TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotinas Trabalhistas E Contabilização

Por:   •  9/10/2013  •  3.376 Palavras (14 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 14

Rotinas trabalhistas e contabilização

1.Rotinas trabalhistas.

Na área trabalhista, há trâmites que devem ser observados com regularidade, onde descreve, discute, calcula, infere e compara o conjunto de rotinas que serão seguidas pelo profissional, visando adequação à legislação laboral. Desta forma, previnem-se multas pela fiscalização e reclamatórias dos empregados.

1.2. Contribuição sindical

A contribuição sindical é um desconto que todos empregados sofrem todo mês de março de cada ano.

1.3. Desconto de INSS e IRRF dos empregados;

O desconto do INSS é a contribuição que o empregado faz à Previdência Social, onde passa a ser uma contribuição inevitável É quando a empresa desconta do empregado e recolhe aos cobres públicos juntamente com a sua contribuição própria. Assim como o INSS, o IRRF- Imposto de Renda Retido na Fonte – sobre os rendimentos do trabalho assalariado também é descontado do empregado e recolhido aos cofres públicos. O IRRF: aplica-se a tabela progressiva do imposto de renda também de forma separada do pagamento da folha normal de dezembro.

1.4 Faltas;

São as ausências do trabalhador no local de trabalho e durante o período em que devia desempenhar a sua atividade. Podem ainda ser períodos inferiores ao período diário, os quais se somam até perfazer um dia de trabalho para efeitos de uma falta. Nos casos em que os períodos diários sejam variáveis, conta como dia completo de trabalho o de menor duração.

1.5 Horas Extras;

As horas extras representam um acréscimo da jornada de trabalho habitual, com remuneração de no mínimo de 50% sobre a hora normal nos dias úteis. O processo para execução da folha de pagamento tem fator importante junto ao departamento pessoal, em razão da riqueza técnica que existe para transformar todas as informações do empregado e da empresa num produto final que é a folha de pagamento.

1.6. Pagamento e desconto de RSR;

O Repouso Semanal Remunerado diz que tudo empregado tem direito a um dia de descanso semanalmente que deverá ser preferencialmente aos domingos e que as horas extras devem ser somadas no cálculo do RSR. O desconto do INSS sobre o 13º salário do empregado deve ser feito separadamente, inclusive, quando do pagamento de rescisão contratual.

1.7 Encargos Sociais – INSS para empresa e FGTS.

As obrigações que cabe à Empresa sobre o 13º salário pago pela empresa ocorrem tanto na primeira parcela quanto na segunda, sendo:

1ª parcela: A empresa é obrigada a calcular e recolher 8% de FGTS sobre o valor pago como primeira parcela. Como a legislação prevê que esta parcela pode ser paga entre fevereiro a novembro, seja por ocasião das férias ou pelo prazo máximo previsto (30 de novembro), havendo o adiantamento, deve haver o recolhimento do FGTS no respectivo mês de competência.

2ª parcela: A empresa é obrigada a calcular e recolher 8% de FGTS sobre o valor pago como segunda parcela (valor integral), descontando deste, o valor do FGTS já recolhido sobre a primeira. A empresa é obrigada ainda a recolher as contribuições previdenciárias (parte da empresa) incidentes sobre o valor integral da 2ª parcela, juntamente com o valor descontado do empregado. O empregado deverá sofrer os descontos de encargos sobre o 13º salário somente quando do pagamento da 2ª parcela, descontos estes que deverão incidir sobre o valor total (integral), ou seja, sem descontar o adiantamento pago.

Sobre o valor integral incidira:

INSS: aplica-se a tabela de desconto da Previdência Social de forma separada do pagamento da folha normal de dezembro, enquadrando-se nos percentuais de 8%, 9% ou 11%, conforme a respectiva remuneração.

2. Diferenças individuais e a liderança

Cada pessoa tem suas aspirações, seus objetivos, suas preferências, sua personalidade, seus talentos e habilidades. Porém, ao constituírem uma equipe de trabalho, as pessoas que se destacam, pelas diferenças individuais, precisam de uma liderança para alcançar seus objetivos ou atingir o resultado esperado. O que se observa é que a liderança é necessária em todas as atividades, em todos os tipos de organização humana e, principalmente, nas empresas onde é uma das principais funções administrativas, destacando-se pela sua complexidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com