TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINDROME NEFROTICA

Artigos Científicos: SINDROME NEFROTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2013  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  897 Visualizações

Página 1 de 2

A Síndrome Nefrótica (SN) é caracterizada por proteinúria maciça, hipoalbuminemia, edema e hiperlipidemia e ocorre pelo aumento da permeabilidade da membrana basal glomerular. Pode ser dividida em secundária, quando causada por alguma outra doença, ou idiopática. Em crianças, a Síndrome Nefrótica primária ou idiopática (SNI) representa 90% dos casos diagnosticados antes dos 10 anos de idade e 50% dos que se apresentam após essa idade. Apesar de menos frequente, a avaliação inicial deve afastar a presença de causas secundárias, como doenças sistêmicas, infecções, neoplasias e uso de medicamentos (JUNIOR, 2012).

A SN é uma entidade clínica caracterizada fundamentalmente por proteinúria maciça (= 50 mg/kg/dia ou 40 mg/m2/hora) e hipoalbuminemia (= 2,5 g%). Na infância, 90% dos casos correspondem à SN primária ou idiopática, não sendo, portanto, associada a nenhuma doença sistêmica, hereditária, metabólica, infecciosa ou uso de drogas ou medicamentos. (PAIVA, 2010).

Histologicamente, a SNI revela apagamento difuso dos podócitos à microscopia eletrônica e alterações mínimas à microscopia ótica, sendo então diferenciada em síndrome nefrótica por lesões mínimas (SNLM) ou glomeruloesclerose segmentar e focal (GESF) (BASTOS; CARMO; ABRITA, 2007).

A glomerulonefrite por lesões histológicas mínimas (LHM) é a causa mais comum da SN primária em crianças, correspondendo a aproximadamente 80% dos casos e tem início entre os 2 e 7 anos de idade, sendo que 2/3 dos casos ocorrem antes dos 5 anos e o pico de incidência é aos 3 anos de idade (CARDOSO; MASTROIANNI, 2006).

Em algumas crianças, a SN manifesta-se nos primeiros meses de vida. Neste grupo etário, ocorre maior prevalência de SN congênita. Em adultos, responde por aproximadamente 25% das nefropatias primárias que cursam com SN (ANDRADE; MELLO; MARTINI, 2006).

À microscopia óptica (MO), a LHM caracteriza-se fundamentalmente por rins com escassas alterações glomerulares. Apresenta boa resposta ao tratamento com corticoides e raramente evolui para a insuficiência renal (ZAITUNE; et al., 2006).

Quando a SN ocorre como parte de uma doença sistêmica ou relacionada a drogas ou outras toxinas, é chamada de SN secundária. São causas de SN secundária em crianças (SALGADO; BRITO, 2006):

a) SN associada a doenças sistêmicas: lúpus eritematoso sistêmico, púrpura anafilactoide, nefropatia por IgA, sífilis, GN pós-infecciosa, malária; hepatite, diabete melito, linfoma, esquistossomose, toxoplasmose, citomegalovírus, aids, amiloidose;

a) SN associada a drogas: drogas anti-inflamatórias não esteroidais, penicilamidas, heroína, ouro;

b) SN associada com toxinas e alérgenos: alergia alimentar, picada de insetos. (SALGADO; BRITO, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com