TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEÇÃO SECUNDÁRIA

Trabalho acadêmico: SEÇÃO SECUNDÁRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

A gestão com pessoas é uma área muito sensível a mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional , pois depende de vários aspectos como a cultura, clima, a estrutura organizacional que existe em cada organização, as características de ações de responsabilidade social a tecnologia utilizada, os processos internos, a valorização dos funcionários dentre outras variáveis relevantes.

Este trabalho visa mostrar que o processo diferenciado de gestão com pessoas levou um empreendimento familiar a prêmios na área de gestão e atendimento ao cliente. Trata- se de um restaurante chamado Fellini que foi fundado em maio de 1993 na cidade do Rio de Janeiro, situado em um sobrado de esquina em uma rua tranqüila. O principal gestor e fundador se chamam Nelson Laskowsky. Nelson criou um empreendimento diferenciado e teve que trabalhar muito para chegar onde queria. Para se tornar destaque de mercado ele, juntamente com sua equipe trabalham para melhoria contínua sempre. Para o toque especial o Fellini possuí ingredientes , como respeito às pessoas, amor pelo que se faz. E um segredo "Nunca cair na mesmice."

No começo o gestor teve muitas dificuldades, o restaurante tinha qualidade mais o Marketing que estimula a venda dos seus serviços não estava sendo explorado. Para que o restaurante da Zona sul do rio de janeiro se tornasse um sucesso o gestor executou estratégias para alcançar seus objetivos. Começou a visitar outros restaurantes e passou a observar seus pontos fortes e fracos. Participou de associações de restaurantes e inteirou-se de novas políticas através de revistas especializadas. A partir daí deu início ao seu projeto.

2 DESENVOLVIMENTO

Para iniciar a equipe de gestão acreditou no atendimento diferenciado, e personalizado para consolidar-se como uma empresa de qualidade tendo como objetivo reter clientes e permitir que os funcionários participem ativamente na gestão, podendo contribuir com seus conhecimentos capacidades e habilidades, proporcionando influências e ações que dinamizam a organização.

Nelson promove reuniões e divide a gestão com seus 62 funcionários para discutir o andamento dos negócios. Para isso criou um comitê que discute tudo o que acontece na empresa. Os Funcionários ficam à parte de tudo, e foram capazes de conduzir a organização a excelência e ao sucesso. Quanto melhor o desempenho do grupo, maior serão os ganhos. E com a equipe motivada fica mais fácil manter a característica marcante do Fellini que é a obsessão pelo bom atendimento.

Como parceiros da empresa eles contribuem com esforço dedicação, responsabilidade, comprometimento, riscos etc. Na expectativa de colher retornos desses interesses como seguro médico e odontológico, remédios para toda família, prêmio de produtividade, cesta básica aos pontuais, empréstimos subsidiados, pagamento de cursos, e quem dá uma boa idéia colocada em prática recebe uma quantia em dinheiro, além da oportunidade de crescer e fazer um plano de carreira na empresa.

Para qualquer empenho a mais na empresa, somente se justifica quando o retorno é razoável. Na medida em que o mesmo é bom e sustentado, a tendência certamente será a manutenção ou o aumento do investimento. Daí o caráter de reciprocidade na interação de funcionários na organização.

Antigamente, a ênfase era colocada nas necessidades da organização. Hoje apesar da evolução da informática os empregados precisam estar felizes e satisfeitos. Para que o desempenho seja produtivo, eles devem ser reconhecidos e sentir que a função é adequada as sua capacidade, e que estão sendo tratados equitativamente. No Fellini existem diversas formas de reconhecimento, sendo a principal, o elogio e o agradecimento verbal, que de acordo com uma pesquisa interna no restaurante é o item mais importante. É oferecida também uma premiação em dinheiro para elogios vindos de clientes e da gerência, para seus destaques, prêmios como viagens nacionais e internacionais, eletroeletrônicos e as equipes de venda por produtividade e a copa/ cozinha por economia de água, luz, gás.

Essa política proporciona uma rotatividade mínima de pessoal. Pois a satisfação no trabalho é um forte determinante do sucesso organizacional. Mais quando é necessário um novo colaborador no restaurante, mais uma vez os funcionários são envolvidos. O recrutamento é feito primeiramente com uma comunicação interna, sobre a necessidade da empresa. Uma boa comunicação é essencial para o relacionamento das equipes com seus líderes e entre todos os funcionários de uma organização.

O Fellini incentiva o primeiro emprego através da indicação, de seus próprios colaboradores. Eles indicam jovens familiares que ainda não trabalharam. Dando a oportunidade de adquirirem certa experiência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com