TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGUNDO PLANEAMENTO DE CALIBERTO CHIIVENATO

Projeto de pesquisa: SEGUNDO PLANEAMENTO DE CALIBERTO CHIIVENATO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.622 Palavras (15 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 15

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

3º SEMESTRE

INTRODUÇÃO

Planejamento diz respeito ás tarefas mais abrangente. Tem como principal objetivo antever situações e condições, prevendo o máximo possível de possibilidades e desenvolver as ferramentas, métodos ou estratégias para transpor e solucionar obstáculos. Ainda que algumas situações escapem ao controle, o planejamento é essencial para que essas situações apareçam com a menor frequência possível, não comprometendo os planos de ação e nem os objetivos da empresa. Para as empresas, criar um planejamento estratégico é uma maneira de aumentar o nível de conhecimento em relação ao mercado, e assim estar sempre à frente na busca da excelência na comercialização de produtos e na prestação de serviços, é uma forma de analisar os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças para a organização. Elaborar uma proposta de planejamento estratégico é uma forma de criar um bom diferencial competitivo, pois apresenta para a organização todos os seus pontos fortes e fracos como também as oportunidades e ameaças do ambiente externo. Para muitas empresas planejamento estratégico não existe, sendo assim muitas vezes acabam perdendo grandes oportunidades por falta de conhecimento ou por não acreditar na eficiência de um bom plano de estratégias. Este trabalho busca apresentar o que é um planejamento estratégico, quais os tipos deplanejamento e quais as fases de um planejamento estratégico, que devem ser seguidas para que a organização alcance os resultados esperados.

ETAPA 01

Passo 01

A) PLANEJAMENTO SEGUNDO IDALBERTO CHIAVENATO

Planejamento é uma técnica para observar incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das obrigações. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingir sua eficiência e eficácia. Assim planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo, e seus tipos de planejamento são:

* Planejamento Estratégico: é a melhor opção para as empresas, que buscam aplicar determinadas estratégias, com o objetivo de alcançar suas metas, através de um planejamento global e em longo prazo;

*Planejamento Tático: abrange determinados setores da organização é definido no nível intermediário, geralmente é projetado para o médio prazo, e apresenta uma grande preocupação em atingir os objetivos departamentais.

*Planejamento Operacional: abrange tarefas ou atividades específicas, projetadas no curto prazo, a fim de alcançar as metas impostas pela organização. Contudo, os três níveis de planejamento são estabelecidos para que as organizações possam seguir uma metodologia de trabalho e tenham a capacidade de desenvolver seus processos de forma organizada na busca dos resultados diante de muitacompetitividade, objetivando sempre a melhoria contínua.

B) Comparação com mais dois autores:

Para ALMEIDA,

Planejamento é planejar consiste em definir o que será realizado, antecipar questões futuras e propor respostas ou soluções a elas, delimitar as ações que serão adotadas para se alcançar os objetivos, pensando e agindo antes de surgirem os problemas. Sinteticamente, busca definir um padrão para a organização, a fim de predeterminar suas ações futuras.

* Planejamento Estratégico: consiste em um método gerencial de elaboração de objetivos (de longo prazo, em regra), acompanhado da seleção de programas de execução. Por meio dele se confere um norte à instituição, ao estabelecer escopos e métodos para efetivá-los, bem como por meio da definição de indicadores de avaliação de desempenho, é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos.

*Planejamento Tático: é criado em níveis organizacionais inferiores com a finalidade de usar recursos disponíveis para alcançar os objetivos esperados, é desenvolvido em níveis organizacionais inferiores, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução dosobjetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientativas para o processo decisório da empresa.

*Planejamento Operacional: apresenta uma formulação por meio de documentos escritos, metodologias e implantação. Representa a união de algumas partes do planejamento tático, com um detalhamento maior, em um menor prazo de acontecimento, pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas geralmente é desenvolvido no curto prazo pelos níveis organizacional inferiores, com foco básico nas atividades do dia-a-dia da empresa. Corresponde a um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático, cada um dos planejamentos operacionais deve conter com detalhes:

• os recursos necessários para seu desenvolvimento e implantação;

• os procedimentos básicos serem adotados;

• os produtos ou resultados finais esperados;

• os prazos estabelecidos;

• os responsáveis por sua execução e implantação.

Para Fernandes Berton:

Refere-se às decisões presentes que tem implicações nos rumos futuros da empresa, é a ferramenta essencial para a empresa que deseja definir a sua futuro, mobilizar recursos em direção aos propósitos de curto e longo prazo, assumir o controle do seu destino, enxergar oportunidades, introduzir a disciplina de pensar em longo prazo, gerar compromisso e direcionar as atividades doscolaboradores.

* Planejamento Estratégico: definem três etapas, a primeira etapa focaliza a análise, a segunda considera a formulação e a terceira trata da implantação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com