TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA DO TRABALHO: SEGURANÇA EM NOSSAS MÃOS

Projeto de pesquisa: SEGURANÇA DO TRABALHO: SEGURANÇA EM NOSSAS MÃOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

A SEGURANÇA DO TRABALHO: A SEGURANÇA ESTÁ EM NOSSAS MÃOS

RESUMO

Dentro da Engenharia Civil e de todas as áreas de atuações de profis-sionais deve-se relatar a existência da segurança do trabalho. Na En-genharia Civil esta atividade vem cada vez mais sendo abrangida den-tro dos campos de obra pelo elevado número de acidentes que mesmo com tanta instrução e tecnologia ainda acontecem e os índices não são baixos. Como abaixar esses índices e apresentar diminuição no número de mortes? De que forma “educar” os trabalhadores a se proteger para que não sejam vitimas? Tudo isso são perguntas que problematizam a questão da segurança mas que podem sem resolvidos através de muitos esforços e do trabalho de cada um no dia a dia de qualquer ati-vidade.

PALAVRAS-CHAVE

SegurançadoTrabalho/Vítimas/Problematização/Solução

1 INTRODUÇÃO

Em primeiro lugar, devemos entender melhor o que é segurança do trabalho. Exis-tem profissionais de curso técnico (TST – Técnico Segurança do Trabalho) e até mesmo en-genheiros e arquitetos pós-graduados em Engenharia de Segurança que são contratados e fi-cam responsáveis pela proteção dos funcionários que estão trabalhando em situação de “risco”. Todos os funcionários de uma empresa que trabalham dentro de campos de obra, de fábricas, que trabalham com aço ou com ferramentas de todos os tipos estão sujeitos a acidentes de trabalho. O objetivo principal é guiar ou instruir os trabalhadores a como evitar de serem vitimas destes acidentes de diversas formas. O maior problema encontrado é na abordagem deste tema está na instrução dos trabalhadores da construção civil, pois, na maioria dos casos, estes trabalhadores tem o nível de escolaridade muito baixo e não obedecem nem os requisitos básicos de segurança apresentados.

2 DESENVOLVIMENTO

Diante do maior problema da construção civil em ambientalizar os seus trabalha-dores no sistema de segurança a fim de evitar acidentes os especialistas criam diversos tipos de campanhas e procedimentos para evitar ainda mais o elevado índice de acidentes que estão representados abaixo:

Figura 1 – Quantidade de acidentes de trabalho – Brasil

Como observado, ainda hoje cerca de 700 mil acidentes são registrados por ano, sem contas que milhares de casos não são notificados de forma correta dentro do país. O país tem um custo de cerca de R$70 bilhões com estes acidentes. As principais causas destes aci-dentes dentro da construção civil está dentro das quedas em alturas, choques elétricos, soter-ramentos e outros muitos problemas. Os profissionais buscam diversas campanhas para de-monstrarem aos seus funcionários a melhor forma de se proteger, e estes são apresentados de diversas formas como as que serão apresentadas abaixo.

2.1 EXEMPLOS DE INCENTIVOS A SEGURANÇA

2.1.1 CARTAZES DE POLITICA DA QUALIDADE

Diversos tipos de cartazes para serem distribuídos nos ambientes de trabalho são feitos de diversas formas para que o trabalhador possa toda vez que olhar ler e se conscientizar do que deve ser feito, um exemplo de cartaz abaixo:

Figura 2 – Uso de EPI Figura 3 – Medidas de prevenção – Alturas

2.1.2 USO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)

Quando nos referimos a segurança do trabalho o primeiro ponto que se entra em debate, dentro da construção civil, é o uso de EPI. O equipamentos de proteção individual nada mas é do que o uso de capacetes, luvas de proteção, protetores de audição ou auriculares, óculos de proteção para visão, botas de proteção, entre outros. Cada um apresenta função dis-tinta e cada um apresentam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com