TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS: DIMENSÃO EMGENHARIA E VALE DO RIO DOCE

Por:   •  19/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.728 Palavras (11 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO MARANHENSE DE ENSINO E CULTURA – IMEC[pic 1][pic 2]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS: DIMENSÃO EMGENHARIA E VALE DO RIO DOCE

São Luís –MA

2013

INSTITUTO MARANHENSE DE ENSINO E CULTURA – IMEC[pic 3][pic 4]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DILEÃ COSTA ABREU – RA 01710000178

EDILENE SILVA BRAGA – RA 01710000113

JAÍNA ARAÚJO MOREIRA – RA 01710000152

JOÃO RIBEIRO G. DA SILVA – RA 01710000305.

RONALDO SILVA BENJAMIN – RA 01710000041

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS: DIMENSÃO EMGENHARIA E VALE DO RIO DOCE

São Luís

2013

INSTITUTO MARANHENSE DE ENSINO E CULTURA – IMEC[pic 5][pic 6]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Trabalho apresentado à disciplina Gestão da Informação e APS – Atividades Práticas Supervisionadas sobre Sistemas de Informação nas Empresas, para obtenção de nota.

São Luís

2013

SUMÁRIO[pic 7]

1

INTRODUÇÃO........................................................................................

4

2

CONHECENDO A DIMENSÃO ENGENHARIA

5

3

SISTEMA UAU

6

3.1

MÓDULOS DO SISTEMA UAU

6

4

SISTEMA UAU NA DIMENSÃO ENGENHARIA

7

4.1

MÓDULO OBRAS

7

4.2

MÓDULO FOLHA DE PAGAMENTO

8

CONCLUSÃO.........................................................................................

9

REFERÊNCIAS.......................................................................................

10

        

        

  1. INTRODUÇÃO

Os Sistemas de Informação possuem como principal função armazenar informações, fazer a gestão dos processos e garantir a qualidade da informação. O cumprimento dessa tarefa acontece em maior, ou menor, grau de complexidade, dependendo do tamanho da empresa e da abrangência territorial de suas atividades.

No conteúdo apresentado, abordaremos algumas soluções implantadas pela Empresa Maranhense Dimensão Engenharia que possui como uma das principais ferramentas de trabalho o sistema UAU e pela Mundial Vale, que atualmente possui o sistema de informação ELO, porém, desde 2008 vem sendo discutido a fase de transição para Plataforma SAP que conforme o previsto ocorrerá em janeiro de 2014.

Em linhas gerais todos os sistemas buscam a otimização de tempo e redução de custos, tentando reduzir a burocracia, mitigar a quantidade de trafego de papel e até o extravio da segurança da informação.

Pode-se, então, esperar, como contribuição importante deste conteúdo abordado, o enfoque completo desses sistemas, tanto em âmbito Nacional como Mundial destacando suas vantagens e desvantagens.

  1. CONHECENDO A DIMENSÃO

Fundada em 1992 a Dimensão Engenharia é uma empresa maranhense que acredita no resultado de um trabalho sério, comprometido e no potencial das pessoas. Foco no cliente, respeito aos colaboradores, maximização dos resultados, transparência e ética são os valores que norteiam todos desta empresa.

             Realizar sonhos é um compromisso assumido pela empresa, afinal já são mais de 19 mil imóveis entregues. Apesar do amplo reconhecimento da Dimensão, no segmento de empreendimentos residências, a empresa também possui forte atuação na construção de empreendimentos institucionais, públicos e privados, como prédios comerciais, hospitais e fábricas, obras de infra-estruturas, de saneamento e urbanização.

A Dimensão Engenharia possui uma excelente estrutura, que proporciona maior qualidade de vida aos seus empregados. Um moderno e amplo parque de máquinas, que garante agilidade e autonomia para execução dos seus projetos.
Com isso, a Dimensão Engenharia se tornou uma das maiores construtoras do mercado local, reconhecida regionalmente pelo trabalho focado de qualidade e pelo alto índice de satisfação dos seus clientes.

