TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DECIMAL E BINÁRIO

Pesquisas Acadêmicas: SISTEMA DECIMAL E BINÁRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Indicadores de desempenho

Podemos definir indicadores de desempenho como um conjunto de medidas financeiras e não financeiras, preestabelecidas pela administração, que servirão como metas a serem alcançadas ou superadas, para controle do desempenho da empresa e dos gestores divisionais.

Muitas empresas utilizam vários tipos de indicadores financeiros, entretanto o excesso de dessas informações pode confundir os gestores, tendendo a enviesar a visão adequada dos negócios.

Visando otimizar um melhor uso desses indicadores, foi criado e consolidado o conceito de indicadores chaves de desempenho, hoje conhecido pela siga KPI - Key Performance Indicators.

Além dos indicadores chaves apresentados, a excelência empresarial permite outros indicadores de desempenho, tais quais: rentabilidade do PL, capital circulante liquido, grau de endividamento, EBITIDA (lucro que gera caixa) e Balanced Scorecard.

Balanced Scorecard (BSC)

Conceito desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton: “BSC - Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis.”

O método consiste em determinar de modo balanceado as ligações de causa/efeito entre os quatro indicadores de avaliação das empresas, que são:

1) Financeiro: criar novos indicadores de desempenho para que os acionistas possam ter melhor rentabilidade dos seus investimentos;

2) Clientes: saber qual o grau de satisfação dos clientes com a empresa;

3) Processos internos: a empresa deve identificar se há produtos com problemas, se foram entregues no tempo previsto e apostar na inovação dos seus produtos;

4) Aprendizado e crescimento: diz respeito à capacidade e motivação do pessoal, e a um melhor sistema de informação na empresa.

Na análise do BSC, se os quatros indicadores estiverem aplicados de acordo com os objetivos propostos pela entidade, ou seja, se estiverem equilibrados, significa que a empresa conseguirá ter um melhor desempenho, permitindo a concepção de novas estratégias.

O BSC está relacionado com a visão e estratégia de uma empresa, sendo fundamental para que a empresa tenha sucesso.

Um exemplo de aplicação de um Balanced Scorecard

Tomaremos como exemplo neste estudo a nossa escola Raio de Luz, uma instituição de ensino, tradicional e que porta a responsabilidade de cultivar a cultura interna e a excelência no desenvolvimento de seus alunos.

A seguir, é apresentada a visão, missão e valores dessa empresa, com a finalidade de desenvolver o conteúdo em estudo como um exemplo de aplicação do BSC.

• Visão: Ser reconhecida como uma escola de excelência preocupada com as necessidades de seus alunos.

Com referência em eficiência educacional, conduta ética e responsabilidade social, como investimento compensador e como melhor local para as nossas crianças se desenvolverem para o futuro.

• Missão:

A instituição terá como objetivo principal auxiliar os pais nos primeiros anos de vida de seus filhos, oferecendo atendimento as crianças de 6 meses a 5 anos de idade, por meio de atividades lúdicas e jogos. Sua missão é desenvolver as capacidades cognitivas e motoras, iniciar e desenvolver o processo de alfabetização.

• Valores:

Satisfação dos pais e segurança das crianças.

Ética e respeito na relação interna da escola.

Valorização da equipe de profissionais: reconhecimento, oportunidades e desenvolvimento.

Responsabilidade social e ambiental, desenvolvimento de projetos socioculturais, respeito ao meio ambiente.

O BSC parte do princípio de que precisamos ter um equilíbrio em 4 perspectivas básicas. A tabela a seguir apresenta um exemplo da implantação do BSC na escola Raio de Luz:

Financeiro:

Objetivo: aumentar a receita por meio de passeios, atividades extras que, sairão mais baratas quando uma grande quantidade de alunos possa participar. Porém a instituição cobra dos pais a participação do o valor normal de cada aluno. Fazendo assim soma-se um lucro considerável de ganho no ponto de vista financeiro. Utilizar itens permanentes de uso entre os funcionários como copos, toalha, talheres. Oferecer para os alunos produtos personalizado da escola pedindo um valor um pouco maior do que custou para produzir.

Indicadores:

montar uma planilha o exel com os meses que oferecemos tais benefícios e calcular o resultado de quando vendemos quanto vendemos sua rentabilidade e,se compensa tais estratégias.

Aprendizado /‎ Crescimento:

Investir na sustentabilidade dentro da empresa. Capacitando nossos colaboradores começando por quem cuida da limpeza para aprendes a reciclar, reutilizar e economia dos produtos.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com