TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotinas Trabalhistas E Contabilização

Artigo: Rotinas Trabalhistas E Contabilização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  4.943 Palavras (20 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 20

2. ROTINAS TRABALHISTAS

As atividades da relação trabalhista estão cercadas de funções importantes que devem ser observadas de forma legal, não apenas pela ótica administrativa, mas pelas obrigações e conseqüências jurídicas que os atos provocam. Atentar para essas obrigações permitirá que a empresa e o empregado possa evitar multas, transtornos operacionais e transmitir mais confiança e segurança na relação de trabalho.

1. CTPS – Obrigatório para o exercício de qualquer emprego, inclusive de natureza rural , mesmo de caráter temporário.Será obrigatoriamente apresentada, contra recibo, pelo trabalhador ao empregador que o admitir, o qual terá o prazo de 48 (quarenta e oito) horas para nela anotar, especificamente: a data de admissão; a remuneração e as condições especiais, se houver. O documento possui capa azul em material sintético mais resistente de que o usado no modelo anterior é confeccionado em papel de segurança e traz plástico auto-adesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil.

2. Exame Admissional - Será obrigatório exame médico, por conta do empregador, ao empregado, por ocasião de sua admissão - art. 168, I, da CLT. É vedado exigir atestado ou exame, de qualquer natureza, para comprovação de esterilidadeou gravidez, na admissão ou permanência no emprego - art. 373A, IV da CLT. O exame inicia com uma entrevista sobre doenças ou licenças de empregos anteriores, dando ênfase aos empregos anteriores, bem como possíveis agente nocivos a que este trabalhador esteve exposto. O médico questiona se o trabalhador sofre alguma doença ou mal estar, medem pressão arterial, batimentos cardíacos etc. Após o exame e a entrevista, o médico emite o Atestado Médico de Capacidade funcional

3. Registro do empregado - O registro de empregados é um dos meios utilizados para comprovação de tempo de serviço perante a Previdência Social, servindo também para provar a vinculação entre empregado e empregador. Atualmente, o registro pode ser feito em livro ou ficha, bem como através de sistema informatizado. Obrigatoriamente as empresas individuais ou coletivas que, assumindo os riscos da atividade econômica, admitem, assalariam e dirigem a prestação pessoal de serviços estão obrigadas a registrar seus empregados, inclusive aposentados, que retornam à atividade, menores e estrangeiros, em livros ou fichas próprios.

4. Contratos de trabalho - Tome conhecimento das várias questões relacionadas com contrato de trabalho, desde formas de vínculo, tipos de contrato, suspensão e redução, mudança de local de trabalho e alteração da categoria profissional.Tome conhecimento das várias questões relacionadas com contrato de trabalho, desde formas de vínculo, tipos de contrato, suspensão e redução, mudança de local de trabalho e alteração da categoria profissional. Dentro do tema Formas de Vínculo de Trabalho poderá informar-se sobre questões ligadas ao período experimental, carteira profissional.

5. Importãncia da apresentação dos documentos - Ao contratar um funcionário apresentar os seguintes documentos:

- 01 foto 3 x 4;

- Carteira de trabalho profissional;

- Atestado Médico Admissional.

Providenciar ainda 1 xerox dos seguintes documentos pessoais:

- CPF;

- Carteira de identidade;

- Titulo de eleitor;

- Carteira de reservista;

- Certidão de casamento;

- Certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos.

- Comprovante de residência

É importante para o empregado e o empregador apresentação de toda a documentação para a empresa poder obter informação sobre o empregado e já para o empregado terá seus direitos. Hoje o trabalho é reconhecido em boa parte do mundo, através da contraprestação dos serviços; onde o cidadão é contratado e recebe um valor ou salário em dinheiro por aquilo pelo qual foi contratado por isso é exigido alguns documentos para fazer o contrato assim ter direitos

3. DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

1) O que é liderança ?

Segundo Chiavenato (2004, p.6):

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização.

Segundo CHIAVENATO (2004, p 446)

A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Através da liderança uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos existentes (...)"

O verdadeiro líder possui uma qualidade que é iminente para o seu sucesso junto os colaboradores é a capacidade de servir, em vez de ordenar, é ajudar no desenvolvimento atrelando suas necessidades com os valores da organização. O líder tem que deixar transparente o desejo de servir, tem que ter espiritualidade.

É preciso aliar os valores das organizações com os dos colaboradores, eles precisam ver sentido no que fazem se dispor a serviço de outras pessoas. A espiritualidade ela vem trazer uma convivência pacifica entre colaboradores e empresas, que estes passam a considerar a empresa como algo complementar da sua felicidade e não um lugar de tormento.

2) O que é motivação ?

A Teoria de Motivação, de Abrahan Maslow (1943) define:

Sugeriu que os seres humanos são motivados por uma hierarquia de necessidades de diferentes tipos, a saber,fisiológicas, sociais e psicológicas. Assim, as organizações burocráticas que procuravam motivar os empregados por meio do dinheiro ou segurança no emprego,confinariam o desenvolvimento humano ao nível mais baixo da hierarquia de necessidade

Afirma Maximiniano, (2004 p. 14)

“A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa mover. O seu sentido original fundamenta-se no processo no qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com