folha de pagamento deve apresentar os seguintes elementos: Nome dos empregados , indicando cargo; função ou serviço prestado; valor bruto dos salários; valor da contribuição de Previdência, descontado dos salários; valor líquido que os empregados receberão.

Este trabalho sera elabora a folha de pagemento dos empregados de um empresa doramo de construção civil, refente ao mês de junho de 2012, poré, não será elaborado os recibos de pagamento, que indica os dados que constaram da folha de cada um dos empregados e a estes é entregue.

Sobre teoria economica, esta obra mostrará a eficiencia da contabilidade no que refere suas contas e fatos do dia a dia de empresa. Todavia, o gestor da empresa com o controle da contabilidade ele poderá sair fortalecido na tomada de decisão.

2 FOLHA DE PAGAMENTO

No mundo composto por uma sociedades capitalistas, salário é a forma de recompensa oferecida pelo empregador ao empregado pelo aluguel de sua força de trabalho por um período determinado. Os salários são comumente estipulados no contrato de trabalho, podendo ser pagos em dinheiro ou em benefícios.

O pagamento de salário acontece de várias maneira. Entretanto, o mais comum é o pagamento em dinheiro. A Consolidação da Leis Trabalhista lá em seu art. 463 apresenta uma exigência, relatando que o pagamento seja efetuado em moeda corrente do país, e considera como não efetuado o pagamento em moeda estrangeira, porém, isso não impede que uma moeda estrangeira sirva de base de cálculo.

No Brasil existem duas correntes de pensamento no que se refere aosencargos sociais. A primeira é a de maior aceitação entre empresários e especialistas que exercem influência destacada sobre o pensamento empresarial.

Encargos trabalhistas podem ser entendidos como valores pagos diretamente ao empregado mensalmente ou no final de seu contrato de trabalho, inclusive benefícios não expressos em valores.

Segundo Costa (2009, p. 34), “ elaboração da folha de pagamento da remuneração pagas, devida ou creditada a todos os segurados da empresa de acordo com a legislção previdencia é uma obrigação acessórias da empresas.”

A folha de pagamento estruturada em proventos e descontos. Proventos pode ser entendido como salários que é a contraprestação devida ao empregado, pela prestação de serviço do empregador, em decorrência do contrato de trabalho que existe entre ambas as partes. Remuneração é o somatório do salario contratual com as vantegens percebida pelo empregado.

Na planilha onde é eleaborada a folha de pagamento temos os seguintes itens: sendo uma coluna onde contempla os dados do empregado e outra colulna com os proventos dos mesmos.

A coluna onde vão os dados do empregado podem ser dividas em três novas colunas, sendo:

Código – é a numeração que identifica a função que o empregado na empres;

Nome – nesta podemos identificar o nome e sobrenome do empregado;

Função - é o cargo que o empregado desenvolve na empresa.

No parte onde são localizados os proventos dos empregados, além do salário como já mecionado anteriormente, podemo encontrar as seguintes informações:

Horas extra – são horas suplementares que são acrescidas na jornada diária dos trabalhadores, sendo no mínimo de 50% sobre a hora norma nos dia úteis e de 100% nos domingos e feriados;

RSR – o repouso semanal remunerado é um direito que todo trabalhador durante a semana. Este repouso é preferencialmente aos domigos, porém, poderá ser em qualquer outro dia da semana

Insalubridade – é um adicional dado para quem trablha em condições nociva à saúde tais como umidade, poeira excessiva no local de trabalho etc.

Salário família é um benefício ao trabalhador que tenha filhos menores de 14 anos e tenha uma determinada remuneração mensal conforme a tabela do ministerio da previdencia social.

2.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com