TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAUDE E MEIO AMBIENTE

Dissertações: SAUDE E MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  5.140 Palavras (21 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 21

Introdução

Segundo o IBGE a capital sul-mato-grossense possui 786.797 habitantes, e é de conhecimento geral que ainda não conseguimos garantir condições básicas de vida para toda a população. Projeções para 2020 apontam o número de 1.065.282 habitantes, por isso torna-se necessário elaborar o Plano Diretor para a cidade, a fim de cessar a desigualdade social e promover a sustentabilidade. Sendo assim, várias ações agirão conjuntamente em benefício de todos. Através do Diagnóstico Atual encontramos soluções para os principais problemas presentes.

Plano Diretor para Campo Grande

Objetivo Principal: Buscar a equidade social, a fim de extinguir a desigualdade e garantir a total sustentabilidade da cidade.

Faz parte da função do Plano Diretor:

• Garantir o atendimento das necessidades da cidade

• Garantir uma melhor qualidade de vida na cidade

• Preservar e restaurar os sistemas ambientais

• Promover a regularização fundiária

• Consolidar os princípios da reforma urbana

Capítulo I

Coleta de Esgoto

Diagnóstico Atual

O sistema de esgotamento sanitário é feito pela empresa Águas Guariroba e encontra-se na microbacia do rio Anhandui, a ETE-Estação de Tratamento Los Angeles fio inaugurada em julho de 2008 e tem a capacidade de tratar 720 litros por segundo. Esse sistema é constituído por redes coletoras, interceptores, estações elevatórios, emissões de recalque e estação de tratamento. O efluente que é a parte líquida do esgoto passa pelo tratamento físico e químico, e por seguinte é lançados nos córregos de acordo as normas ambientais.

Na capital o tratamento de esgoto atinge aproximadamente 63% da população. Por outro lado, há os esgotos clandestinos lançados nos córregos e poluindo-os.

Coleta de Esgoto

Diretrizes

•Atender toda a população campo-grandense dentro de dois anos, garantindo-se assim condições de saúde e higiene.

Capítulo II

Resíduos Sólidos

Diagnóstico Atual

Estes são coletados através de empresa terceirizada pela Prefeitura e depositados no aterro de entulhos onde o cidadão tem a responsabilidade de deslocar os materiais até o local (poda de arvores, restos de materiais de construção, gramas, materiais porosos) normalmente a população acaba não fazendo isso pela dificuldade de deslocação e acaba depositando-os irregularmente em terrenos baldios.

Temos o aterro controlado (lixo domiciliar e hospitalar) o último fica a 500m do córrego Anhandui, no qual funciona desde 1999 sem licença ambiental.

Campo Grande possui três áreas de geração de lixo: o centro, os grandes eixos de circulação e as regiões urbanas periféricas, os serviços terceirizados de limpeza atingem 97% da população. No lixão encontram-se mulheres, homens e crianças trabalhando em condições impróprias e expostos a vários tipos de doenças. Os resíduos produzidos pelos hospitais não são separados ficando exposto a pessoas e animais, isso pode levar as patologias existentes no local para outro mais distante.

Há o programa Coleta Seletiva apoiada pela Prefeitura em que a entrega de materiais recicláveis é voluntária pelos moradores através das LEV`s (recolhedor de óleo de cozinha, pilhas e lâmpadas) e os ecopontos espalhados pela cidade. Porem não faz parte do hábito da população separar o lixo o que dificulta a ação dos catadores.

Tabela 10: Composição % de Resíduos Sólidos Urbanos de Campo Grande (2008)

Materiais não-recicláveis 62,6

Matéria orgânica putrescível (exemplos: restos de alimentos, frutas, etc.) 57,2

Folhas 0,0

Madeira (galhos de árvores, caixotes, estruturas de sofás, camas, etc.) 0,6

Panos e trapos (roupas, toalhas, etc.) 4,7

Couros 0,1

Materiais recicláveis 35,8

Papel e papelão (embalagens, jornais, livros, cadernos, caixas, etc.) 13,2

Plásticos (embalagens, garrafas pet, copos descartáveis, etc.) 18,4

Vidros (garrafas, cacos de copos, etc.) 1,6

Borrachas (pneus, solas de sapato, etc.) 0,9

Metais (latas de bebidas, peças de automóveis) 1,7

Materiais inertes 1,6

Não degradáveis (isopor, pilhas, baterias, areia, etc.) 1,6

Resíduos Sólidos

Diretrizes

•Os entulhos devem ser recolhidos pelo caminhão da prefeitura que passará uma vez por mês em todos os bairros.

•A entrega do lixo reciclável deixará de ser voluntária e será obrigatória, para isso haverá coletores em todos os bairros e caberá aos agentes de saúde em suas visitas fiscalizar.

•Projeto Principal: Construção do Aterro Sanitário seguindo ás Normas Ambientais.

Capítulo III

Drenagem

Diagnóstico Atual

Sistema de Drenagem Pluvial: Serviços de manutenção de bocas-de-lobo e ampliação da rede de drenagem urbana: a solicitação deve ser feita ao teleatendimento ou através de ofício de encaminhamento a SEINTRHA, a qual será encaminhada à divisão de manutenção de vias para programação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com