TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

Por:   •  15/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

EM SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO.

A FALHA HUMANA OU GERENCIAL, RESPONSÁVEL PELO ALTO ÍNDICE DE ACIDENTE DE TRABALHO NA INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO DISTRITO FEDERAL.

Brasília

2015

A FALHA HUMANA OU GERENCIAL, RESPONSÁVEL PELO ALTO ÍNDICE DE ACIDENTE DE TRABALHO NA INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO DISTRITO FEDERAL.

Projeto de pesquisa apresentado na disciplina de Metodologia do Estudo Científico - Programa de Pós-graduação em SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÃNICO da AVM Faculdade Integrada, sob a orientação da Tutora Egle Pires santos.

Brasília

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................4

TEMA..................................................................................................5

PROBLEMA........................................................................................5

JUSTIFICATIVA..................................................................................5

OBJETIVO GERAL ............................................................................5

OBJETIVO ESPECÍFICO ...................................................................5

REVISÃO DA LITERATURA .............................................................6

METODOLOGIA .................................................................................6

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA........................................................7

INTRODUÇÃO

É corrente na mídia nacional a divulgação dos altos índices de acidentes de trabalho (AT), a Indústria da Construção Civil (ICC) lidera o ranking a nível mundial. No Brasil a ICC foi responsável em 2001 de 10,5% dos acidentes, registrando-se 12,5 afastamentos por mil empregados, considerando somente os acidentes que foram registrados pelas empresas formais, ignora-se o número exato dos acidentes de trabalho dos profissionais que atuam na informalidade. Apesar do empenho governamental no sentido de revisar as normas de segurança nesse setor, a conscientização do grupo empresarial na contabilização de prejuízo crescente que o Acidente de Trabalho acarreta anualmente para o setor. Indispensáveis a atuação dos sindicatos, especialmente no tocante a busca de melhores condições de trabalho nos canteiros de obra e no esclarecimento do trabalhador das normas de segurança vigentes. Todos os esforços são envidados no sentido de reduzir esse índice.

A Norma Regulamentadora (NR) nº18 da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, em conjunto com as ações desenvolvidas pelos Comitês Permanentes Regionais sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção vem contribuindo significativamente pela redução dos índices de acidentes na ICC. Outro fator que tem favorecido essa redução é a modernização da ICC, com ênfase na gestão da produção, o operário passa a ser valorizado recebendo capacitação e treinamento, visando à qualidade e a alta produtividade do produto, ao tempo em que se estendem esses benefícios a todos os setores da indústria, inclusive a gerência de prevenção a acidentes de trabalho.

4

TEMA

Acidentes de Trabalho na Construção Civil do DF.

PROBLEMA

O Índice de AT na ICC é alto e o custo é maior ainda, quer seja para a Indústria, para o Estado, para a sociedade e na ponta da linha o trabalhador, a quem responsabilizar? É falha no sistema gerencial da ICC ou os Acidentes de Trabalho tem como pressuposto básico o erro humano?

JUSTIFICATIVA

O presente estudo tem por objetivo apresentar um estudo descritivo dos motivos e causas dos acidentes de trabalho na ICC/DF, considerando o índice de óbitos,de cada cem trabalhadores acidentados, quatro morrem. Analisar os dados e confrontá-los com a legislação vigente, e por ultimo apresentar o papel do técnico de Segurança do Trabalho diante dessa problemática.

Dessa forma, justifica-se a relevância desse trabalho para comunidade acadêmica, especialmente para os profissionais presentes e futuros do Curso Tecnológico de Segurança do Trabalho, para o empresariado da ICC/DF, para a sociedade que direta ou indiretamente arca com os custos desses sinistros. Pretende ainda contribuir para a valorização e dignidade da pessoa humana, caracterizado na figura do “peão-de-obra” frequentemente invisibilizado, mas nem por isso deixa de ser “peça chave” da econômica e política poderosa ICC.

OBJETIVOS:

Objetivo Geral:

• Identificar as principais causas dos Acidentes de Trabalho na ICC/DF, seus motivos e causas. Contribuir para a Conscientização da ICC, o governo, as centrais sindicais e o trabalhador sobre as responsabilidades individuais e coletivas sobre o elevado índice de acidentes do trabalho no DF.

Objetivos específicos:

• Levantar o quadro real da situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com