TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotinas Trabalhistas

Monografias: Rotinas Trabalhistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

As Rotinas Trabalhistas e contabilização são formados por um conjunto de fatores, busca além de relatar os processo de contabilização de uma empresa, transformar os dados em informações, mediante procedimentos próprios.

O tema desenvolvido tem como uma estrutura que procura evidenciar alguns aspectos, componentes e seus fatos e firmados alguns conceitos.

ROTINAS TRABALHISTAS

As atividades da relação trabalhista estão cercadas de funções importantes que devem ser observadas de forma legal, não apenas pela ótica administrativa, mas pelas obrigações e conseqüências jurídicas que os atos provocam. Atentar para essas obrigações permitirá que a empresa e o empregado possa evitar multas, transtornos operacionais e transmitir mais confiança e segurança na relação de trabalho. A Folha de pagamento, por sua vez, tem função operacional, contábil e fiscal, devendo ser constituída com base em todas as ocorrências mensais do empregado. É a descrição dos fatos que envolveram a relação de trabalho, de maneira simples e transparente, transformado em fatores numéricos, através de códigos, quantidade, referências, percentagens e valores, em resultados que formarão a folha de pagamento. O recibo de pagamento de cada empregado é a parcela que contribuirá com a formação da folha de pagamento. Será ele constituído de vencimentos, descontos, demonstração da base de cálculo de INSS, IRRF e FGTS, bem como seus respectivos descontos, e o seu resultado como valor líquido que o empregado receberá.

Contribuição sindical:

Contribuição sindical é obrigatória e deve ser recolhida anualmente, de uma só vez e paga por todos aqueles que participem de uma determinada categoria econômica ou proficional. Isto é regulamentado pela CTL (Consolidação das Leis do Trabalho), no artigo 578.

Desconto de INSS e IRRF dos empregados:

O desconto de INSS é a contribuição inevitável a todos os empregados. A empresa desconta do empregado e recolhe aos cofres públicos juntamente com a sua contribuição própria. Assim como o INSS, o IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) sobre os rendimentos do trabalho assalariado também é descontado do empregado e recolhido aos cofres públicos.

Faltas:

Falta é a ausência do trabalhor no local de trabalho e durante o período em que deveria desempenhara atividade a que está adstrito, ou seja, são os dias que efetivamente o empregado não compareceu e não houve nenhuma forma que autorizasse o pagamento. Esses dias são utilizados para dedução da base de cálculo do INSS, IRRF e FGTS, também prejudicam no escalonamento das férias e 13º salário, podendo sofrer o desconto dos feriados e domingos em razão da falta.

Horas Extras:

Hora extra consiste no tempo laborado além da jornada diária estabelecida pela legislação, contrato de trabalho ou norma coletiva de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com