TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso - SAE

Ensaios: Estudo De Caso - SAE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  3.438 Palavras (14 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade de São Paulo

Escola de Enfermagem

Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica

Raciocínio Diagnóstico

Formulação de Diagnósticos de Enfermagem

Caderno de Exercícios

Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz

1998, 2008 (1ª Revisão)

Apresentação

Este caderno foi elaborado especificamente para uso em atividades de ensino na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. É um instrumento que tem como objetivo auxiliar no ensino-aprendizagem do processo diagnóstico. O desenvolvimento das habilidades envolvidas no processo diagnóstico é contínuo e depende da aquisição conhecimentos específicos de enfermagem e da integração desses conhecimentos às experiências clínicas. Neste caderno são apresentadas algumas descrições de situações de pacientes adultos internados. Não são situações reais e os seus conteúdos foram organizados de tal forma para permitir determinadas dificuldades adequadas para estudantes de enfermagem e enfermeiros com pouca experiência no processo diagnóstico sistematizado. É, portanto, um material que auxilia no início do desenvolvimento da atividade diagnóstica de forma sistematizada.

O conteúdo desse caderno é parte dos instrumentos que utilizamos em nossa pesquisa para o doutorado cujos resultados confirmaram que o aluno de graduação, mesmo não estando familiarizado com terminologias padronizadas de diagnósticos, é capaz de seguir o processo diagnóstico e chegar a conclusões válidas. Dessa forma, reconhecemos que este material pode ter apenas a propriedade de auxiliar na descrição do processo diagnóstico, fornecendo diretrizes para a compreensão sobre como pensamos ao identificar as necessidades de cuidados de enfermagem daqueles que estão sob nossos cuidados.

Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz

Professora Titular do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica

EEUSP

Introdução

Serão apresentadas, em seqüência, seis descrições de situações de doentes adultos internados (estudos de caso). Ao final de cada descrição há espaços para o registro das atividades que são solicitadas, de forma que possamos dispor desses conteúdos para discussão em grupo, na sala de aula. Esses registros servirão também para você retomar os caminhos que você seguiu para chegar às suas conclusões diagnósticas. Esse processo de revisão é importante para compreendermos como estamos processando as informações de que dispomos.

Orientações para a utilização de cada estudo de caso

Siga as seguintes orientações para cada um dos estudos de caso apresentados.

1. Leia a descrição atentamente e coloque-se na posição de quem precisa identificar quais são as necessidades de cuidados (diagnósticos de enfermagem) do doente cuja situação está sendo apresentada; (Coleta de Informações)

2. Liste os dados que você considera relevantes para a determinação dos diagnósticos de enfermagem do doente; (Geração de Hipóteses - Identificação de dados “problemáticos”)

3. Indique as hipóteses diagnósticas aventadas para cada dado relevante identificado; (Geração de Hipóteses - Explanação dos dados “problemáticos”)

4. Liste outros dados que você tentaria obter para sentir-se mais seguro na interpretação da situação (eles não lhe serão fornecidos, mas essa etapa é importante e deve ser atendida sempre que possível); (Geração de Hipóteses – Verificação da consistência dos dados disponíveis)

5. Reúna o máximo possível de informações (dados) que apóiam cada hipótese diagnóstica aventada. Isto é, indique todos os dados presentes na situação que servem para apoiar cada uma das hipóteses aventadas. Agrupe os dados que servem para apoiar cada hipótese aventada; (Teste de Hipóteses – Busca de confirmação)

6. Verifique se há dados que negam alguma das hipóteses aventadas (sugerem que o diagnósticos não está presente). Exclua os diagnósticos desconfirmados; (Teste de Hipóteses – Busca de desconfirmação)

7. Reúna as hipóteses diagnósticas que compartilham dados que as apóiam; hipóteses que poderiam ser alternativas. Vá à classificação e compare as definições desses diagnósticos; pense na situação que você tem em mãos e defina os diagnósticos realmente redundantes (diagnósticos que poderiam ser aplicados para explanar uma mesma situação do paciente). Escolha entre os diagnósticos redundantes aquele(s) que melhor expressam o foco clínico para a atuação da enfermagem junto ao paciente. (Teste de Hipóteses – Eliminação de redundância)

8. Liste os diagnósticos que resistiram ao Teste de Hipóteses. Vá à classificação e estude as definições desses diagnósticos; pense na situação que você tem em mãos e decida pelos diagnósticos que melhor expressam o foco clínico para o cuidado de enfermagem. Não deixe de considerar o contexto do cuidado: 1) fatores relacionados ao paciente (p. ex., desejo de trabalhar com o diagnóstico, se for o caso); 2) fatores relacionados ao ambiente de cuidados (p. ex., disponibilidade de recursos para as intervenções necessárias para um determinado diagnóstico; prioridade do diagnóstico em função do contexto mais amplo da situação de saúde do paciente); 3) fatores relacionados a você mesmo – o diagnosticador (p. ex., conhecimentos teóricos e clínicos sobre as intervenções para um determinado diagnóstico). (Decisão Diagnóstica)

9. Liste os diagnósticos pelos quais você decidiu. Identifique os fatores (do paciente, do ambiente ou da interação do ambiente com o paciente) que favorecem a ocorrência / manutenção de cada diagnósticos. Use a classificação como apoio para essa tarefa que se conclui com a definição do(s) fator(es) relacionado(s) a cada diagnósticos OU então com o esclarecimento de que não é possível identificá-los. (Decisão Diagnóstica)

10. Liste os diagnósticos pelos quais você decidiu. Pense na situação do paciente e no contexto do cuidado. A lista de diagnósticos é capaz de pôr em relevo o que deve ser foco clínico de enfermagem na situação apresentada? Se algum aspecto ficou excluído,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com