TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAE

Exames: SAE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 5

Sobre a palpação podemos afirmar, EXCETO:

O cliente pode reagir à palpação com ansiedade, constrangimento ou desconforto. Esses fatores podem provocar tensão muscular ou resguardo, possivelmente interferindo com a palpação e acarretando resultados enganadores.

Mesmo se o cliente se queixar de dor, não devemos interromper a palpação, pois é imprescindível a execução desta técnica, independentemente de situações adversas.

Devemos estimular o cliente a relaxar, respirando diversas vezes profundamente, ao mesmo tempo em que se concentra em inalar e expirar.

Devemos aquecer as mãos antes de começar, explicar o que fará e qual o motivo, e descrever o que o cliente pode esperar, principalmente nas áreas sensíveis.

Questão 2 Nota: 1,69

Um homem de cinquenta e sete anos de idade, com história clínica de dificuldades urinárias há um ano, jato fraco, gotejamento, incontinência e hematúria, foi avaliado pelo urologista, que programou uma cirurgia da próstata por via endoscópica. Após avaliações, foi necessária cirurgia com remoção aberta, tendo sido realizada prostatovesiculectomia radical retropúbica. Ele encontra-se no primeiro dia de pós-operatório e apresenta frequência cardíaca de 84 batimentos por minuto, frequência respiratória de 20 movimentos por minuto, pressão arterial de 150 mmHg × 86 mmHg e temperatura de 36 ºC. Queixa-se de pequeno incômodo no sítio cirúrgico, sem náuseas, e consegue alimentar-se. Está em uso de sonda vesical de demora com irrigação contínua. A ferida cirúrgica encontra-se ainda coberta com o curativo realizado no centro cirúrgico, mostrando-se molhada de sangue. De acordo com o relato cirúrgico, foi instalado um dreno de Penrose. O paciente encontra-se com dispositivo de acesso venoso periférico. Foram prescritas pelo médico ciprofloxacina 400 mg por via intravenosa e heparina por via subcutânea.

Julgue os itens a seguir, relativos à assistência de enfermagem ao paciente do quadro clínico acima descrito.

monitorização de sangramentos, observando-se o sítio da incisão, a bolsa de drenagem de urina e curativos; atenção a eventual elevação anormal acima do púbis, que pode indicar possível bexigoma; verificação e monitoramento da pressão arterial, do pulso e da respiração.

monitorização de vômitos, observando-se drenagem de urina e curativos; realizar sondagem vesical de alívio devido bexigoma; verificação e monitoramento da pressão arterial de 6/6h.

realizar oxigenoterapia suplementar, observar o volume drenado nos curativos da incisão cirúrgica, realizar fechamento da cirurgia por 2ª intensão.

monitorar sinais vitais rigorosamente e realizar balanço hídrico de 24/24h.

Questão 3 Nota: 1,69

Na Resolução 358/2009,o art. 6º A execução do Processo de Enfermagem deve ser registrada formalmente, envolvendo:

a) um resumo dos dados subjetivos coletados sobre a pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença;

f b) os diagnósticos de enfermagem e médico acerca das respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença;

c) as ações ou intervenções de enfermagem realizadas face aos diagnósticos de enfermagem identificados;

d) os resultados alcançados como conseqüência das ações ou intervenções de enfermagem realizadas.

As afirmativas B e C estão incorretas.

As afirmativas A e D estão incorretas.

As afirmativas A e B estão incorretas.

As afirmativas C e D estão incorretas.

Questão 4 Nota: 1,56

A consulta de enfermagem é uma atividade, cuja atribuição é exclusiva do Enfermeiro, conforme lei 7.498 aprovada em 1986. De acordo com a consulta de enfermagem, a avaliação das condições de saúde do cliente, abrangendo a educação para a saúde, são condutas preventivas e curativas, conforme padronização das ações de saúde; EXCETO:

Receber e acolher o cliente e/ou acompanhante durante a consulta, observando sempre, o comportamento do cliente e outros familiares quando presentes.

Indagar e registrar informações sobre história atual, pregressa e familiar, além de hábitos de vida, para obter informações relativas aos focos de atenção que serão avaliados durante a consulta.

Realizar a coleta de dados incluindo o exame físico, registrar os achados no prontuário e analisá-los com os dados anteriores.

Somente registrar condutas, como: prescrições médicas de acordo com os resultados de exames, encaminhamento para hospitais de alta complexidade.

Questão 5 Nota: 1,69

Considerando a Resolução COFEN 358/2009, assisnale a afirmativa correta abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com