TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA NO TRABALHO

Exames: SEGURANÇA NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Indústria panificadora

Acidente de trabalho é um termo utilizado para qualificar qualquer acidente que ocasione algum tipo de lesão corporal ou alguma perda de função permanente ou temporária, além daqueles, que por motivos óbvios, terminam em morte.

Estima-se em 3 milhões de ocorrências de acidente de trabalho por ano no Brasil. Este número é alto se comparado com os índices de acidentes em outros países. Por causa disso, esse problema é considerado um problema de saúde pública. O setor de indústria de panificação é um dos setores de maior contribuição para esse alto nível de acidentes. Sendo 70% dos acidentes relacionados com uso direto de máquinas. Mais da metade ocasionados por máquinas cilindros de massa, de acordo com um estudo realizado em panificações e confeitarias de São Paulo em 1999.

Os acidentes de trabalho, além de agredir a integridade física do profissional, se estendem a um problema social, pois atingem também a qualidade de vida da família que sobrevive deste trabalho, prejudicando financeiramente para custeio do tratamento do trabalhador, quando por sorte, o mesmo não morre e as empresas se tornam mais improdutiva, fazendo todos os lados perderem, assim.

Ampliando as áreas de riscos no setor de panificação temos também, a sobrecarga física que eleva o desconforto muscular, postura inadequada ao manusear a máquina, levantamento e manuseio de manual de cargas, a constante inalação de farinha de trigo, a temperatura e umidade do ar elevadas, a presença de matéria orgânica, luminosidade inadequada e ruídos que ocasiona uma excessiva carga mental.

No Brasil, a maioria dos acidentes ocorre devido a utilização de máquinas obsoletas pelas panificações. Essas máquinas podem causar acidentes graves e incapacitantes. No preparo de massas, o padeiro e qualquer profissional que manuseia essas máquinas, passa por uma série de risco, principalmente no preparo de massas, no qual será preciso leva-la a um equipamento chamado “cilindro de massa”. “A máquina de cilindro de massa é utilizada para sovar e laminar a massa de pão.” Quando utilizada, o profissional precisa ficar defronte a ela para passar a massa por cima do cilindro e ela chegue também defronte a ele. Onde está o risco? Quando utilizada sem a segurança prevista no anexo II da NR-12, um dos acidentes que pode acontecer é o esmagamento das mãos entre o cilindro superior e o inferior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com