TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUFATURA CELULAR e SISTEMAS FLEXÍVEIS REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL DA EMPRESA FUNDIÇÃO RIO NEGRO

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.086 Palavras (13 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE PITÁGORAS DE JUNDIAÍ

TRABALHO 1

MANUFATURA CELULAR e SISTEMAS FLEXÍVEIS

REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL DA EMPRESA

FUNDIÇÃO RIO NEGRO

Prof.ª Isabela Ribeiro Cirigliano.

ROGÉRIO PEREIRA DIAS                        WELLINGTON DA SILVA FRANCO          

ELESBÃO RODRIGUES DA CUNHA        GLEISON ROSA DA SILVA                      

FERNANDO NUCCI                                            

ENG. DE PRODUÇÃO 7º SEM.

ENG. DE PRODUÇÃO 7º SEM.

ENG. DE PRODUÇÃO 7º SEM.

ENG. DE PRODUÇÃO 7º SEM.

ENG. DE PRODUÇÃO 7º SEM.

JOSÉ DE FREITAS LIMA JUNIOR                 ENG. DE PRODUÇÃO 7º SEM.

JUNDIAÍ

2015

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        PROBLEMAS DA EMPRESA        

3        DETALHAMENTO DA REORGANIZAÇÃO        

4        DEPARTAMENTOS ADMINISTRATIVOS        

4.1        Diretoria        

4.2        Gerências        

4.3        Operacionais        

5        CONCLUSÃO        

6        REFERÊNCIAS        


LISTA DE FIGURAS

Figura 1: ORGANOGRAMA ANTIGO        

Figura 2: ORGANOGRAMA ATUAL        


  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho trata especificamente da reestruturação organizacional da empresa FUNDIÇÃO RIO NEGRO, tendo como base as teorias de adminstração. No processo de organização define-se a autoridade de cada pessoa, criando-se assim a hierarquia. Na hierarquia definem-se os executivos que são os diretores e o presidente, os gerentes, os supervisores e/ou as equipes de autogestão.

Uma organização eficaz é aquela que realiza seus objetivos, na eficácia organizacional temos a satisfação do cliente, o impacto na sociedade e a aprendizagem organizacional, contudo, uma organização eficiente é aquela que utiliza corretamente seus recursos.

Para se organizar uma empresa, um estabelecimento, ou qualquer outro processo que inclua relações interpessoais, são necessárias algumas funções básicas, ou seja, um bom administrador precisa saber planejar sua empresa, precisa ter pulso e coerência para dirigir uma empresa e além disso, precisa saber acompanhar e controlar.

  1. PROBLEMAS DA EMPRESA

A FUNDIÇÃO RIO NEGRO é uma empresa voltada ao mercado de máquinas e equipamentos para fundição, sendo produtos padronizados e seriados ou equipamentos engenherados atendendo as necessidades do cliente.

Como se trata de uma empresa de médio porte, onde seu número de funcionários pode chegar à quase 500, e o faturamento bruto anual pode alcançar mais de R$ 2.400.000,00, houve a necessidade eminente de uma avaliação do sistema administrativo da empresa que ocasionou alguns remanejamentos e até cortes de funcionários.

A seguir pode ser visto o organograma antigo da empresa:

[pic 1]

Figura 1: ORGANOGRAMA ANTIGO

A empresa apresenta uma estrutura organizacional totalmente confusa e com muitos problemas, a começar pela falta de comprometimento do Diretor Presidente que não desenvolve sua real função e só se preocupa com status social.

A hierarquia não é obedecida, pois cada diretor mesmo não respondendo por determinados setores acabam contratando ou demitindo, sem intervenção nenhuma. O setor de compras há um gerente que não exerce sua função adequadamente, comprometendo outros setores, más sua amizade com o Diretor industrial facilita sua permanência no cargo. O departamento técnico também apresenta problemas, onde a qualidade é sempre colocada em segundo plano em relação a quantidade de projetos elaborados.  Pode-se notar uma desorganização total sem uma cadeia hierárquica adequada e setores com cargos meramente de confiança não visando o conhecimento técnico.

Além disso, a estrutura atual da empresa apresenta deficiências no desenvolvimento de seu produto, controle da produção sem falar do atendimento ao cliente, pois cada setor se esquiva de suas reponsabilidades reportando sempre a outro setor.

Com a decorrência de atrasos na entrega de equipamentos, as constantes reclamações de clientes, ocasionando por vezes devoluções de produtos e com a imagem negativa da empresa se tornando cada vez maior, foi decidido então pelo conselho uma reestruturação geral da empresa.

  1. DETALHAMENTO DA REORGANIZAÇÃO

Com o novo modelo estrutural algumas áreas sofreram remanejamentos e até cortes, algo necessário para atender primeiramente os interesses da empresa.

O mais polêmico foi o afastamento do então Diretor Presidente Alberto dos Santos Novaes, que sempre se mostrou desintressado pelos assuntos da empresa, mas como acionista majoritário não o impede de seu principal objetivo, o lucro da empresa. Com isso o novo Diretor Presidente passou a ser Marcos Roberto Magalhães, antigo Diretor Industrial que sempre considerou além da produtividade, as condições dos funcionários.

O único remanscente ao cargo foi o Diretor Comercial Júlio Siqueira Campos, que apesar da permanencia, sofreu duras recomendações sobre como lidar com as comissões e os preços dos equipamentos.

O gerente de compras Luiz Alves Macedo, amigo do então Diretor Industrial Marcos Roberto Magalhães e o gerente do departamento técnico Manoel Oliveira, foram desligados da empresa, pois não ofereciam condições de comandar setores tão importantes de uma organização, além do que, laços afetivos nunca devem ser critérios para permanencia em um cargo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (273.6 Kb)   docx (242.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com