TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA DO TRABALHO: ANDAIMES FACHADEIROS

Artigo: SEGURANÇA DO TRABALHO: ANDAIMES FACHADEIROS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  2.784 Palavras (12 Páginas)  •  837 Visualizações

Página 1 de 12

SEGURANÇA DO TRABALHO:

ANDAIMES FACHADEIROS

RESUMO:

O Trabalho em altura é sempre uma grande preocupação para o setor de construção civil. Além dos riscos inerentes à atividade em si, existe ainda fatores externos que contribuem para a intensificação dos riscos. Considerando que todo o trabalho em altura deve ser precedido de uma análise de risco e tendo em vista que a adoção de medidas preventivas é a forma mais segura de evitar que acidentes aconteçam , o presente estudo busca identificar e caracterizar os andaimes que oferecem maior segurança ao trabalhador quando estiver realizando o trabalho vertical e assim poder executar suas tarefas de forma precisa e eficaz. Este trabalho reúne informações técnicas sobre segurança e prevenção de acidentes de trabalho em altura, detalhamento de equipamentos e procedimentos normativos de segurança que devem ser observados na realização do trabalho em altura e tem por objetivo colaborar com as empresas e profissionais na adoção de práticas de prevenção de acidentes.

PALAVRAS-CHAVE: Trabalho em altura, segurança, prevenção de acidentes

ABSTRACT:

Work at height is always a major concern for the construction industry. In addition to the risks inherent in the activity itself, there is still external factors that contribute to the increased risk. Considering that all work at height must be preceded by a risk analysis and taking into account that the adoption of preventive measures is the safest way to prevent accidents from happening, this study seeks to identify and characterize scaffolds that have a higher safety worker when performing the vertical work and thus be able to perform their tasks accurately and efficiently. This work brings together technical information on safety and accident prevention work at height, detailing equipment and standard safety procedures to be followed in carrying out the work at height and aims to collaborate with companies and professionals in the adoption of prevention practices of accidents.

KEYWORDS: Working at height, safety, accident prevention

____________________________________________________________________________

1 INTRODUÇÃO

Os acidentes de trabalho no Brasil constituem-se em um problema que envolve os mais diversos setores produtivos. O setor da construção é um dos que acusam maior índice de acidentes de trabalho.

Os acidentes ocorrem em maior número em obras com grande nível de terceirização, com muitas equipes diferentes trabalhando ao mesmo tempo e no mesmo local, e em obras onde não há responsável técnico acompanhando a execução.

Um dos maiores problemas do setor de Segurança do Trabalho nas construções civis são os andaimes. As estatísticas evidenciam que as quedas são um dos maiores riscos de trabalhadores morrerem em acidentes de trabalho ocorridos na montagem, utilização, manutenção, transformação e desmontagem destes equipamentos. Outro fator importante é que se o trabalhador não vir a falecer ele poderá ter fraturas e ferimentos graves.

2 ANDAIMES

Os andaimes são construções provisórias auxiliares munidas de plataformas horizontais elevadas, suportadas por estruturas de seção reduzida e que destinam apoiar a execução de trabalhos na construção civil. Estas construções provisórias são utilizadas desde há anos, passando dos tradicionais andaimes de madeira que praticamente já não se utilizam mais, para, os andaimes metálicos devido aos melhores rendimentos e níveis de segurança proporcionados por estes.

Os andaimes utilizados na construção civil são classificados em:

Andaimes Simplesmente Apoiados: cuja estrutura simplesmente apoiada, portanto independe da edificação, pode ser leve ou pesada, os leves são utilizados por carpinteiros, pintores, que não depositam cargas sobre a plataforma de trabalho, os pesados são utilizados pelos pedreiros em serviço de alvenaria, concretagem.

Andaimes Fachadeiros: São constituídos de quadro vertical e horizontal, placa de base, travessa diagonal, guarda corpo, tela e escada, permitindo o acesso de pessoas e materiais da obra, sendo muito utilizado em serviço de manutenção de fachada e de construção, quando não e possível o acesso pela parte interna da obra, conforme FIG.1.

Figura 1 – Andaimes Fachadeiros

Fonte - AMBA Andaimes - 2014

Os andaimes fachadeiros devem dispor de proteção de tela de arame galvanizado ou material resistente e durabilidade equivalente, desde a primeira plataforma de trabalho ate pelo menos 2,00m (dois metros) acima da ultima plataforma de trabalho, segundo a NR 18.

Andaimes Móveis: são apoiados sobre rodas e sendo metálicos, e de fácil montagem, não sendo necessário projeto, cuidados especiais ou mão de obra especializada, sendo de dimensões reduzidas fica sendo fácil o transporte, são utilizados em serviços de instalações e acabamentos.

Figura 2 – Andaime Móvel

Fonte: Mcanic Metalúrgica Ltda. - 2014

Andaimes em Balanço: projetados por fora das construções e são suportados por vigamentos de (madeira ou metálica) ou estruturas de balanço, seja por engastamento ou outro sistema de contrabalanceamento no interior da construção, podem ser fixos ou deslocáveis. São utilizados quando os andaimes não podem apoiar sobre o solo ou sobre uma superfície horizontal resistente.

Figura 3 – Andaime em Balaço

Fonte - AMBA Andaimes - 2014

Andaimes Suspensos Mecânicos: deverão ser precedidos de projeto elaborado e acompanhado por profissional legalmente habilitado. Deverão possuir placa de identificação em local visível, onde conste a carga máxima de trabalho permitida. Andaimes suspensos são indicados para serviço de revestimento externo, emboço, colocação de pastilhas, mármores, cerâmica e serviços de pedreiros, alcançando sempre alta produtividade e grande redução de custos.

Figura 4 – Andaime Suspenso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com