TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADE CONTEMPORANEA: A MESCLA E EVOLUCAO DE CULTURAS

Casos: SOCIEDADE CONTEMPORANEA: A MESCLA E EVOLUCAO DE CULTURAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho, tem como finalidade mostrar o aluno se compreendendo como sujeito construtor da realidade social, levando em consideracao aspectos historicos, filosoficos, sociais e psicologicos como eixo central na formacao do professor

A educacao tem o papel de ensinar a crianca a cidadania politica, principios de historia etica e com isso fazer com que a crianca seja critica em detalhes e redacoes e que suas opinioes possam ser discutidas entre todos de um grupo.

Se a sociedade é condição necessária para a vida do indivíduo e ele é o elemento primário na constituição da sociedade, fica óbvia a responsabilidade deste para com aquela.

Ora, ser responsável por algo significa ter para si direitos e deveres para com essa coisa. Então, indivíduos sociais (pessoas e organizações) têm deveres e obrigações para com a sociedade. Buscar a compreensão da sociedade, embora utópico, é uma atitude inteligente, no sentido de que isso facilita também compreender as relações que cada indivíduo desenvolve com a sociedade no despenho de suas obrigações (uma vez que seus direitos são recebidos dos outros indivíduos ao exercerem as suas próprias relações de dever social). Ou seja, compreender a sociedade na sua plenitude é a base do indivíduo para uma melhor relação com todos os componentes sociais, enfim, para a responsabilidade social.

É certo que erramos como também é certo que é não impossível acertar tudo, afinal nossos modelos de sociedade são falhos e limitados. Como garantir uma ação correta frente a algo que não se conhece completamente? É como se o erro fosse o principal evento social e a história fosse uma sucessão de prováveis erros.

Mas também é certo que é nossa obrigação tentar acertar. Caso contrário as relações sociais tendem ao caos e nós, indivíduos, ao extermínio, pois ao não cumprimos nossos deveres deixamos de entregar os direitos dos demais indivíduos e eles para conosco. O direito à vida decorre do dever de deixar viver.

A sociedade é fruto da convivência entre os seres humanos. E nela onde vivemos sob normas comuns impostas a todos. Ela e constituída pela relação entre os aspectos políticos, econômicos, culturais e sociais.

Com o passar dos anos a sociedade necessitou evoluir e se modificar, fazendo com que nós nos adaptássemos as suas modificações.

Para falarmos de sociedade também precisamos falar sobre cultura, pois uma foi influenciada pela outra. O individuo recebe a cultura como uma espécie de herança da sociedade, mas ele pode fazer alterações nela que serão passadas às próximas gerações e assim formando a evolução cultural.

Esse tipo de herança e recebida quando o individuo nasce. A partir do seu nascimento ele passa a receber influencias da sociedade em que vive, fazendo com que ele se integre de forma completa na mesma. Ele só para de receber cultura quando morre. Esse fornecimento de cultura tem o nome de: Processo de socialização.

Nesse processo ele adquire sua forma de agir, pensar, falar e se sentir próprias da sociedade em que ele vive. Essa socialização faz com que ele forme uma personalidade individual, o que o fará diferente do restante do grupo, mas ao mesmo tempo parecidas com os outros de sua sociedade.

Ao mesmo tempo em que recebe essa herança, ele começa a modificá-la. Ao modificar uma cultura, ele constrói novos costumes para a sociedade sendo assim um construtor social.

Todo individuo é um construtor social. Ele altera mínimos detalhes na cultura que recebeu sendo essas modificações essenciais para o crescimento e construção da sociedade.

Quando o sujeito não consegue explicar acontecimentos que ocorrem na sociedade em que ele vive ele utiliza o mito como explicação. Mito são historias imaginadas a partir de certos acontecimentos

O mito, portanto, pode ser compreendido já de início, como a primeira forma de explicação que o homem tem para os fenômenos que contempla e para as realidades em que se encontra e, cujas respostas, ele desconhece. Mas, qual a definição de mito? Um olhar apressado pode levar-nos ao "olhar negativo" sobre o mesmo, e o mito aparece-nos apenas como sendo algo fabuloso, alegórico, sem realidade. (Podemos ver, por exemplo, no mini-dicionário Silveira Bueno a seguinte explicação: fato, passagem dos tempos fabulosos, tradição que, sob forma de alegoria, deixa entrever um fato natural histórico ou filosófico; coisa inacreditável, sem realidade. A definição não está errada, mas, dentro da concepção filosófica, porém, interessa-nos aprofundar um pouco mais esta questão.

Vinda do grego mythos, a palavra mito é derivada de dois verbos especificamente: mytheyo (que significa contar, narrar, falar alguma coisa para outros) e mytheo (que apresenta a idéia de conversar, contar, anunciar, nomear, designar). A importância disto é que os gregos entendiam o mito como sendo um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem a narrativa como verdadeira porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. Este narrador ou presenciou os fatos narrados, testemunhou-os pessoalmente ou conheceu quem o fez e recebeu dele a narrativa. Na tradição grega, quem detinha esta autoridade eram os poetas, ou os chamados aedos e rapsodos. Eram cantores ambulantes que apresentavam de forma poética os relatos populares, recitando-os de cor em praça pública. Sua narrativa era respeitada porque se acreditava que o poeta era um escolhido dos deuses. Estes, ao escolherem-no, mostravam-lhe os acontecimentos passados e permitiam que eles vissem a origem de todos os seres e de todas as coisas para que pudessem transmiti-las aos ouvintes. Portanto, sua palavra - o mito - é sagrada porque vem de uma revelação divina. O mito é, pois, incontestável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com