TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ind

Dissertações: Trabalho Ind. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo de forma interdisciplinar abordando assuntos relacionados a:

- Microeconomia e Macroeconomia;

- Métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial;

- Ética, política e sociedade.

A pesquisa de campo foi realizada na empresa Kefas que atua no ramo de papelaria e informática, em uma de suas filiais localizada na cidade de Manhuaçu, à rua Antônio Welerson.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

De acordo com Tebchirani (2011) é comum encontrarmos na literatura especializada, a ciência econômica dividida em dois grandes ramos que estão fortemente relacionados: macroeconomia e microeconomia. Nos meios de comunicação é possível ter vários temas ligados à primeira vertente: inflação, desemprego, taxa de câmbio, crescimento da produção, entre outros. Ao passo que, a microeconomia, mesmo tratando de questões relevantes, como decisões de compra e produção, quanto cobrar por determinado produto, ou mesmo a seleção da estratégia que deve ser adotada para incrementar as vendas atrai muito menos a atenção.

E para entender como a microeconomia e a macroeconomia estão presentes no dia a dia das empresas foi realizada uma pesquisa de campo na empresa Kefas.

A loja atua no ramo de papelaria e informática, e tem como nome fantasia Kefas. Suprimentos de informática e escritórios são os produtos que a loja vende.

A empresa é uma sociedade LTDA. A empresa foi fundada por um padre em Governador Valadares, a princípio sem fins lucrativos. A partir daí abriu filiais em Caratinga, Ipatinga e Manhuaçu, onde existe há 6 anos.

Dentre os sócios apenas um tem curso superior, os outros três possuem ensino médio.

A empresa é classificada como pequena empresa.

As pequenas empresas são as que possuem um faturamento anual de, no máximo, R$ 240 mil por ano. Já segundo a classificação do SEBRAE (Serviço Brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas) as pequenas empresas são aquelas que empregam de 10 a 49 pessoas no caso do comércio e serviços, ou de 20 a 99 pessoas, no caso dos setores industriais ou de construção.

Tabela 1- Critério de classificação de Empresas pelo SEBRAE.

Critério de Classificação de Empresas - SEBRAE

Classificação/Setor Indústria Comércio/Serviço

ME Microempresa Até 19 empregados Até 09 empregados

PE Pequena Empresa De 20 a 99 empregados De 10 a 49 empregados

MDE Média Empresa De 100 a 499 empregados De 50 a 99 empregados

GE Grande Empresa Acima de 499 empregados Acima de 100 empregados

Fonte: SEBRAE, 2006

A empresa tem uma clientela com perfil diversificado atendendo todo tipo de faixa etária, sexo, classe e grau de escolaridade.

É importante dizer que a empresa conhece muitos de seus clientes, devido a lealdade de grande parte deles por gostarem da qualidade e dos preços dos produtos oferecidos.

A capacidade de descobrir não só o que os clientes pretendem, mas de estar na mesma linha e ganhar conhecimento com ele, é a chave do sucesso num ambiente competitivo determinado pelo mercado. Quando as empresas podem fornecer ao cliente exatamente o que ele pretende, é muito mais difícil, para os concorrentes, conquistá-los. Quando as empresas respondem às necessidades do cliente, este desenvolve sentimentos de lealdade, e todas as empresas querem clientes leais: ajudam a garantir os lucros, são compradores frequentes, pagam preços elevados e trazem novos negócios. Clientes leais poupam dinheiro à companhia ao reduzir os custos promocionais de atrair novos clientes e cortam os custos de produção envolvidos para preencher os requisitos de um novo público.

Alguns clientes são fiéis a sua marca de preferência, principalmente, no que se refere à material de informática, ao passo que, outros clientes já procuram pelo menor preço, independente da marca.

Quanto ao gasto médio de cada cliente com os produtos na empresa, este depende muito da necessidade de cada um. Há mês que o cliente compra dez reais, há mês que ele compra quinhentos reais e há mês que o mesmo cliente não compra nada.

A empresa vende a vista e dependendo do valor, divide até 10 vezes no cartão. A empresa também aceita cheque com 30 dias e dependendo do cliente até anota a dívida por 30 dias sem cheque e sem cartão.

Evidentemente, os preços dos produtos de uma empresa, variam muito com a demanda do produto e também com o mercado interno.

As variações das taxas de juros do mercado e as taxas de inflação influenciam o preço final dos produtos.

A inflação e a deflação são fenômenos econômicos importantes com consequências negativas para a economia. Basicamente, a inflação define-se como

sendo um aumento geral, ou abrangente, dos preços dos bens e dos serviços durante um período prolongado que resulta num decréscimo do valor da moeda e, consequentemente, do seu poder de compra. A deflação é muitas vezes definida como sendo o oposto da inflação, isto é, como uma situação em que o nível geral de preços desce durante um período prolongado. Quando não existe inflação, nem deflação, pode dizer-se que existe estabilidade de preços, se, em média, os preços não subirem nem descerem permanecerem estáveis ao longo do tempo.

Assim, a empresa define seu preço de venda, levando em consideração os fatores financeiros e mercadológicos, além de analisar a concorrência e de identificar as expectativas de seus clientes e fornecedores.

A Kefas escolhe seus fornecedores de acordo com a qualidade e com o valor dos produtos. Geralmente paga suas compras à vista, para ganhar um desconto maior. No entanto, quando as vendas estão em baixa, divide suas compras em 30, 60 e até 90 dias.

A empresa também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com