TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental Na Sociedade Contemporânea

Exames: Educação Ambiental Na Sociedade Contemporânea. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 2

Palestra

Educação Ambiental na Sociedade Contemporânea

Palestrante: Izabela Paiva

Dia: 25/06/2012.

Relatório

A muito tempo o mundo vem discutindo em conferencias sobre a conservação do meio ambiente, impacto sobre a natureza na sociedade, limites de crescimento, poluição , desenvolvimento ambiental econômico-politico-social-cultural e jurídico que permite o desenvolvimento social, e entres outra conferencias realizadas no mundo todo, sobre a natureza.

O Brasil muitas vezes foi contrario a todos, pois queria crescer e achou que a poluição era inevitável para o desenvolvimento e crescimento e melhor renda e condições de vida para população.mas saiu da controle houve toda uma preocupação com o meio ambiente estabelecendo metas e princípios da educação ambiental.

Política Nacional de Meio Ambiente estabeleceu a necessidade de inclusão de educação ambiental em todos os níveis de ensino, com caráter formal, não-formal. No início da década de 90, época da Eco-92, foram criadas duas instâncias no poder executivo, o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental do MEC, e a Divisão de Educação Ambiental do IBAMA. Em 1992, foi criado o Ministério do Meio Ambiente.

A formal, entende-se por educação ambiental na educação escolar desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino publicas e privados.

A não-formal entende-se por ações praticas educativas voltadas á sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e a sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.

Artigo 225 da constituição Federal (1988)

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo essencial á sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Publico e a coletividade o dever de defendê-lo e preserva-lo para os presentes e futuras gerações.”

Finalmente, em 1999, foi criada a Diretoria do Programa Nacional de Educação Ambiental – PRONEA, e em abril de 1999, é aprovada a Lei n° 9.795/99, em disposição a criação da Política de Educação Ambiental, que passa a integrar o Plano Plurianual do Governo em 2000.

Missão PRONEA

A educação ambiental contribuindo para a construção das sociedades sustentável com pessoas atuantes e felizes em todo Brasil.

Educomunicação, linha de ação que articula ações de comunicação para a educação ambiental. Tem como objetivo proporcionar meios interativos e democráticos para que a sociedade possa produzir conteúdos e disseminar conhecimentos , através da comunicação ambiental voltada para sustentabilidade.

Desenvolvimento Sustentável

Aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os

recursos para o futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com