TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA CARCERARIO

Artigo: SISTEMA CARCERARIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

SISTEMA CARCERARIO

A desestruturação dos sistemas carcerários é revoltante, faz nos duvidar na possibilidade de reabilitação dos detentos, a sociedade brasileira encontra-se em momento de extrema perplexidade em face do paradoxo que é o atual sistema carcerário brasileiro, de um lado temos o acentuado avanço da violência e o clamor por aumento de pena, do outro lado encontra se a superlotação prisional e o prejudicial descaso carcerário.

Vários fatores são fundamentais pra que chegássemos a essa situação precária, entretanto, o abandono, a falta de investimento e o descaso do poder público ao longo dos anos vieram por agravar ainda mais o caos chamado sistema prisional brasileiro. Os presídios foram criados com o intuito de substituir a pena de morte e as torturas públicas cruéis, atualmente o sistema não consegue efetivar a função da pena que lhe é imposta passando a ser apenas uma escola de aperfeiçoamento do crime, além de ter como característica um ambiente humilhante e pernicioso, abordando os mais degenerados vícios, sendo impossível a ressocialização de qualquer ser humano a sociedade livre.

Um dos fatos mais conhecidos de descaso foi na tragédia de 02 de outubro de 1992 conhecido como “massacre do Carandiru” a rebelião teve início com uma briga de presos no Pavilhão 9 da Casa de Detenção. A intervenção da Polícia Militar, liderada pelo coronel Ubiratan Guimarães, tinha como justificativa acalmar a rebelião no local. Sobreviventes afirmam que o número de mortos é superior ao divulgado e que os policiais atiraram em detentos que já haviam se rendido ou que estavam se escondendo em suas celas. Nenhum dos 68 policiais envolvidos no massacre foi morto. A promotoria do julgamento do coronel Ubiratan classificou a intervenção como sendo "desastrosa e mal-preparada". O Massacre da Casa de Detenção de São Paulo ou Massacre do Carandiru, como foi popularizado pela imprensa, ocorreu quando a intervenção da Polícia Militar do Estado de São Paulo para conter uma rebelião causou a morte de cento e onze detentos.

Enfim, a superlotação e suas trágicas conseqüências encontram-se visíveis a todos da sociedade, não sendo preciso ser um expert em sistema prisional para concluir o evidente déficit de vagas existentes nos estabelecimentos penais. A título de exemplo podemos destacar os dados fornecidos pelo Departamento Penitenciário Nacional, que indicam um déficit de mais de 180.000 vagas em todo o País. São quase 500 mil presos no país, em um sistema prisional que só tem capacidade para 260 mil detentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com