TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintese Moreira-SAE

Trabalho Escolar: Sintese Moreira-SAE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

MOREIRA, Aline Borges. MACHADO, Andréia Amaral. MARTINS, Fabiana Guelber. RIBAS, Graziela Loyola. MARQUES, Paula de Almeida. TANNURE, Meire Chucre. Seleção do Referencial Teórico de Orem para a Utilização em CTI Adulto. Revista Nursing. Brasil, ISSN 1415-8264, V.121, P. 261-267. Jun. 2008

O Artigo trata-se de um estudo descritivo que teve como objetivo selecionar um referencial teórico para implantação da SAE em um CTI adulto de um hospital público de Belo Horizonte. O resumo aborda conceitos do processo de enfermagem, a visão dos autores sobre as teorias, a descrição do modelo de saúde vigente, a definição de ciência, a importância dos conceitos para implantação das teorias e a conclusão dos autores do trabalho desenvolvido.

Segundo os autores o processo de enfermagem é o método utilizado para implementar as teorias, através dele realiza-se assistência de forma sistemática (Investigação, Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Avaliação) o que contribui para se obter resultados eficazes na sua realização. As teorias de enfermagem na visão dos autores embasam a metodologia do trabalho estabelecem as diretrizes para se cuidar, orientam a metodologia da assistência a coleta de dados sobre o cliente/família/enfermagem e comunidade fundamentando suas ações cientificamente.

O artigo enfatiza que historicamente a prática da enfermagem baseou-se no modelo biomédico, com enfoque nas condições físicas da pessoa e na cura das doenças, deixando um déficit em outros aspectos do ser humano, tais como o psíquico social e o espiritual, mas que atualmente busca romper com este modelo, seguindo princípios humanísticos, éticos, científicos o que tem contribuído para um amadurecimento profissional fazendo com que a enfermagem se consolide como ciência, que segundo os autores é um conjunto de conhecimentos organizados e sistematizados; uma atividade humana que vem evoluindo e aprimorando suas técnicas e seus conhecimentos; uma apresentação da realidade utilizando-se da inteligência para sistematizar conceitos e pressupostos.

Os fenômenos centrais da enfermagem representam o conteúdo nuclear, e são: a pessoa, saúde, ambiente e enfermagem; conceito pessoa pode representar um indivíduo, uma família, uma comunidade ou toda comunidade; a saúde é a finalidade da assistência de enfermagem, deve ser quando possível, decidida em conjunto pelo cliente e pela enfermeira; o ambiente pode compreender os arredores imediatos, a comunidade ou o universo com tudo o que contém; a enfermagem é a ciência do cuidado e a arte da disciplina. Sem esses conceitos a metodologia da assistência não teria definidos elementos essências e não se consolidaria como ciência.

Os autores concluem que a seleção de um referencial teórico é a primeira etapa a ser cumprida para o início da SAE em serviços de saúde, pois quando um enfermeiro planeja seu trabalho com base teórica, o concebe de acordo com as características da teoria adotada, a assistência prestada passa a ser mais científica e menos intuitiva, possibilitando um aumento na qualidade e segurança para todos os envolvidos no cuidado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com