TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAUDE NO BRASIL

Ensaios: SAUDE NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

As iniciativas no setor da saúde surgiram nos séculos XVIII, XIX e início do século XX. Partindo de uma organização precária baseada na polícia médica, onde as questões de saúde eram ainda de responsabilidade estritamente individual e às políticas públicas de saúde cabia o controle das doenças epidêmicas.

Esses três primeiros séculos foram marcados como um período de hegemonia das políticas de saúde pública, como um modelo de atenção em saúde orientada para o controle de endemias e de medidas tomadas de imunização, que era tida como ideologia campanhista, contextualizada pelas extensas repercussões sociais das políticas de defesa da renda do setor exportador cafeeiro, e pela pressão financeira do Estado sobre a circulação monetária, visando o controle das contas públicas.

O início do século 20 foi marcado por grandes casos epidemias, que se transformaram em demandas políticas e pressionavam a ação estatal no âmbito da saúde. Houve a epidemia de febre amarela, onde o médico sanitarista Oswaldo Cruz ajudou a implantar a vacinação obrigatória contra a varíola, o que causou inicialmente uma rejeição da população, a chamada Revolta da Vacina. Foram apresentadas as questões de higiene e saúde do trabalhador, sendo tomadas medidas importantes: Como Reforma Carlos Chagas, implantando o novo regulamento do Departamento Nacional de Saúde Pública e que tenta ampliar o atendimento à saúde por parte do poder central, constituindo uma das estratégias da União, e a criação das Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs) em 1923, conhecida como Lei Elói Chaves. As CAPs eram financiadas pela União, pelas empresas empregadoras e pelos empregados. Dentre os benefícios garantidos pelas CAPs estavam previstos: assistência médica-curativa e fornecimento de medicamentos, aposentadoria por tempo de serviço, velhice e invalidez, pensão para os dependentes e auxílio funeral; estes eram proporcionais às contribuições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com