TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE E ALIMENTOS: INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA SAÚDE

Projeto de pesquisa: SAÚDE E ALIMENTOS: INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA SAÚDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.077 Palavras (9 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 9

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

UNIDADE ACADÊMICO-ADMINISTRATIVA DE EDUCAÇÃO

EDU 1610 – FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA

EDU 1410 – FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE CIÊNCIASNATURAIS

PROFESSORA: Ms. SALETE FLÔRES CASTANHEIRA

ALUNA: SANDRA HELENA DE ASSIS LEITE

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO:

A INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA SAÚDE

GOIÂNIA, MAIO 2010

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO:

A INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA SAÚDE.

Projeto Didático desenvolvido na disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do ensino de: Ciências e Geografia/História, do Curso de Pedagogia turma C01 6º período, do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob a orientação da professora Ms. Salete Flôres Castanheira.

Goiânia, abril de 2010

1. Dados de identificação

1.1- Tema: Saúde e Alimentação

1.2- Título: A influência da alimentação na saúde.

1.3- Período de realização: 04 meses

1.4- Etapa: Ensino fundamental

1.5- Professores envolvidos: Todos os funcionários da instituição.

2. Justificativa:

“Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.” (SEC 2007).

O estado de saúde ou de doença decorre da satisfação ou não das necessidades biológicas, afetivas, sociais e culturais, que, embora sejam comuns, apresentam particularidades em cada indivíduo, nas diferentes culturas e fases da vida.

Como ser vivo que é, o ser humano tem seu ciclo vital: nasce, cresce, se desenvolve, se reproduz e morre. Cada uma dessas fases é fortemente marcada por aspectos socioculturais que se traduzem em hábitos, comportamentos, rituais próprios de cada cultura. A alimentação, por exemplo, é uma necessidade biológica comum a todos os seres humanos. Todos têm necessidade de consumir diariamente uma série de substâncias alimentares, fundamentais à construção e ao desenvolvimento do corpo — proteínas, vitaminas, carboidratos, lipídios, sais minerais e água. Os tipos de alimentos e a forma de prepará-los são determinados pela cultura e pelo gosto pessoal. Atualmente, a mídia tem se incumbido de ditar a alimentação mediante a veiculação de propaganda. (MEC, 1997, p. ).

Quando inicia sua vida escolar, os alunos trazem consigo alguns comportamentos favoráveis ou desfavoráveis à saúde e a alimentação construídos junto à família e outros grupos de convivência social. A escola passa a assumir um papel social na construção de atitudes, ações, conceitos e valores sistematizado e contínuo, para a conservação ou mudanças destes comportamentos ou hábitos.

Este projeto com o tema saúde e alimentação é direcionado para alunos do ensino fundamental. A intenção do projeto é construir nos alunos hábitos de uma alimentação saudável e equilibrada, que envolva quantidade e qualidade de alimentos variados, levando-os a refletir sobre a necessidade de fazer um maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos além, da ingestão moderada de açúcar, sal e gorduras. Consequentemente concluir que por meio de uma boa alimentação é possível fazer a prevenção de doenças como as cardiovasculares, diabete, hipertensão e osteoporose, obesidade, anemia, desnutrição dentre outras, que serão investigadas ao longo do estudo.

Como a escola é responsável pela aprendizagem e formação dos alunos, para a formação de valores. A sala de aula representa o lugar ideal para se trabalhar com atividades educativas que leve-os ao desenvolvimento de atitudes e valores, como apreço ao corpo e a saúde, compreendendo os hábitos alimentares saudáveis como meio para isto.

Segundo o documento do Ministério da Saúde Dez Passos para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas afirma que:

1 º Passo: – A escola deve definir estratégias, em conjunto com a comunidade escolar, para favorecer escolhas saudáveis. Ações de educação alimentar e nutricional e a adoção de práticas criativas de incentivo ao consumo de alimentos mais saudáveis devem ser desenvolvidas no âmbito escolar, orientando e incentivando sua comunidade aos aspectos relacionados à promoção da saúde e prevenção de doenças.Essas ações podem contribuir para uma vida mais saudável e para a prevenção das doenças veiculadas por alimentos, das doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, hipertensão, diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares, câncer) e para o controle das carências nutricionais, como a anemia por deficiência de ferro, a deficiência de vitamina A e os distúrbios por deficiência de iodo (bócio)(Coordenação geral da política de alimentação e nutrição pág. 1).

O projeto propõe discutir assuntos relacionados à alimentação saudável desde a infância até a vida adulta e os benefícios de se ter boa hábitos alimentares. Os efeitos contrários, causados pela falta de alimentos no organismo que são ricos em nutrientes essenciais para manutenção do corpo, também serão abordados. Outros temas também estão incluídos como os cuidados que se deve ter com os alimentos desde a conservação e higienização no seu preparo até a higiene pessoal após as refeições.

A pirâmide alimentar será um dos recursos utilizados para demonstrar que os alimentos encontram-se em ordem de importância. Alguns em maior quantidade, na medida em que for subindo os níveis na pirâmide,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com