TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE EDUCAÇÃO PARA PESSOAS LIGADAS GESTÃO

Tese: SISTEMA DE EDUCAÇÃO PARA PESSOAS LIGADAS GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Tese  •  2.676 Palavras (11 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho se trata de uma pesquisa de campo, realizada na empresa DELPHI, situada na cidade de Itabirito - MG. A empresa esta há 16 anos na cidade e emprega cerca de duas mil pessoas.

Desde a escola clássica de administração, mais particularmente com Taylor, vamos observar neste trabalho o estilo de gestão predominante dentro da organização. Como é feita a delegação do poder dentro dela e como é avaliada a figura do líder. Vamos observar também em qual setor econômico está a empresa, os perfis dos clientes, e as formas de pagamento da mesma. Através destes levantamentos dentro da organização foi possível realizar uma pesquisa dos principais concorrentes da DELPHI, suas estratégias que a mesma utiliza neste mercado cada vez mais competitivo.

Pelo lado da gestão de pessoas, vamos observar como o lado social/humano é trabalhado pelos recursos humanos e o tipo de clima organizacional encontrado dentro da mesma. Por fim vamos observar os levantamentos estatísticos que são utilizados pelos lideres e toda equipe de estratégia da empresa para traçar metas sejam em curto ou longo prazo.

2 DESENVOLVIMENTO

PARTE 01 OK

A pesquisa de campo foi realizada em uma empresa multinacional com 6 anos de instalação na cidade de Itabirito, a Delphi Automotive Systems do Brasil emprega mais de 2 mil funcionários, sendo a maior arrecadadora do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) da região.

A Delphi Automotive Systems é líder mundial em tecnologias de eletrônica móvel, componentes e sistemas de transportes, além de fornecer soluções nos setores de Dinâmica, Propulsão e Térmico, Elétrico, Eletrônico, Segurança e Interiores. Com aproximadamente 186 mil funcionários, a Delphi opera em 171 fábricas próprias e 34 centros técnicos, em 41 países dentre eles o Brasil.

O taylorismo foi uma das principais correntes que deu fundamentos à escola clássica de administração. Os seus aspectos mais conhecidos dos administradores relacionados a empresa é sua similação com os estudos de tempos e movimentos, recrutamento com base em perfil, separação entre planejamento e execução, destaque-se o embrião das ações de gestão do conhecimento, principalmente na documentação, instruções precisas para o trabalho, treinamento e formação de gestores.

A mudança nos perfis e nas atribuições da empresa neste caso os seus administradores, estão diretamente relacionados a como gerenciar a produção do conhecimento, para que empresa possa desenvolver ferramentas de adaptação ao ambiente, como vantagens competitivas sustentáveis. Se o taylorismo havia introduzido o perfil profissional, a sua evolução posterior exigiu da DELPHI a elevar as capacidades profissionais de maneira ampla com destaque para a inteligência organizacional, transitoriedade da aplicação do conhecimento em função da variação dos desejos e necessidades dos clientes. A manufatura passa a ser constantemente redesenhada em função das alterações do mercado. Logo os trabalhadores da linha também devem ser constantemente qualificados.

Basicamente resumindo, o sistema de produção da empresa é seqüencial, onde cada funcionário tem sua função pré determinada, onde raramente há rodízio de funções. O sistema de gestão Taylor é bastante forte nesta empresa, apesar de ser uma administração neoclássica, esta presente até hoje nesta empresa.

A empresa DELPHI, distribui seu poder de acordo com cada atividade a ser executada na mesma. As divisões ocorrem de acordo com os setores dentro da empresa, que variam entre os setores administrativos, setores operacionais, e setor financeiro, além claro do RH.

Para relatarmos o perfil do líder da empresa, fomos informados pelo gestor Gábor Deák um dos administradores da empresa DELPHI no Brasil. As competências e habilidades apresentadas não devem ser vistas de maneira hierárquica, mas sim como propostas complementares para serem combinadas segundo Deák, e de diversas formas, e aplicadas em situações específicas quando for necessário.

Para Deák o líder tem que tomar decisões na velocidade exigida pelo ambiente de negócios globalizado, o qual exige simultaneamente a habilidade do administrador de perceber as principais tendências do ambiente externo de negócios e “redesenhar” os aspectos formais e informais da empresa. Dito de outra forma, ampliam-se as exigências do mercado e administrar o que passa a envolver desde a definição da identidade da organização (com as ameaças e oportunidades de negócio descritas amplamente e exaustivamente) e a sua missão (o lugar e as atribuições da empresa nos mercados) até a idéia de inovação e aprendizagem organizacionais permanentes para contribuir para o desenvolvimento de todos os seus membros.

É visível a insatisfação dos funcionários dentro desta organização com relação aos líderes, segundo os funcionários, os líderes da DELPHI no Brasil somente visam a lucratividade, e o retorno seja ele financeiro ou seja em benefícios não são suficientes para satistafez as necessidades pessoais dos seus colaboradores. A rotatividade das funções também não ocorre com freqüência, resumindo, se o funcionário desta empresa entra com a função de operador de produção, dificilmente saíra dela. O líder destra empresa então, não é visto com bons olhos dentro da empresa pelos seus colaboradores, visando bastante a lucratividade e deixando de lado o lado social dos seus empregados.

PARTE 01 OK

Parte 2

Em uma área de 34 mil metros quadrados a multinacional Delphi Automotive System se instalou em Itabirito, tendo como ramo de atividade a fabricação de peças e acessórios automotivos, sendo o chicote elétrico, sistema de energia e sinais para veículos, seu principal produto. Iniciou em 1996 suas atividades com apenas 50 empregados, chegando hoje a 2 mil funcionários, dos quais 1.694 diretos, 298 indiretos e 8 mensalistas. Possui em sua estrutura organizacional um gerente administrativo, o senhor Eduardo Meire, que conta com uma equipe de 7 supervisores atuando nos setores de Engenharia, Segurança, Qualidade, RH e Produção, além do setor de finanças e manufatura. A faixa etária de seus empregados varia entre 18 a 40 anos, com um percentual de 62% do sexo feminino e 38% masculino. A empresa ainda possui um setor de controles internos, que se trata de um departamento que visa assegurar que todos os procedimentos estão sendo rigorosamente cumpridos (emissão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com