TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotinas Trabalhistas

Dissertações: Rotinas Trabalhistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  3.233 Palavras (13 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Cada dia mais presente na economia mundial e com crescente influência nos mercados, a Contabilidade, além de contar com a participação dos profissionais da área contábil, vem sendo estudada e aplicada por outros técnicos que desenvolvem atividades nas áreas administrativas das entidades públicas e privadas. Como centro de informações a contabilidade tem inúmeros objetivos para atender os mais diversos usuários como centro de referência financeira.

Neste trabalho vamos fazer uma breve descrição do crescimento da demanda comercial na construção civil, incentivando assim a abertura de uma nova empresa do ramo de construção civil. Iniciando uma análise mercadológica regional, onde se identificou uma necessidade de oferta nesse ramo, resultando assim a projeção para abertura de uma empresa na qual a denominamos no estudo abaixo com razão social “Construtora Construsonhos”

Descrevendo assim todos os processos contábeis, todas as rotinas trabalhistas, conceituando as diferenças individuais para o entendimento do comportamento das pessoas no ambiente organizacional, e finalmente um estudo das diferenças conceituais sobre desconto simples.

DESENVOLVIMENTO

I. Análise Mercadológica regional

Mercado, em sentindo genérico, é o local onde se encontram os produtores e os consumidores de determinada zona ou região econômica. No sentindo amplo do termo, possui vários significados. Ora refere-se a um local determinado, ora abrange certas áreas específicas, quando genericamente abrange produtos específicos de uma região – mercado brasileiro de soja, canadense de trigo, etc. (GASTALDI, 2000).

Neste estudo estamos analisando um mercado que está em crescimento constante, o mercado da construção civil. A meta do governo é ambiciosa com o Programa Minha Casa Minha vida que é construir dois milhões de habitações, priorizando famílias com renda bruta de até R$ 1.600,00 mas que também abrange família com renda de até R$ 5.000,00. Isso sendo possível com a parceria entre União, estados, municípios, empreendedores e movimentos sociais.(1).

Considerando o déficit habitacional do país, foi necessária a adoção de medidas pelo Governo Federal que tentassem coibir e minimizar o disparate apontado. O Minha Casa Minha Vida tenta, sobretudo, proporcionar às famílias de baixa renda, assim definidos como aquelas que recebem até 10 salários mínimos mensalmente, que possam, através do programa, adquirir moradia própria. Com esses dados já evidencia um ótimo empreendimento nesta área, bastante lucrativo e incentivador para o crescimento da qualidade de vida do brasileiro, realizando assim o sonho da casa própria.

Conforme Vasconcellos e Garcia (2000), a demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. A procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor, tais como o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.

As famílias a serem beneficiadas pelo Programa são indicadas e selecionas pelo município ou Governo do Estado/Distrito Federal. Os imóveis são adquiridos pelas famílias beneficiadas por venda com parcelamento, para conseguir a indicação e seleção as famílias precisam se candidatar e seguir as regras abaixo:

• Não tiver sido beneficiada antes por algum programa de habitação social do governo (como cohab por exemplo).

• Não tiver nenhuma casa própria ou financiamento de imóvel.

• Puder comprometer até 10% de toda a renda durante aproximadamente dez anos para o pagamento das prestações do financiamento.

• Tiver como comprovar renda formal (com carteira de trabalho e contra queche) ou informal para enquadramento no programa (para comprovar renda informal vale o carnê do inss autônomo por exemplo).

• Mesmo que a pessoa tenha o nome sujo no spc/serasa ela pode ser incluída no programa.

Depois da seleção, o interessado é convocado para apresentação da documentação na Caixa Econômica Federal, no agente imobiliário, na prefeitura ou outros órgãos, instituições ou entidades credenciados. A assinatura do contrato ocorre na entrega do imóvel.

Além dos requisitos para o comprador, temos ainda algumas exigências para poder adquirir o imóvel, pois ele terá também algumas regras a serem cumpridas como:

• O imóvel deve ser residencial, urbano e destinar-se a residência do cliente.

• O imóvel deve localizar-se:

- no mesmo município onde o trabalhador exerça sua ocupação principal ; ou

- em município limite ao município da ocupação principal; ou

- em município integrante da mesma região metropolitana da qual faça parte o município da ocupação principal; ou

- em município onde o trabalhador comprove residência a mais de um ano;

O imóvel deve ter valor máximo de avaliação de acordo com a região onde está localizado;

• Se os recursos do FGTS estiverem aplicados em Fundo Mútuo de Privatização ( FMP), o cliente deve ser orientado a solicitar o resgate antecipado para a conta vinculada do FGTS.

Foram descritos as regras e exigências para o comprador do imóvel e do imóvel, para os imóveis construídos por intermédio de construtoras as mesmas devem seguir também exigências determinadas pelo programa que são:

• Ficha resumo e projeto arquitetônico

• Projeto do trabalho social, quando couber;

• Matrícula do terreno;

• Planilha de orçamento e cronograma;

• Levantamento planialtimétrico e implantação;

• Viabilidade de água, esgoto e energia;

• Licença ambiental, quando necessário;

• Quadro de áreas;

• Taxas de análise.

Após a Análise Mercadológica regional positiva no ramo da construção civil iremos em seguida para a abertura da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com