TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL COMTEMPORANEO

Monografias: SERVIÇO SOCIAL COMTEMPORANEO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 9

Curso: Serviço Social

Disciplina: Serviço Social Contemporâneo

Componentes:

Dinamara Soares Moura Pereira-RA (416278)

Eliete Alves da Silva Aires-RA (416277)

Rhana Karine Oliveira da Silva-RA (409283)

Kelle Ferreira Queiroz-RA (415204)

Michely Lira Gomes-RA (411084

Tema: Serviço Social e suas Constantes Modificações

Prof: Ma Edilene Xavier Rocha Garcia

CAXIAS – MA

12/06/2013

Sumário

1 As transformações no serviço social 1

2 A contemporaneidade e as transformações no serviço social 2

3 Reforma Sanitária e o Serviço Social 3

4 Novos campos do profissional do serviço social 4

5 Conclusão 5

6 Referencias Bibliográfica 6

As transformações no serviço social

Podemos observar a partir de pesquisas levantadas e estudadas que a profissão de assistente social sofreu algumas mudanças relevantes, devido a essa toda globalização, dentre eles estão às questões de assuntos destinados ao estado resolver que por sua vez é colocada sobre responsabilidade do serviço social.

Atualmente as mudanças que vem ocorrendo por causa dessas transformações colocando o assistente social diante de mais demandas cabendo a ele assessorar, como por exemplo: um trabalhador que tem seus direitos sociais perdido na empresa na qual trabalha e precisa recuperá-los esse assistente colabora de maneira teórica fazendo com que o mesmo participe e que exija mais condições de trabalho.

A questão social também e de direito do serviço social, pois nela engloba desemprego, fome, habitação, educação, saúde etc. No ramo do emprego percebi-se que existem poucas pessoas trabalhando fixadas e alguns se submetem a serviços em condições precárias, a questão social é um fator que implica e empobrece a população

No mundo atual a realidade é o trabalhador produzindo e não usufruindo de sua obra, mas sim os capitalistas se apropriando delas, infelizmente o outro lado da história é o fato das crianças estarem inseridas no mercado de trabalho enquanto as taxas de desemprego só aumentam, e em contradição o estado tem seus gastos diminuídos.

O serviço social passou por grandes transformações, houve uma necessidade de uma nova regulamentação a lei 8662/93, que ocorreu em 1993 na qual o código expressava um profissional contemporâneo, ético sendo democrático e tendo conhecimentos políticos civis e sociais,o assistente social não pode esboçar nenhum tipo de descriminação.

“As condições e relações do trabalho entre as profissões inseridas na divisão sócias técnica do trabalho que passaram por esta inflexão está o serviço social” IAMAMOTO (1999, p.119)

Como já foi visto o serviço social foi inserido nas instituições para diminuir conflitos sociais da classe trabalhadora para com a empresa. Podemos citar alguns fatores que contribuem para o crescimento das demandas aos assistentes sociais como: doenças, indisciplina, brigas de familiares, porém há meios de intervir sobre essas questões, é desenvolvendo este profissional, articulando uma comunicação e criando meios de estabilidade, dessa maneira haverá um feedback pois o profissional estará apto as necessidades da empresa.

Contudo essa profissão não pode ser vista como mero emprego, é preciso um olhar mais critico, pois o assistente social defende projetos,causas importantes um profissional determinado

A contemporaneidade e as transformações no Serviço Social

No ano de 2000, o Serviço Social, reconhece as alterações que estão acontecendo na América Latina e no mundo. Com autos índice de desemprego e novos modelos de organização e estruturação, causando flexibilidade e precariedade nos vínculos de trabalho, reduzindo cada vez mais a responsabilidade do estado sobre a segurança da sociedade e os direitos sociais da população. É importante para o Serviço Social proporcionar uma análise de mudanças impostas há novas tendências na sociedade contemporânea e na pratica social

Com fator fundamental aparece a redução do estado e conseqüentemente a privatização das políticas sociais que estão saindo e passam para: (ONGS, igrejas, associações de moradores, e etc...). As políticas que aparecem perdem seu caráter universal e focam-se somente na população mais pobre. É necessário mobilizar os segmentos para defender os direitos sociais já contidos na constituição de 1998, enfrentando as conseqüências escassez de trabalho que está refletida no desemprego, também na mobilidade de organização e estruturação, dando origem a flexibilidade e precariedade dos vínculos cultivados.

O mercado de trabalho para o serviço social em diversas regiões do Brasil tem tido uma redução de assistentes sociais, encontrados em postos de trabalho no estado, com cortes dos recursos orçamentários para as políticas sociais e um aumento de trabalhadores voluntários e de terceirização e o serviços. Registra-se que essas mudanças estão atribuídas aos assistentes sociais, que se integram a equipes interdisciplinares que atuam no âmbito da formulação implementação das políticas sociais implantadas no processo do município.

Redimensionar um profissional requer atualidade, atenção e qualificação. Nessa ótica o serviço social atua na formação de políticas públicas, em equipe, atuando no mundo no da informática, vinculando nas redes mundiais capacitando permanentemente, abordando novas técnicas .As grandes mudanças na sociedade, nas organizações, instituições governamentais, não governamentais ou empresas,nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com