TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

JOSE RONALDO COSTA DA SILVA

EDUCAÇÃO PARA SAÚDE

Semana 08 - Atividade Avaliativa 08

Ouro Preto do Oeste/RO

2016

Educação para Saúde

Semana 08 - AtividadeAvaliativa 08

De acordo com os estudos realizados nesta semana, trabalharemos a importância da utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) e do mapa de risco. Dentro desta perspectiva, faça a leitura da situação abaixo:

 “Luiz Carlos exerce a função de soldador de uma empresa do polo naval. Dentro de suas atividades encontram-se as seguintes funções: soldar peças metálicas, examinar as peças a serem soldadas, executar a solda, esmerilar, zelar pela segurança individual e coletiva, utilizando equipamentos de proteção apropriados, quando da execução dos serviços e  realizar o correto descarte de resíduos de matérias provenientes de seu local de trabalho. Dentro dos riscos potenciais encontram-se: ruído, fumos metálicos, risco de acidentes como queimaduras, além de posturas inadequadas”.

Ao identificar os riscos das atividades desenvolvidas pelo profissional soldador por meio do mapeamento de risco, cite quais os EPI’s são necessários a serem utilizados. E ainda, identifique qual a melhor maneira de promover uma campanha para orientar e motivar os trabalhadores quanto à redução dos acidentes de trabalho e promoverem a saúde e segurança no ambiente laboral.

DESENVOLVIMENTO

Os riscos ambientais estão presentes nas atividades desenvolvidas pelo soldador em empresa do polo naval e causam danos ou podem provocar lesões á integridade física e á saúde do mesmo, dentre  os quais identificamos neste ambiente de trabalhos os  riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e os riscos deacidentes.

Riscos físico causados por trocas de energia entre o homem e o ambiente, onde encontramos os ruídos dos equipamentos e as radiações provocadas pelas soldas.

Riscos químicos causados por substâncias químicas, que podem estarna forma de vapor, gás, líquido, poeira, neblina ou fumo, como por exemplo citamos a e solda elétrica.

Riscos biológicoscausados por agentes (como vírus, bactérias, fungos, parasitase bacilos) que provocam infecções e alergias que estão presentes no armazenamento de peças que examinadas para serem soldadas e  na realização do descarte de resíduos de matérias.

Riscos ergonômicoscausados pela má postura corporal no posto de trabalho.exemplo fui soldador.e por muito tempo acachado sofri vários travamentos no lumbar.

Riscos de acidentes que resultam da má organização do trabalho onde  podemos encontrar equipamentos sem proteção e risco de  descarga elétrica.

Os EPI’s  necessários a serem utilizados na realização das atividades  são os seguintes: protetor auricular, capacete de segurança no momento oportuno porque durante a brassagem não e possível usar capacete de segurança.mas sim, óculos de segurança, mascara de solda, luvas,  como toca de proteção fácil,  calçado adequado, avental de raspa, vestimentas adequadas, cinto tipo paraquedista e demais equipamentos para  o trabalho de soldar  que será realizado acima de  02 metros de altura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com