TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA AMBIENTAL

Trabalho Universitário: SISTEMA AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho buscou analisar a importância da destinação adequada dos resíduos sólidos provenientes da matéria-prima Pinus ssp. e Eucalyptus spp. A perda do material no processamento das toras, além de ser uma variável muito importante para o gerenciamento de produção é responsável por uma parcela significativa dos impactos ambientais causados pela produção de madeira serrada.

INTRODUÇÃO

O Brasil é uma referência mundial na silvicultura de eucalipto e pinus. Segundo dados da Associação Brasileira de Florestas Plantadas (ABRAF), a produtividade dos plantios nacionais é a maior do mundo, sendo um dos principais produtos de exportação do país, utilizada principalmente na área da construção civil e mobiliário.

No processo mecânico é uma atividade que gera enormes quantidades de resíduos, em média de 40% e 60% do volume de uma tora constitui-se de resíduo. Segundo a Norma ABNT NBR 10.004:2004 este resíduo é classificado como número 2, por não apresentar periculosidade, porém não são inertes.

A destinação destes resíduos de madeira são a compostagem, a produção de energia, o uso como lenha, carvão vegetal, e a produção de materiais diversos e a produção de painéis (aglomerados, MDF, OSB e outros).

Método

Utilizou-se como método a análise de pesquisas e levantamentos sobre o processamento e o uso de resíduos da indústria madeireira, baseando-se em nos gêneros Pinus ssp. e Eucalyptus spp. principais espécies utilizadas em serrarias. Além da pesquisa realizou-se uma visita a uma madeireira no interior do município de Cerrito – RS, com o intuito de analisar todo o processo desde a chegada das toras até a destinação dos resíduos.

Com o corte das toras houve o acumulo de uma grande quantidade de resíduos sólidos, como serragem, cepilho e lenha. Estes resíduos são cuidadosamente separados para serem reutilizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com