  1. SISTEMA UAU

É um sistema utilizado em construtoras, incorporadoras e imobiliárias. Devido suas características diversas, ele automatiza e agiliza os processos empresariais, simplifica o planejamento e gestão e pode ser usado por empresas ou grupos empresariais, trazendo maior produtividade conforme análise de viabilidade do empreendimento.

3.1 MÓDULOS DO UAU

  • Segurança (Controla o acesso dos usuários e seus níveis específicos de permissão ao software UAU)
  • Viabilidade (Elabora vários cenários de viabilidade econômica para novos empreendimentos)
  • Orçamento de Obras (Realiza orçamento da obra a partir dos coeficientes de serviços e insumos por meio de ficha de composição unitária. Permite a duplicação da estrutura dos orçamentos para a mesma obra ou multiobras e alteração dos parâmetros das composições e insumos por orçamento ou no cadastro geral).
  • Gestão de Obras (Controle geral de acompanhamento e planejamento. Neste módulo encontra-se a origem de todos os dados a serem usados pelo UAU, ele tem a função de registrar os cadastros básicos, como: empresas, obras, composições, insumos, fornecedores, produtos, tabelas de vendas, índices,  gerenciamento do empreendimento, gestão dos contratos e serviços, fluxo de caixa e outros...
  • Suprimentos (Controla e analisa desde cotação de insumos até o controle de estoque)
  • Financeiro (Gerencia os compromissos a pagar)
  • Vendas (Personaliza as unidades do negócio através do resumo das vendas)
  • Contabilidade (Realiza os lançamentos originados de outros módulos, através de personalização dos Caps, gerando relatórios contábeis).
  • Folha de pagamento (Focado na área de construção e incorporação. Integrado com o acompanhamento da obra e geração automática de contas a pagar e histograma).
  • CRM (Automatiza e gerencia todo o processo de relacionamento com os clientes)
  • UAU Web (Atendimento online: usuários, clientes e fornecedores).
  • Gestão da Qualidade (Automatiza as atividades relacionadas ao gerenciamento do sistema de gestão da qualidade da empresa)
  • UAU Móbile (Automatiza as tarefas externas, diminui os custos e acrescenta consistência das informações com mais agilidade).
  • Patrimônio (Gerenciam os bens da empresa, estabelecendo a localização, locação, cobranças, furtos, entre outros controles imprescindíveis).
  • Info UAU (Permite o envio de forma automática informações contidas no software via emails e SMS a seus clientes, funcionários e fornecedores, mantendo seus funcionários, gerentes e parceiros atualizados com informações estratégicas do sistema).

  • Pro UAU (Agenda as tarefas que serão executadas automaticamente por todos os outros módulos)
  • Business Intelligence (Através de ferramentas de parceiros são disponibilizados dados do UAU que permitem a montagem de painéis de indicadores, de maneira flexível, prática e direta).

SISTEMA UAU NA DIMENSÃO ENGENHARIA

        O UAU é o sistema utilizado na empresa Dimensão Engenharia, com o intuito de agilizar os processos, otimizar o tempo e reduzir os custos. O sistema UAU, é eficaz, porém, caro. Devido isso, a aquisição dele é conforme a viabilidade do empreendimento, podendo ser adquirido somente o módulo que atende a necessidade da organização. A Dimensão, só trabalha com dois módulos do sistema UAU, conforme abaixo descrito:

  • MÓDULO OBRAS

O módulo Obras é destinado, entre outras funções nele contidas, ao controle geral de um negócio; o planejamento e acompanhamento. Nesta parte do sistema encontra-se a origem de todos os dados a serem usados pelo UAU. Tem a função de registrar os cadastros básicos, tais como: empresas, obras, composições, insumos, fornecedores, produtos, tabelas de vendas e índices. Para realizar o gerenciamento do empreendimento, gestão dos contratos de serviços, fluxo de caixa entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (398.4 Kb)   docx (196.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com