TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOARES EQUIPAMENTOS E LOGISTICA AGRICOLAS LTDA

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.222 Palavras (9 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 9

PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar

ADRIANA DOS SANTOS

Projeto Integrado Multidisciplinar

SOARES EQUIPAMENTOS E LOGISTICA AGRICOLAS LTDA

CNPJ 00.000.000/0001-00

ADRIANA DOS SANTOS OLIVEIRA

Projeto Integrado Multidisciplinar

SOARES EQUIPAMENTOS E LOGISTICA AGRICOLAS LTDA

RESUMO

                    

        O presente trabalho tem por objetivo apresentar análise com base nas disciplinas ministradas no II semestre de 2014 do curso de Graduação em Gestão de Recursos Humanos, abordando informações da empresa SOARES EQUIPAMENTOS E LOGISTICA AGRICOLAS LTDA, que atua nos ramos de locação de maquinas e equipamentos, aluguel de veículos de grande porte, como funciona, estrutura, área de atuação, principais colaboradores e clientes.

SUMÁRIO

Introdução..................................................................................................................................Pg. 05

1.1         Suprimento de mão de obra...............................................................................PG 06

2.1         Gerenciamento de Pessoas.................................................................................PG 06

3.1        Contabilidade.............................................................................................................PG 07

4.1        Dinâmica das Relações Interpessoais............................................................PG 07

5.1         Estatística Aplicada................................................................................................PG 08

6.1         Desenvolvimento de Recursos Humanos.....................................................PG 08

Conclusão.................................................................................................................................PG. 10

Referências................................................................................................................................PG 11

Introdução

        Este trabalho aborda assuntos do curso de Gestão de Recursos Humanos da UNIP – Universidade Paulista, apresenta resposta e sugestões de acordo com o que foi colhido durante o período de pesquisa na empresa escolhida.

Trata-se de um trabalho com perguntas sugeridas pela matéria de Projeto Integrado multidisciplinar, que foram respondidas aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula e também as pesquisas em livros e revistas que tratam dos assuntos aqui expostos.

Com mais de 14 anos de atuação na área de locação de transportes e aluguel de maquinas para terraplanagem, estando no mercado desde 2005, a Soares Pereira é uma empresa de transportes que vem crescendo a cada dia.

Os dados coletados foram obtidos por um de seus colaboradores, momento em que tive a oportunidade de fazer a entrevista e saber mais sobre a empresa pesquisada.

Com entusiasmo de quem apresenta vocação pelo que faz, a empresa Soares Pereira sabe que ainda tem muita história para fazer e muito mercado para percorrer. E nesta grande história, clientes e colaboradores é parte integrante e fundamental do processo de crescimento e sucesso.

        

 

1.1         Suprimento de mão de obra

        Segue abaixo os tipos de Recrutamento utilizados pela empresa pesquisada, com suas vantagens e desvantagens:

        1. Recrutamento Interno: É a divulgação da vaga dentro da própria empresa para as pessoas que já trabalham nela. É uma oportunidade para promoção e transferência de pessoal. O recrutamento interno tem como vantagens: o processo ser rápido e econômico; indicar que a relação empresa-empregado não é negativa, pois a empresa oferece chances e valoriza seus empregados; o candidato já é conhecido e adaptado à cultura da empresa. A empresa pode aproveitar para promover antigos funcionários, utilizando-se desse tipo de recrutamento.

        2. Recrutamento Externo: Quando não é possível obter candidatos às vagas dentro da organização, refere-se ao recrutamento externo. Portanto o recrutamento externo é o processo de captação de pessoas fora da empresa, levando em considerações o mercado de Recursos Humanos e o mercado de trabalho.

        As vantagens: Trazer pessoas com novos talentos e habilidades, renovar o quadro de pessoal e aproveitar pessoas que foram desenvolvidas e treinadas em outras empresas.

        As desvantagens: ser caro (requer gastos com anúncios, honorários de agências, consultoria e outros, despesas com seleção, equipe de recrutamento, material de escritório, formulários, etc.), menos seguro e cria frustrações nos atuais funcionários da organização.

        A quantidade e a qualidade dos resultados de recrutamento dependem de como ele foi feito e da relação entre esses mercados. Quanto maior for o número de candidatos em relação à vaga disponível, maior é a possibilidade de contratar pessoas qualificadas. A relação que se estabelece é dependente do contexto social, político e econômico do País.

        

2.1         Gerenciamento de Pessoas

        Cada vez mais o relacionamento empresa-funcionário se torna importante no ambiente empresarial e com a empresa pesquisada não poderia ser diferente. Não só porque a empresa tem este tipo de “obrigação” de cuidar de seus colaboradores, mas porque ela entende que mantendo um bom relacionamento com seus funcionários, eles trabalham melhor e mais comprometidos com os objetivos da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (158.2 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com