TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA DO TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO EPI NAS INDÚSTRIAS DE COLCHÕES

Por:   •  4/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.898 Palavras (16 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 16

WANDERLEY ZEMBRANI RA: 8021831

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

SEGURANÇA DO TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO EPI NAS INDÚSTRIAS DE COLCHÕES

Orientadora: Profª Marilia de Carvalho Almeida

Claretiano – Centro Universitário

VILHENA/RO

2018

SEGURANÇA DO TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇAO DO EPI NAS INDÚSTRIAS DE COLCHÕES

Muito se sabe sobre a importância da Segurança do Trabalho nas empresas, o que nos últimos anos tem sido tema de grandes debates de atenção especial aos órgãos de governos, principalmente, aos órgãos de fiscalização, devido ao crescente número de acidentes nas mesmas. Atualmente as empresas estão buscando constantemente a melhoria em seus processos de segurança, tendo em vista a necessidade de adaptarem-se as novas condições do mercado estratégico e competitivo. Para as indústrias de colchões a falta de equipamentos de segurança adequado podem acarretar grandes prejuízos e danos, além de ocasionar consequências ao empregado que sofre algum tipo de acidente de trabalho. Este artigo científico tem por seu objetivo demonstrar tanto para as indústrias de colchões quanto aos seus empregados a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizado por parte do empregado, para que assim possam ser evitados os chamados acidentes de trabalho em grande escala. Busca também identificar quais os tipos de EPIs de suma necessidade para a proteção do funcionário. Investir em segurança aumenta o grau de conscientização dos empregados e, seu uso corretamente previne-os de acidentes, ocasionando uma motivação no ambiente de trabalho.

Palavras-chave: Acidente. Equipamento de Proteção Individual. Indústria. Segurança. Trabalho.

INTRODUÇÃO

Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. E para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho é essencial a divulgação da importância sobre prevenção de acidentes e os equipamentos disponíveis.

Segundo Marras (2002, p. 208), a função da segurança no trabalho é a prevenção de acidentes no trabalho e a eliminação de causas de acidentes no trabalho. Esse é um programa de longo prazo que objetiva, antes de tudo, conscientizar o trabalhador a proteger sua própria vida e a dos companheiros por meio de ações mais seguras. Existem pelo menos duas razões que comprovam a importância da segurança no trabalho: a necessidade de preservar a vida humana e proporcionar bem-estar, e o número de faltas ao trabalho, causadas por acidentes no ambiente de trabalho, as quais aumentam o custo para a empresa. Estas faltas, muitas vezes, poderiam ser evitadas se os funcionários das empresas estivessem conscientes da importância da utilização de equipamentos de segurança individuais (EPI’s) e, por outro lado, a ausência dos empregados de uma empresa, poderia ser menor diante do motivo de acidentes, se a mesma adotasse a política de obrigatoriedade do uso dos EPI’s para todos os funcionários.

A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras (NR’s) a lei relativa à Segurança e Medicina do Trabalho são a de número 6.514 de 22 de novembro de 1977 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.

O atual mercado, extremamente competitivo, faz com que cada empresa busque de forma incansável um meio para se diferenciar e obtiver maior êxito em seus negócios e, consequentemente, alcançar os objetivos esperados. Hoje existem várias ferramentas que contribuem para uma boa gestão das organizações, que colaboram de forma efetiva na tomada de decisões em busca de melhores resultados, orientando seus gestores rumo ao alcance dos objetivos empresariais.

Tais ferramentas possibilitam, em especial, um controle financeiro mais preciso para o embasamento na tomada decisões, com indicadores que proporcionam ao gestor da empresa maior eficiência, eficácia e coerência da realidade econômica e financeira da empresa, assim bem como todo um sistema de segurança de trabalho para melhor ter uma boa qualidade de vida e ambiente de trabalho para seus funcionários, obtendo informações para que possibilitem correção futuras quando necessário.

Este artigo tem como objetivo demonstrar a importância do uso de equipamentos de proteção individual nas empresas, baseado em teorias de autores que mencionam a real necessidade que as pessoas têm de se proteger no ambiente de trabalho e complementam demonstrando a obrigatoriedade da organização em fornecer estes materiais de forma gratuita a seus funcionários. Complementado com um estudo de caso em uma empresa local que demonstra o descaso por parte da gerência em dispor aos seus colaboradores o uso de EPI’s e ainda, a falta de consciência dos operários pela sua importância.

Este relatório também tem como finalidade atender as exigências do instituto de ensino que tem como regra normativa elaboração do mesmo para obtenção do certificado de Técnico de Segurança do Trabalho.

METODOLOGIA

Para a elaboração das análises, foram utilizadas consultas de referências bibliográficas do curso com a finalidade de observar, comparar e sugerir planos de ação, estratégias e definição de prioridades para melhorias para as indústrias de colchões.

A base de consulta e a principal foram às apostilas do curso de Técnico em Segurança do Trabalho da referida instituição, como também foram consultados diversos livros, slides, documentos digitais correlacionados e o rol das Normas Regulamentadoras (NRs), onde foi capaz de atender as necessidades deste artigo científico.

  1. HISTÓRIA DO EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI

A história do Equipamento de Proteção Individual é tão antiga como no tempo de soldados que usavam chapelaria protetora, engrenagem facial e armadura para lutar contra seus inimigos sem serem derrotados (mortos). Muitas das artes usadas por esses soldados eram muito pesadas, de maneira que, se um soldado cai-se de seu cavalo ele não teria força para voltar sem ajuda. No entanto, uma engrenagem de proteção individual tão perfeita ajudou muitos exércitos a obter uma fortaleza sobre seus inimigos.

Entretanto, a evolução dos EPIs deu um salto na Revolução Industrial, com o surgimento de metalúrgicas, mineradoras e fundições. A indústria foi em busca de matéria-prima em larga escala a um custo menor em países africanos e asiáticos, desembocando em conflitos com os Balcãs, estopim da Primeira Guerra Mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (235.4 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com